Translate

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Série: Exposição Bíblica em Êxodo (Escolhidos por Graça e não por qualificações Pessoais ) Por Willes José da Silva




BOM DIA!!

        Releia Êxodo 6.14 a 27: Ainda refletindo um pouco mais sobre a genealogia apresentada por Deus neste momento da história, podemos perceber que através dela Deus está revelando a sua graça. Ele lembra ao povo e a Moisés a sua ascendência e para isso cita os três primeiros filhos de Jacó. Estes foram homens que muitas vezes agiram de forma cruel, impetuosa e desobediente. Mas isso não impediu Deus de agir no passado para salvar o seu povo da fome e fazer dele uma grande nação, mesmo que outra nação, o Egito, tenha sido o útero em que foram formados. No momento da dor, da dúvida e dos questionamentos a ação graciosa e poderosa de Deus não poderia ser esquecida. Isto os ajudaria a prosseguir em sua caminhada de fé e de submissão à vontade de Deus.

            Moisés precisava ser lembrado de sua ascendência. Este era um período difícil para Moisés. Mesmo já sendo um ancião, era um momento novo em sua vida, pois estava começando o trabalho de liderar o povo. As coisas não estavam correndo como planejado e parecia que todo o esforço e empenho não iriam dar em nada. Ao lembrar a Moisés a sua linhagem, Deus o estava lembrando que ele fora chamado não porque as qualificações da sua família levaram a isso, mas pela Sua graça fora escolhido. Tendo Deus feito tal coisa, o que resta é uma humilde submissão ao cumprimento do Seu querer e a certeza de que Ele continuará a conduzir todo o trabalho. Para confirmar a continuidade de Sua ação e propósitos, Deus menciona os filhos de Arão, sendo que Eleazar e Finéias (filho e neto de Arão), mais tarde ser tornariam sumo sacerdotes do Deus altíssimo.

         Interessante perceber que a forma como Deus age não muda. Ele continua chamando pecadores que não apresentam quaisquer tipos de qualificações para a realização da tarefa de anunciar a libertação que há em Jesus. Essa vocação não decorre de qualquer tipo de mérito pessoal, mas somente pela graça divina. Ao mesmo tempo que pesa a responsabilidade, é um privilégio para todo o crente ser o portador de tal mensagem de salvação.

v  Nos identificamos como alvos da graça de Deus e que por isso fazemos parte do seu povo?
v  Entendemos que não possuímos qualquer tipo de mérito que nos qualifique para sermos escolhidos por Deus para servi-lo em sua obra?
v  Nos apercebemos do privilégio de sermos portadores da grande mensagem de libertação e salvação do homem que está debaixo do tenebroso cativeiro do pecado?
v  Medite nisso!

Editorial: Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário