Translate

terça-feira, 29 de maio de 2018

Exposição em Êxodo (A grande Luta está em Extrair o pecado enraizado no coração) Por Willes Josè da Silva



“E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.” Êxodo 16:2

BOM DIA!!

Leia Êxodo 16.1 a 10: A grande luta do povo hebreu não era para atravessar o deserto, mas o de extrair o pecado enraizado nos corações que os levavam a ver a realidade com uma ótica deturpada. Deus, então, age para debelar esse mal.

         Após 15 dias de caminhada, o povo volta mais uma vez à prática que se tornou comum, a murmuração. Como um sábio líder, Moisés não tomou para si essas murmurações como ofensas pessoais e alertou para o fato de que elas estavam na realidade sendo direcionadas para Deus. Deus é quem os havia tirado do Egito. Deus é que os havia levado para o deserto. Logo, o culpado de tudo era o próprio Senhor, de acordo com o pensamento deles. A murmuração é uma declaração velada da nossa insatisfação com Deus por não atender as nossas necessidades. 

          A ação do pecado nos corações dos hebreus chegou ao ponto de sentirem saudade do Egito. Esse é um dos efeitos do pecado. Ele distorce a realidade. As pessoas não conseguem enxergar as coisas tais quais elas são. Parece que a vida no Egito era prazerosa e que não tinha problemas. O pecado deturpa de tal forma a percepção da realidade que as pessoas passam a preferir a escravidão no Egito do que a liberdade com Deus no deserto. Há um superdimensionamento de alguns aspectos da vida no Egito, em detrimento das coisas ruins. Por isso, muitos movidos simplesmente pelos sentidos, encontram mais vantagens na vida de pecado do que em obediência ao Senhor. Não percebem as consequências nefastas dessa escolha e que o correto é que os malefícios do pecado superam em muito quaisquer vantagens carnais que ele possa promover. Por isso, o Senhor Jesus nos ensinou em Lucas 9.23 que o preço do discipulado é a cada dia tomar a cruz. Isto significa uma vida de renúncia e obediência. 

         Na busca de fazer com que o povo enxergasse o seu próprio coração, Deus vai mais uma vez agir com graça. Interessante perceber que a provação não estava na fome que estavam enfrentando, mas na forma como eles iriam administrar o suprimento vindo do céu que o Senhor lhes iria oferecer. Não são somente as privações que testam a nossa fé, mas também a abundância. Para tal, Deus deu ordens explícitas de como deveriam proceder quanto à coleta do maná até ao sexto dia da semana. Isso iria de uma vez por todas mostrar que o problema não estava no exterior, nas condições do ambiente, mas no interior, no coração do homem. Tanto na escassez quanto na fartura, o povo ainda iria demonstrar a sua falta de confiança e desobediência explícita ao Senhor. Os líderes conclamaram o povo para que se achegassem a Deus, reconhecessem o seu pecado e pedissem perdão. Enquanto falavam, olharam para o deserto e viram Deus mais uma vez manifestando a sua glória. Isso mostrou que mesmo no deserto, lugar de poucos recursos e de promessas de tempos difíceis, Ele é o Senhor e que estaria sempre com eles. Medite nisso!

UM DIA ABENÇOADO A TODOS!!

Editorial: Imagem da Internet e Vídeo do toutube

Nenhum comentário:

Postar um comentário