Translate

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Serviço e Reconhecimento


Serviço e Reconhecimento
(Os servos – Parábolas em Lucas )

Por

Isidro Neto

“E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa?
E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu?
Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não.
Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.” (
Lucas 17.7-10)

              Vivemos dias em que a condição de servo de Deus da parte do Cristão tem sido obscurecida e temos sido convencidos que somos deus. Um pouco menor que Deus, embora que em alguns e momentos até maior que Deus. Há pregadores ostentando mais poder que Jesus, vi um vídeo outro dia em que o pregador afirmou que usou o nome de Jesus para expulsar um demônio mas o demônio não saiu, ai ele mesmo teria demonstrando a própria força e o mal foi expulso. Há outros que afirmam que temos que ordenar a Deus e Ele fará tudo o que declararmos. Esses tais, agem com tal petulância que dá até medo de ver esses figurões do super poder, super sobrenatural.

              Muitos tem preferido ignorar, “...Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.”.  O apostolo Paulo, adverte os crentes: “Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” (Romanos 12:3).

             O tratamento de amor, carinho e cuidado de muitos pais, tem sido confundido por muitos  filhos, que ao não reconhecer tal amor com expressão de gratidão, respeito e dedicação, se tornam pessoas que maltratam, desrespeitam, e até querem escravizar seus pais, chegando a agredi-los com palavras e com ações. Assim acontece também no campo de certas “teologias” e de certa “fé”. Nesse tipo de fé os homens são colocados acima do objeto do que dizem crer. É comum na idolatria, muitos se rebelarem contra seus ídolos.

              Mas não é nada aceitável o cristão, novo nascido, ter qualquer atitude de revolta ou desrespeito com o Senhor de sua existência. Ou mesmo expressar qualquer desamor com aquele que o amou e se entrou por eles. Antes deve dizer como Paulo: Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho."

Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. (Filipenses 1:20-23).

            Não esqueçamos: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos. (Provérbios 16:18,19).

             Sigamos o exemplo do próprio Senhor: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:5-8). 

            Um pouco mais adiante, Jesus disse: Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve.E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.  (Lucas 22:27-30).

                 O destino dos maus servos está em Mateus 25:13-30 e no versículo 30, ele diz: Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes”.

Considere:
1.   Rever sua postura como servo de Deus, servindo-o com alegria e humilde submissão.
2.   Ore e peça perdão a Ele por todas as vezes que você foi um mal servo, como na parábola (veja Mt. 25:26).

Imagem da internet; video do youtube; www.bibliaoline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário