Translate

terça-feira, 17 de julho de 2018

Exposição em Êxodo (“... a vida do líder acaba por ser solitária....”) Por Willes Josè da Silva


 “Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda.

E Moisés contou a seu sogro todas as coisas que o Senhor tinha feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel, e todo o trabalho que passaram no caminho, e como o Senhor os livrara.
E alegrou-se Jetro de todo o bem que o Senhor tinha feito a Israel, livrando-o da mão dos egípcios.”
Êxodo 18:7-9

BOM DIA!!

Leia Êxodo 18.1 a 12: Apesar de estar rodeado de pessoas de confiança, a vida do líder acaba por ser solitária. Deus conhecia as necessidades emocionais e afetivas de Moisés e, pela sua graça, deu-lhe dois presentes.

         O primeiro presente foi o retorno da sua família. O Senhor sabe da importância da família na sustentação de um líder. Zípora já havia passado uma experiência com Deus quando ainda estavam a caminho do Egito (Êxodo 4.24-26). Ela havia entendido que a Palavra do Senhor é eterna e a sua aliança é para sempre. A presença reconfortadora de Zípora e dos filhos de Moisés não trouxe somente alegria, mas também relembrou o propósito de todo o seu empenho. Haveria outras gerações que desfrutariam da terra prometida e da presença do Senhor. O que Moisés fazia era também para os seus filhos. Não há legado maior para um pai do que possibilitar aos filhos a liberdade de servir ao Senhor e caminhar com Ele. Zípora, como boa auxiliadora, até então havia cuidado dos filhos junto com o seu pai, Jetro, para que Moisés pudesse com tranquilidade cumprir o chamado de Deus para sua vida. Em algum momento na história, Moisés achou por bem enviá-la de volta à casa do seu sogro. Mas agora era o tempo do reencontro e, durante a caminhada no deserto, continuarem juntos como família. Como o lar deve ter servido de porto seguro e refúgio quando os murmuradores tentaram minar a liderança de Moisés. Como Moisés deve ter sentido o bálsamo que refrigera, mesmo no deserto, ao entrar em casa após as diversas lutas que a liderança impõe. Deus sabia que para o líder Moisés continuar a exercer uma liderança sadia, ele mesmo precisava estar saudável. A família é o meio pelo qual o Senhor atendeu ás necessidades pessoais do seu servo.

         O segundo presente dado para Moisés foi ver o seu sogro sendo despertado para uma compreensão mais profunda acerca de Deus. Esta foi uma importante demonstração do propósito do povo de Deus para a sua existência. Eles estavam indo para Canaã não somente para um conquista militar, mas também para ser luz para outros povos. Na leitura que fazemos dos relatos bíblicos, vemos que Moisés mantinha um bom relacionamento com o seu sogro. Ele pode ter sido um adorador do verdadeiro Deus, mesmo sendo sacerdote de Midiã. Porém, ao saber as notícias do que havia acontecido no Egito e no deserto e ouviu do próprio Moisés o que Deus fizera, pode conhecer a Deus de forma mais intensa. Como o coração do líder é abençoado quando uma pessoa tem seus olhos abertos para compreender o quão grande é o Senhor! Mesmo tendo acabado de vencer uma batalha, pelo envolvimento claro que vemos no relato, Moisés deve ter compartilhado da alegria de Deus por ter vencido a maior de todas as batalhas que é aquela travada pelo coração humano. Medite nisso!

UM DIA ABENÇOADO A TODOS!!



Editorial: Pr. Isidro Neto - Foto da Internet e Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário