Translate

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Fome e Destino


Fome e Destino.
Por
Adilson
    G. Routh

         Então Jacó serviu a Esaú pão com ensopado de lentilhas. Ele comeu e bebeu, levantou-se e se foi. Assim Esaú desprezou o seu direito de filho mais velho.
Gênesis 25:34
         Rebeca era estéril e por vinte anos não pôde ter filhos, então Isaque orou por ela e o Senhor a abençoou para que engravidasse. Durante a gravidez ela percebeu que havia dois filhos em se ventre, pois eles se empurravam, e consultado o próprio Senhor declarou-lhe que eram gêmeos, que duas nações surgiriam deles, uma mais poderosa que a outra,  o mais velho serviria ao mais novo. Pela presciência Deus sabia que os dois trilhariam caminhos diferentes por possuírem interesses diferentes, e somente um daria continuidade ao legado de Abraão. Aqui vale a nota sobre presciência, determinismo e soberania: A presciência é a capacidade de Deus observar a história num eterno presente, onde tudo é vívido aos seus olhos, passado, presente e futuro, dando-lhe condição de identificar onde e como queira intervir. Já o determinismo é um conceito de que tudo já foi determinado por Deus, cada detalhe da vida, cada ação dos indivíduos, cada detalhe da história, e não há nada que possamos fazer para mudar o curso de nossa vida, tornando assim Deus corresponsável até mesmo pelos nossos erros. A soberania divina complementa o conceito da presciência, pois Deus é livre para exercê-la, Ele domina sobre tudo e todos, não há no universo uma fração onde ele não detenha o poder de agir, contudo Deus não se obrigou a agir em tudo, ele é absolutamente livre para permitir que os seres humanos ajam por suas próprias razões, assim o pecado por eles produzidos é exclusivamente responsabilidade deles. Nessa tríade os teólogos desgradeiam-se, ora considerando um aspecto, ora outro, atestando assim a profundeza da sabedoria e do mistério de Deus.

         Assim nasceram Esaú e Jacó, o primeiro peludo e ruivo, o segundo saiu do ventre de sua mãe segurando o calcanhar de seu irmão. Esaú saiu caçador, homem ativo, e Isaque o amava, Jacó era pacato, preferia habitar em tendas, e Rebeca o amava. Os dois ilustrarão bem essa tríade, pois, apesar de Esaú deter o direito da primogenitura, a história mostraria que de fato ele não tinha interesse em perpetuar a fé e o caráter de Abraão; já Jacó não se contentaria em ter um papel de coadjuvante na história de seu povo, ele conscientemente queira participar ativamente da aliança com Deus. Esses foram os ingredientes que nos ajudam a entender o encontro entre Esaú e Jacó anos mais tarde após uma possível caçada. Esaú voltava esmorecido pela fome e pelo cansaço, Jacó tinha feito um cozido de lentilhas, e ao apreciar o prato que Jacó tinha feito implorou-lhe para que lhe desse, vendo uma grande oportunidade de obter o direito de primogenitura, conhecendo o imediatismo de seu irmão Esaú, lhe propõe trocar sua comida  por esse direito. Esaú irresponsavelmente aceitou a proposta, considerando mais importante saciar sua fome extrema, que perpetuar a fé e o caráter de Abraão na aliança com Deus.

         Assim temos o exemplo de dois homens, um com fome pelo mundo presente, pelas coisas materiais, pelo que é imediato. O outro com fome de participar da Aliança com Deus, de suas bênçãos, da eternidade. Um passou de coadjuvante a patriarca da nação, o outro de primogênito a pai de uma nação rival, nação que abandonou por completo o Deus de Abrão, Edon.

         A fome que nos move determinará nosso destino, aquilo que de fato desejamos afetará nossas escolhas, por isso a Escritura nos adverte: “guarda o teu coração, porque dele procede as fontes da vida”. Se os valores do mundo caído tomarem vulto em nossa vida, acabaremos tomando as decisões que nos levaram a ele, mas, se nosso coração desejar a Deus e seus valores,  faremos tudo para nos aproximar de Deus, e nossas escolhas nos levarão aos lugares onde Ele é glorificado.

         Os sites que acessamos, os livros que lemos, os filmes que assistimos, as companhias que temos revelam onde nosso coração está focado, e o que de fato estamos desejando, e fatalmente nos levarão as escolhas semelhantes. Por outro lado ninguém precisa ser refém de seu atual estado, assim como que Jacó quis mudar o curso de sua história em direção às bênçãos de Deus, podemos guinar nossa vida em uma nova direção onde Deus é glorificado, basta novo foco e nova atitude, basta submissão a Soberania de Deus, que seremos lembrados como alguém que andou com Deus.

         Considere:
1.                Avaliar quais a principais influências de sua vida, reestruture-as.

2.                Traçar novos planos e desafios onde Deus é o centro dos seus interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário