Translate

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Exposição em Êxodo (“...O diagnóstico de Deus para o mal do homem é preciso”....) Por Willes Josè da Silva




“Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?
Êxodo 16:28

BOM DIA!!
Leia Êxodo 16.22 a 36: O diagnóstico de Deus para o mal do homem é preciso. Ele não se deixa iludir por questões periféricas que muitas somente se prestam para ocultar o verdadeiro problema. Da mesma forma como é preciso no diagnóstico, Ele também prescreve o que é necessário para sarar esse mal.

         O povo agora está vivendo um momento de intensa experiência com o Deus que supre as necessidades e cuida dos seus. Havia mantimento à vontade. A preocupação de como poderiam atravessar o deserto sem ter a quantidade de alimentos devida desvaneceu-se no período de algumas horas, em uma tarde e a manhã do dia seguinte. Deus proveu carne e o maná que veio dos céus. O que eles precisavam fazer era muito simples. Durante cinco dias recolheriam maná suficiente para um dia e no sexto, para dois dias. Diferente dos outros dias, o que ficasse do sexto para o sétimo dia, não iria se estragar. E assim aconteceu. Seis dias o maná cairia, mas ao sétimo, ele não seria achado. O povo entendeu e procedeu de forma correta. Porém, ao sétimo dia, alguns foram ao campo para recolher o maná.

             Quem sabe se fossem julgados segundo os parâmetros atuais, eles seriam colocados como “vítimas”, pois as condições em que viviam não eram as ideias e estavam agindo como os “homens primitivos” que sempre buscavam acumular alimentos para os tempos de escassez. Ambas as argumentações muito usados nos tempos atuais até mesmo por pastores em seus aconselhamentos de gabinete não tratam do real problema humano, que faz o homem sofrer com as suas terríveis consequências, o pecado.

           Pecado é uma desobediência deliberada aos preceitos divinos. É rebeldia determinada contra as orientações do Criador. Isso ficou claro quando o Senhor disse a Moisés: “Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?” O problema de muitos daquele povo é o mesmo nos tempos atuais, um coração duro e tendente ao erro. O deserto apenas revelou aquilo que estava no interior das pessoas. Ele não foi à causa.
            Para ajudar o seu povo na luta contra o pecado, o Senhor deu duas ordens. A primeira está no versículo 29: “Considerai que o Senhor vos deu o sábado”. Considerar é pensar, julgar, avaliar, atentar, prezar, meditar, ou seja, encha a sua mente e coração com isso. A ordem consistia em uma substituição dos desejos ruins do coração pelos mandamentos e leis do Senhor. Agindo assim, as suas atitudes se inclinariam para a obediência a Deus. A segunda ordem foi para os líderes Moisés e Arão. Foi-lhes dito que recolhesse uma medida de maná, a colocassem num vaso e este posto diante do Testemunho, para que servisse de lembrança para as gerações. Esta atitude não só serviria para não deixá-los esquecer dos mandamentos do Senhor quanto ao sábado, mas também lhes traria esperança em situações futuras devido às privações e lutas que viriam ao longo da sua história. O mesmo Deus que instrui e exige obediência é também o que provê de esperança. 

Medite nisso!

UM DIA ABENÇOADO A TODOS!!



Editor: Pr. Isidro Neto - Imagem da Internet e Vídeo do Youtube


Nenhum comentário:

Postar um comentário