Translate

sábado, 4 de novembro de 2017

Série: Exposição Bíblica em Êxodo (“... Serei com a tua boca e te ensinarei...”) Por Willes José da Silva


“Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?
Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.
Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar.
Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração.
E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais.”
Êxodo 4:10-17)

BOM DIA!!

Releia Êxodo 4.10 a 17: Existem evidências históricas da importância da eloquência no Egito antigo. Não é muito diferente dos dias atuais. Como os eloquêntes sobressaem e aparentemente falam em nome do Senhor devido à essa habilidade de fala. Com isso, muitas vezes os não tão hábeis, mesmo tendo uma verdade de Deus, acabam sendo relegados ao segundo plano.
         
      Interessante perceber que essa dificuldade natural de Moisés não surgiu recentemente. Ele afirma que sofria desse problema desde “outrora”. Isto significa que enquanto na corte egípcia, Moisés pôde perceber a importância de falar bem, mas também que desde lá Deus já o escolhera, como bem sabemos pelo relato histórico. Deus escolheu um inabilitado para a libertação de uma nação. Aos olhos humanos parece uma loucura. Mas Deus é tremendo a ponto de escolher as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias: “Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes” 1 Coríntios 1.27. Ele é quem capacita o incapacitado e coloca as palavras na boca do indouto e do ineloquente.

         Outro destaque importante é uma expressão que de certa forma expressa a relação de um líder com seus liderados e com Deus:  “E ele falará por ti ao povo; assim ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus” (v.16). Arão falaria ao povo no lugar de Moisés, uma delegação orientada e instrumentalizada por Deus que Moisés obedeceu. Ao mesmo tempo, Moisés intercederia por Arão ao Senhor. Desde cedo então, é registrada a importância da intercessão do líder pelos seus liderados. O Senhor chamou a ambos e agora cada um dentro da sua esfera de ação serão usados por Deus.

v  Tenho me encantado com pessoas que usam bem a palavra, mesmo que não falem em nome de Deus?
v  Me considero incapacitado para uma obra a qual Deus me designou simplesmente por não apresentar as habilidades adequadas?
v  Confio que Deus realmente é quem capacita para a realização da sua vontade? Medite nisso!

UM DIA ABENÇOADO A TODOS!!

Editorial: Imagem da Internet e Vídeo do Toutube

Nenhum comentário:

Postar um comentário