Translate

segunda-feira, 3 de abril de 2017

- O Desafio da Reinclusão no seio da Igreja-


Parábolas em Lucas
(O Filho perdido)
- O Desafio da Reinclusão no seio da Igreja-

por

Isidro Neto



...Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
Já não sou digno de ser chamado teu filho;
... Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.(Lucas 15:11-32)

             Ainda no contexto da inclusão, agora temos um filho que insatisfeito com a vida em família decidi sair e viver sem a interferência e influência da família. O filho escolheu ir embora de casa. No passado isso era muito comum, muitos jovens queriam viver a liberdade de uma vida sem as regras da família e deixavam tudo pra trás. Mocas que “fugiam” com seus namorados e passavam a coabitar como marido e mulher sem contrair os laços do matrimônio. Os pais enlouqueciam de desgosto! Jovens saiam para as grandes cidades pra tentar a vida ou simplesmente para viver a sua própria vontade. Hoje em dia já não acontecem tanto, pela permissividade da maioria dos pais, os filhos vivem como querem debaixo do teto dos pais com o consentimento deles. E sendo bancados pelo pais.

            O jovem da parábola vai viver sob outras influencias, as dos amigos, que o ajudava a desperdiçar todos os seus recursos, e seguirá seus próprios instintos. Provérbios afirma: “De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?” (Pv. 17:16). Serve para o desperdício e com seu mal uso virar a pobreza sobre ele e foi o que aconteceu.

            A família o enriqueceu e os amigos o tornou pobre. Seu pai lhe dava tudo, os moradores daquela cidade não lhe davam nada. Na casa do seu pai tinha boa alimentação, longe do pai comia comida de porcos. Está só, sem carinho, sem respeito, até os seus “amigos” o abandona. Na casa do Pai  ele tinha tudo isso. Tinha alegria, brilho e esperança de futuro; era rico, não lhe faltava amor nem consideração. Agora lhe falta tudo.

            A inclusão, tem a ver com toda atitude, política ou tendência que pretenda integrar as pessoas em um determinado contexto social, sem mudanças ou adequações. Porém isso não se aplica ao reino de Deus. A re-incessão deste jovem não será fácil, pois para ser reconduzido ao status anterior ele terá que repensar sua história, reconhecer sua culpa e responsabilidade no processo, quem era e o que se tornou. Teria que enfrentar a humilhação de olhar pra seu pai, seu irmão, seus amigos e conhecidos e deveria passar por uma grande transformação de atitudes e valores. Ele mexeu com a vida de todos ao sair de casa, agora mexeria para voltar e nem ele nem os que deixou para trás estavam preparados, exceto o pai, que representa Deus na parábola e estar sempre pronto a receber o arrependido e quebrantado!

          Quanto tempo passaria para todos as peças se agruparem? O texto não diz, mas ele perdeu seus bens, amigos, passou fome, comeu o pior daquela terra, viveu sem um teto para dormir e descansar. Agora com alto estima baixa, agoniza de tristeza. Para os amigos ele não tinha nenhum valor e para as pessoas daquela terra muito pouco. Era mais um andarilho, sujo e fedorento nas ruas. Uns tinham medo dele, outros nojo e havia os que nem o percebiam. Antes na casa do Pai, era respeitado, amado e tinha tudo. Escolheu a miséria, optou não obter nada, embora jamais tivesse a intenção de ser companheiro da miséria e da dor.

            Quantos moradores de rua estão exatamente nessa situação, tinham tudo e agora não tem nada. Passamos do lado deles todos os dias nas ruas de nossas cidades. Deixaram a comunhão de sua família e do seu Deus e consideraram desprezível tudo que foi construído em suas vidas por suas famílias. Desperdiçaram a identidade de uma vida abençoada e edificada por Deus neles.

            Não, a inclusão deles não será fácil, nem para eles, nem para a Igreja, nem mesmo foi para Deus, que foi possível apenas por que  Jesus Cristo, se ofereceu em seu resgate na cruz. Ele foi humilhado, sofreu escárnio, foi chicoteado, colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça, o cravaram em uma cruz pelas mãos e pés, o transpassaram com uma lança e sangrou até a morte.  Diante do Que Jesus fez qual é mesmo nossa dificuldade para reintegrar os filhos pródigos?
             Você filho pedido, acha difícil demais reconhecer seus erros, suas culpas, e passar a viver sob as ordens de um Pai que é maravilhosamente bom e que cuida de nós, por mais duras que essas ordenanças lhe pareçam?
             O jovem da parábola chegou a conclusão certa e toma as decisões restauradoras: ...Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho”

              Antes sua família não era digna dele, agora ele reconhece ser indigno de sua família. O pai o recebi prontamente por que em seu amor por seu filho, ver que ele, primeiro se encontrou consigo mesmo, e agora volta para o lugar que jamais deveria ter saído.

             O Irmão, mais velho, representando você e eu, e a religião do nosso tempo se recusa a aceitar de pronto essa reinclusão. Entendem que não há mais lugar para esse perdido no seio da família; ele não merece estar de novo no lugar de honra. Assim, esquecemos que todos estamos perante Deus nesta mesma condição e que somos tolerados e aceitos diariamente por causa do mesmo amor que recebe os que vem de longe.

            Só precisamos entender a missão de Jesus, que o Senhor vai explicar um pouco depois, no cap. 19:10 “Por que o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”

Quais os passos essenciais que podemos dar afim de levar a missão de Jesus de buscar e salva os pedidos? Alisto aqui 4 passos:
1.   Conheça sua cidade: A igreja e seus líderes e todos crente deve andar por toda a parte. faça um diagnóstico sobre as áreas mais atingida pelo poder do pecado.
2.   Jesus disse ao  enviar os 70 um pouco antes de nossa parábola:

                             “E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.” (Lucas 10:2,3)

3.   Desenvolvam um projeto de oração por sua cidade: “Rogais pois ao Senhor da seara...”
4.   E escolham ações de inclusão dos pecadores na vida e missão da sua Igreja local.

Considere responder:
1.   Quem é você nesta parábola?
2.   Você como filho sob os cuidado do Senhor, pode ser útil na busca de dos filhos perdidos do Pai.
3.   Ore nesse instante sobre isso.

Imagem da Internet; Video do Youtube; www.bibliaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário