Translate

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Série: Exposição Bíblica em Êxodo (“Temos sido corajosos e fieis no anúncio da Palavra do Senhor?”) Por Willes José da Silva


 “Então disse o Senhor a Moisés: O coração de Faraó está endurecido, recusa deixar ir o povo.
Vai pela manhã a Faraó; eis que ele sairá às águas; põe-te em frente dele na beira do rio, e tomarás em tua mão a vara que se tornou em cobra.
E lhe dirás: O Senhor Deus dos hebreus me tem enviado a ti, dizendo: Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto; porém eis que até agora não tens ouvido...” (
Êxodo 7:14-25)

BOM DIA!!

Leia Êxodo 7.14 a 25 O coração do Faraó continuava obstinado a não deixar o povo ir adorar no deserto. Perante tal atitude, Deus começou a agir de forma incisiva para que não somente o povo fosse liberto, mas que antes a sua glória e senhorio fossem reconhecidos. Ao transformar as águas de um rio considerado sagrado em sangue, mais uma vez Deus se mostrou supremo sobre os deuses criados pelo homem. Para tirar qualquer dúvida de que o que acontecera não era um fenômeno natural, até mesmo as águas que estavam em vasos se tornaram em sangue. Porém, os magos do Egito fizeram o mesmo e isso serviu para que o Faraó continuasse com o coração endurecido. Nem todos os sinais e maravilhas levam as pessoas para perto de Deus, aliás, muitos até se afastam dEle porque se tornam supersticiosas e materialistas.

            Porém, algo chamou a minha atenção neste texto. Diferentemente do que muitos imaginam e é representado em através das artes cênicas, não foi Moisés quem tocou a água do Rio Nilo com o Bordão, mas Arão. Antes, em 7.1, o Senhor disse que Moisés seria como Deus para Faraó e Arão seria seu profeta. Isto se vê aqui de forma clara. Deus fala com Moisés, Moisés fala com Arão e Arão toca as águas. Em nome de Deus, Moisés dá ordens para Arão e, através do seu bordão, ocorre a transformação de água em sangue. O milagre fora feito através do bordão de Arão, mas a ordem veio de Moisés. Vejo aqui um recurso didático para mostrar ao povo o surgimento de uma figura que apareceria muitas vezes ao longo da sua história e também que a autoridade e poder dele não estaria nele mesmo.
            Como foi importante na história da fé a existência de profetas. Foram homens levantados por Deus para orientar o povo antes que a Palavra do Senhor fosse escrita. Ensinavam e faziam milagres (embora nem todos) não por poder próprio, mas debaixo da autoridade divina e com objetivos específicos dentro do plano de Deus. Diferente dos pretensos profetas de hoje, não tiveram vida fácil. Muitos foram incompreendidos, perseguidos e martirizados. Eram reconhecidos pelo destemor e fidelidade em anunciar a palavra do Senhor, mesmo que tivessem que pagar um alto preço por isso.

Ø  O que nos leva para perto de Deus?
Ø  Podemos crer que todos que se autointitulam profetas realmente são?
Ø  Temos sido corajosos e fieis no anúncio da Palavra do Senhor?
Ø  Medite nisso!

QUE BOM QUE VOCÊ TEM ACOMPANHADO AS NOSSAS REFLEXÕES. MAS QUEREMOS FAZER MAIS ORANDO POR VOCÊ. ESCREVA AQUI O SEU PEDIDO DE ORAÇÃO.

Editorial: Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário