Translate

domingo, 26 de novembro de 2017

Série: Exposição Bíblica em Êxodo (“... Aumente sua é Fé e Não suas Dúvidas...”) Por Willes José da Silva


“Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o Senhor.
E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.
E também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.
E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança.
Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.
E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;
E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor.
Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão.
Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
Entra, e fala a Faraó rei do Egito, que deixe sair os filhos de Israel da sua terra.
Moisés, porém, falou perante o Senhor, dizendo: Eis que os filhos de Israel não me têm ouvido; como, pois, Faraó me ouvirá? Também eu sou incircunciso de lábios.
Todavia o Senhor falou a Moisés e a Arão, e deu-lhes mandamento para os filhos de Israel, e para Faraó rei do Egito, para que tirassem os filhos de Israel da terra do Egito.
Êxodo 6:2-13

BOM DIA!!

Leia Êxodo 6.2 a 13: Após a aspereza da escravidão se acirrar, a dureza do coração do Faraó se estabelecer, haver conflitos e dúvidas quanto à liderança de Moisés e Arão, Deus inicia a sua intervenção de duas formas: se dando a conhecer e conferindo uma missão.

         Em primeiro lugar, Deus disse que Abraão, Isaque e Jacó o conheceram como Deus Todo-Poderoso, mas agora Ele estava se apresentando como Senhor. A situação se tornou favorável para um aprofundamento do conhecimento de Deus. Saber quem é Deus é fundamental para a compreensão dos seus atos e acatar as suas decisões. As circunstâncias que vivemos são providenciadas por Deus para que mergulhemos um pouco mais em conhecimento e, com isso, nos sintamos seguros e protegidos. Deus tem todo o poder, como é plenamente evidenciado através da sua criação, mas Ele também é Senhor. O Deus do passado, que estabeleceu a sua aliança com os patriarcas, é o soberano que tem tudo debaixo da sua poderosa mão e que, por fim, fará com que a sua vontade seja feita. A ansiedade e as pressões das circunstâncias roubam do homem a contemplação dessas verdades e afastam-no da adoração. Porém, pela sua graça, Deus cumpre as suas promessas e afirma que fará daquele povo o seu povo.

         Em seguida, Deus incumbe Moisés e Arão de falarem mais uma vez a Faraó. Moisés questiona essa ordem dada pelo Senhor e tenta fugir lembrando, de novo, a sua falta de eloquência. Deus não deu ouvido às queixas de Moisés e tornou a enviar-lhes com uma mensagem. Como se Ele estivesse dizendo: “Vão, porque Eu estou mandando; a mensagem que vocês transmitirão é esta”. Está explícita aqui a longanimidade de Deus em contraste com a teimosia do Faraó. Mas, movido pela sua graça, Deus insiste em enviar-lhe mensageiros para conduzi-lo em direção à sua vontade. Não é isso que Ele faz quando muitas vezes nos encontramos fora dos caminhos do Senhor? Não é a forma como Ele age com o incrédulo que se faz surdo às verdades bíblicas e não se importa em estar longe de Jesus e das consequências que isso gera? Deus não se cansa de buscar aquele que se mostra com um coração duro, para que, pela ação do seu Santo Espírito, se torne um coração sensível e moldado consoante à vontade divina.

v  Como está a minha busca de conhecer mais a Deus?

v  Murmuro em face das circunstâncias difíceis ou procuro me aprofundar na busca de maior intimidade com o Senhor?

v  Sou um servo questionador ou obediente?

v  Medite nisso!
UM DIA ABENÇOADO A TODOS!!

Editorial: Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário