Translate

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Exposição em Êxodo (Não é difícil o reconhecimento da mão do Senhor nas situações da vida...) Por Willes Josè da Silva


"Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não." Êxodo 16:4

BOM DIA!!

Releia Êxodo 16. 1 a 10: Não é difícil o reconhecimento da mão do Senhor nas situações da vida. O problema é quando esse reconhecimento não é acompanhado de uma atitude correspondente de louvor e confiança. Deus responde a isso tornando evidente a sua presença.

         Trinta dias após saírem de Ramessés no Egito, o povo se encontrava no deserto de Sim a caminho do Sinai. Mais uma vez houve murmuração. Toda a congregação murmurou. Como é fácil uma atitude de negativismo se espalhar no meio do povo de Deus. Isso gera ingratidão por desprezar os feitos do Senhor no passado; gera um relacionamento instável com o Senhor no presente, por se tornarem insensíveis à Sua presença; e gera insegurança quanto ao futuro, porque é uma demonstração vívida da falta de confiança nos cuidados de Deus. Para ajudar a sair desta condição de incredulidade, Deus, de forma graciosa, faz lembrar os seus feitos. Foi Ele que os havia tirado do Egito. O coração humano quando tomado pelas preocupações da vida é capaz de esquecer rapidamente os benefícios que o Senhor já fez. Esse negativismo e murmuração podem levar um povo a usar de sarcasmo. Eles chegam a falar do desejo de terem morrido pela mão do Senhor no Egito, quando podiam se fartar de carne e pão. Inexplicavelmente o povo de Israel reconheceu a intervenção de Deus na vida deles, mas sarcasticamente preferiram a morte no Egito. A mão do Senhor que fora tão bem exaltada e glorificada um mês antes através de um cântico, agora estavam desejando que ela tivesse sido mais bem usada para tirar-lhes a vida. A dureza do coração humano fecha os olhos para as manifestações de amor de Deus e abre a mente para pensamentos desconexos e estranhos. Consequentemente isso acarreta em falta de intimidade e de crescente conhecimento de Deus.

         Como Deus responde a tudo isso? Manifestando a sua glória. A graça do Senhor é inexplicável. Perante atitudes de negativismo, murmuração, incredulidade, ingratidão, sarcasmo e dureza de coração, Deus age com graça. A longanimidade do Senhor é inconcebível para a mente e os desejos humanos. O que eu faria se estivesse no lugar de Deus? Ainda bem que não sou, se não a história da redenção não se completaria. O Senhor prometeu satisfazer as necessidades físicas através de uma provisão miraculosa. Porém, as necessidades intangíveis, que são espirituais, Deus as atenderiam manifestando de forma expressiva a sua presença. Por pior que seja o deserto que se apresenta, a presença de Deus suprirá a escassez do deserto da alma. 

Medite nisso!

UM DIA ABENÇOADO A TODOS!!

Editor Pr. Isidro Neto - Imagem Internet e Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário