Translate

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

O Esconderijo do Altíssimo! O Próprio Altíssimo - Por Isidro Neto



“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Salmos 91:1

O exercício da fé no verdadeiro Deus, nos conduz a uma condição singularmente especial diante de nossa própria existência! Corações cheios de amor pelo Senhor de toda a existência nos céus e na terra, faz de cada um de nós pessoas com um status privilegiado diante do altíssimo. 
“O que habita no esconderijo do altíssimo”. O Salmista, bem provavelmente Moisés, nos trás o mais belo, significativo canto de paz que alguém já escreveu! O termo habitação sugeri permanência, estabilidade, intimidade relacionamento, harmonia, comunhão e aliança...
Sim, vejo nesse salmo do abrigo e proteção, aspectos que me arrebatam e torna-me completamente seguro e em paz completa e radiante.

Primeiro, vejo aliança que se fez entre “aquele”, o que habita no “esconderijo”, com o próprio “esconderijo”. “Aquele”, sou eu, é você e o “esconderijo” que é próprio Deus. Que momento lindo, foi o momento em que tivemos nossos corações cativados por Ele. Ouvimos sua doce voz que nos encantou e nos guiou a redenção já preparada por Ele mesmo para nós. Seu agradável Espirito revelou nossa culpa, também sua justiça e de modo irresistível não conseguimos recusar tão grande amor e reconciliação. O apóstolo Paulo vai descrever esse momento com maestria e delicadeza, em Romanos 5:8-11.

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

Segundo, vejo relacionamento. Este relacionamento promovido por nossa reconciliação com Ele (nosso esconderijo), nos exclui de toda a insegurança a que estávamos expostos por causa do pecado. Aos Efésios Paulo vai esclarecer:
“Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.” (Ef. 2:13-16).

Terceiro, intimidade, Recebemos esse acesso de intimidade pela reconciliação. Ter intimidade com Deus, é conhece-lo profundamente, passar tempo com ela, saber o que ela gosta, o que ela quer. Para ter intimidade com Ele, é preciso passar tempo com Ele. Orando, lendo a Sua Palavra, esperando para ouvir a Sua voz. Quando desfrutamos da intimidade com Deus, somos mais fortes, ficamos mais preparados para enfrentar as batalhas da vida. “A sombra do onipotente” há descanso e refrigério. Nada nos faz temer nem mesmo a dor ou angustias, pois nada nos separa do amor dele por nós. (Rm. 8:35-39). O salmista, no salmo 42:1,2, nos ensina a como devemos nos sentir sem a intimidade com o Senhor, o nosso “esconderijo”.

“Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?”

       Quarto, vejo comunhão continua ininterrupta com Deus. É nossa amizade  e harmonia com ele. Deus quer ter comunhão conosco, mas o pecado nos separou de Deus. Por isso, Deus enviou seu filho Jesus para tirar nossos pecados e nos reconciliar com ele. Agora quem aceita Jesus como seu salvador pode ter comunhão com Deus! Lemos: Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. (1 Co. 1:9). E, Poder desfrutar da segurança do esconderijo. Proteção do próprio Deus. Ele mesmo cuidar e nos guarda de em todas as circunstâncias, mesmo nos tempos mais difíceis do nosso viver. O Profeta Isaias, nos transmitiu da parte do nos esconderijo fiel:

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. (Is. 41:10)


            Nada nos transmite mais segurança do que saber que Deus está conosco. Quando temos essa noção, tudo fica mais fácil, porque sabemos que não estamos sozinhos.
Deus está sempre conosco, de braços abertos para nos receber, mas o problema é que muitas vezes nós, perdemos essa noção dessa realidade e não estamos desfrutando conscientemente e nos deixamos fragilizar pelo inimigo que ruge como leão (1 pe. 5:8) e que já teve o seu território dominado pelo Leão de Judá (Jesus Cristo).   Frequentemente nos afastamos de Deus, viramos as costas e não sabemos porque as coisas na nossa vida não vão bem.

Mas se Deus está comigo, por que coisas más acontecem? Questionamos não poucas vezes em nossas aflições. O fato de Deus estar conosco não significa que nunca vamos ter aflições. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.(João 16:33). Por vezes vamos passar por dificuldades, mas isso não significa que Deus nos abandonou. No meio dos desafios e aflições, Deus está presente e nos ajuda a suportar. Quando perseveramos nos maus momentos, ganhamos maturidade e crescemos na nossa vida espiritual. A vida é feita de degraus ou ciclos, devemos ficar firmes onde estamos, mantendo nossa fé inabalável, sabendo que logo ouviremos:

 “Diga o povo que marche”, assim com o povo de Deus no deserto. Devemos estar atentos a direção e o mover de Deus, sempre contando com seu cuidado terno diário em nossas vidas.

“Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso.” (Juizes 6:12)


Ore ao Senhor e desfrute agora da benção de poder viver essa aliança de amor com Ele; de ter essa comunhão ininterrupta, e essa intimidade transformadora por causa da reconciliação que ele mesmo realizou por seu Filho, Jesus Cristo.


Editorial: Isidro Neto: Imagem da Internet e Vídeo do Youtubbe

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Série Influências: Influenciados pelos amigos para o mau! Por Isidro Neto




“Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico,
Para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma. Provérbios 22:24,25



Somos estimulados a termos amigos por toda a bíblia, inclusive temos muitos exemplos de grandes amizades nas escrituras sagradas. Amigos como Davi e Jonatas, lemos em 1 Samuel 18:1:

Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor  amigo.”.

Ninguém duvida da importância da amizade, em provérbios 17:17, lemos:
“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.

 Na amizade podemos encontrar apoio, alegrias, comunhão, cumplicidade. O que seria da vida sem os nossos grandes e leais amigos, não é? Em provérbios 27:9-10, ainda temos:

O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial. Não deixes o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade; melhor é o vizinho perto do que o irmão longe.

            
Salomão em Eclesiastes, 4:9,10 e 12, temos, a respeito do trabalho conjunto e sobre termos alguém que possa nos ajudar.

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.

Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.

E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

                        Mas, nem tudo é flores, como costumam dizer por ai! Certas amizades com seu poder de influência pode vir a ser fonte de desgraça e ruina, lemos e da parte de Salomão ainda, Provérbios 22:24,25:

“Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico,

Para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.



         A exortação aqui faz todo o sentindo, pois há grande poder de influencia nas amizades. Alguns critérios devem ser adotados na escolha de pessoas que exerceram algum tipo de  influências em nossa  vidas, dentre eles destaco três:

Primeiro: Quero ser como esta pessoa que se aproxima de e busca a minha amizade?
Segundo: Quero as consequências do caráter e das ações praticadas por ele?
Terceiro: Deus me orienta em sua palavra que eu deva ter comunhão com esse tipo de pessoa?

            Sobre quem devemos está em comunhão e conviver temos algumas orientações Bíblicas:

1.    Em atos 2:44 - 47... Lemos que os que criam no senhor Jesus cristo, Eis o primeiro critério para a escolha de nossas maiores influências no campo da amizade. Nossos irmãos de fé.

... E todos os que criam estavam juntos, ... E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

Louvando a Deus,...


2.    Em Romanos 16:17,18, temos um critério importante, pessoas mesmo que sejam chamados de irmãos, mas que são provocadores e causadores de escanda-los.

“E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.

Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples”.


3.    2 Cor, 6:14 , muitos jovens tem caído nessa armadilha de namorar e casar com pessoas que não possuem a mesma fé que elas e isso tem sido para a ruina de suas vidas. Lemos:

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

             Amados, finalmente, gostaria de prevenir a todos, inclusive a mim mesmo pelas exortações do apostolo Paulo a Timóteo, que afirma que qualquer instrução ou conselho ou mal exemplo ou todo e qualquer influencias, devem ter o parâmetro da piedade, caso contrario devemos rejeitar completamente. 1 Timóteo 6:3-5

Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.
        
            É imprescindível, compreendermos que temos que permitir somente o tipo de influência em nossas vidas, que é a que nos estimule para fazer  o bem, a sermos santificados em Cristo e para nos levar para cima. Que eleve nossa autoestima. Que acredite em nosso potencial e sejam de fato pessoas que somam e que nos enobrecem.

Responda para si mesmo:

v  Tenho amigos chegados que negam a fé em Cristo e a santidade?

v  O quanto tenho me deixado influenciar por meu amigos que  não temem a Deus?

v  Ore agora e tome decisões em relação a todos os que têm sido uma influencia negativa em sua vida. Ore por eles e seja uma influencia positiva de exemplo para eles.


Editor: Isidro Neto: Foto da Internet e Vídeo do Youtube

domingo, 19 de agosto de 2018

Série: Influências Perigosas - Influenciados pelo Inimigo, uma proposta tentadora!!! Por Isidro Neto





E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Gênesis 3:1-6

                   Influenciar no Dicionário significa: “induzir (alguém) a fazer alguma coisa, a se comportar de determinada maneira ou a pensar de um determinado modo; deixar-se influenciar por: um governante capaz de influenciar multidões; um sujeito que se influencia com o dinheiro.Ocasionar ou ser alvo de modificações (físicas ou intelectuais): o carater influencia comportamentos; os pais agem juntos e se influenciam na educação de seus filhos; a Lua influencia as marés. “ (www.dicio.com.br)     
          
                   Adão e Eva não foram os primeiros a serem influenciados por satanás, antes deles temos o registro da rebelião de Lúcifer no céu e sua influencia em milhares de anjos, que sucumbiram a as suas artimanhas e aceitarão afrontar o Criador. O profeta Ezequiel descreveu-o assim:

“Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura... 
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.

Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.

Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que ..."
.
                     O Profeta Isaías, fala também sobre sua queda e transformação de anjo de luz para mensageiro das trevas:

“Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
Isaías 14:12-15

             Adão e Eva estavam diante do mais experiente e perspicaz, das criaturas inteligentes da historia do mau. Não seria fácil eles não serem enganados e influenciados para afrontar o Criador. Alguns elementos podem ser observados nesse instante da história do homem:

               Primeiro, homem e mulher foram criados de tal modo que Deus, declarou que “era bom”. Havia todas as condições de praticarem o que era do agrado do seu criador, mas eles se deixaram influenciar pelas palavras persuasivas do Inimigo.

              Segundo, o inimigo preparou o ambiente adequado a sua investida... Eva estava sozinha e satanás ataca, como um caçador inteligente, encurrala a presa, e questiona suas crenças, o nível aqui é a razão, a mente dela. Ele tenta confundir com uma argumentação que parecia fazer sentido.  “Não foi assim que Deus disse?”

              Terceiro, em seguida ele perturba sua paz interior e ataca as emoções de Eva. Tenta convencer a mulher que Deus não é tão bom quanto parece, pois não lhes deu tudo o que poderia ter dado, mas ela poderia conseguir. “Sereis como Deus, conhecendo o bem e o mau”. A mulher é convencida de que tudo o que Deus havia lhes proporcionado, era insuficiente. Sugerindo que Deus estava lhes privando de serem maiores do que eram, de serem como Ele mesmo. A ganância estava sendo despertada e ela sucumbi a tentação.

“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.”  (V.

  Eva foi vencida em sua mente e emoções e influenciou seu marido a confrontar a Deus... Toda aquela argumentação diabólica passou a fazer sentido, inclusive para Adão. Eram criaturas perfeitas, formosas, inteligentes, mas não foram capazes de recusar a sugestão do maligno. Pedro, sabia bem o que era isso, ele mesmo tinha cedido a influencia do satanás e negado o Senhor Jesus Cristo. Ele pode afirmar, aos crentes da dispersão:

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. 1 Pedro 5:8,9

                 Jesus Cristo, ele mesmo foi tentado pessoalmente por satanás. Com a mesma conversinha de antes, o inimigo tentar levar o nosso Senhor a rebelar-se contra o Pai. Mateus 4.

“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo...
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.
Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galiléia; (
Mateus 4:1-12)

               Jesus mostra-nos como vencer o maligno em suas argumentações maliciosas e tentavas de nos transformar em inimigos de Deus. As armas de nossa defesa e vitorias não são carnais, disse Paulo:

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
2 Coríntios 10:4,5

   Só há uma coisa que nos afasta de Deus, é o pecado (Is. 59:1-2)! Satanás sabe disso, e suas artimanhas em todas os tempos é conduzir as criaturas de Deus a um estado de culpa e condenação. O pecado nos faz filhos de Satanás, João, o discípulo amado, vai dizer:

“Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. 1 João 3:8


Como vimos acima, Satanás quer tudo o que pertence a Deus, oferece até o que não tem para nos convencer a todos quanto puder a afrontarem a Deus e sair de sua proteção. Ele quer a sua vida, a sua alma e sua desobediência. Para isso vai usar todas as suas artimanhas e influências.

Talvez hoje você ache que tem motivos para rejeitar, afrontar e se tornar inimigo de Deus e da cruz de Cristo. Talvez você esteja questionando a Deus sobre sua falta de emprego, sua falta de Saúde, sua falta de amor, e até do conforto de Deus, por causa de perdas e traumas do passado. Mas não se deixe influenciar por Satanás, reafirme seu amor incondicional por Deus e confie em sua soberania. Não se deixe seduzir para o mal. Lembremos o que João escreveu:

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
1 João 5:18,19

Responda para você mesmo:

v  Quais têm sido as áreas em que o inimigo tenha estado tentando seduzi-lo para leva-lo a inimizade com Deus?

v  Deus falou pra Cain, “pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar”. Gênesis 4:7. Você tem estado firme e alicerçado na obediência ou já têm sucumbido às artimanhas do tentador?

v  Espire fundo e com calma, ore ao Pai par que ele lhe capacite a resistir “no dia mal”. Confie a Deus tudo o que você é, tudo o que tem; sua família, seu amigos, seus bens... consagre agora em oração ao Senhor.



Editorial: Isidro Neto: Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Exposição em Êxodo ( ... É tempo de ... vivermos plenamente o Sinai da presença do Senhor”) Por Willes Josè da Silva




“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.”


Êxodo 19:5,6

BOM DIA

Leia Êxodo 19.1 a 6: Três meses após a saída de Israel do Egito, finalmente chegaram ao monte do Senhor onde iriam prestar-lhe culto. Refidim ficou para trás e agora Deus revela um aspecto do exercício da sua soberania que traz luz a tudo o que aconteceu até então e ao que ainda havia de vir.

         A água retirada da Rocha em Refidim e a peleja contra Amaleque ficaram para trás. O povo agora está diante do Sinai aguardando qual seria o próximo passo a dar. Não cabia neste momento a preocupação com as necessidades físicas e nem com os inimigos com que ainda teriam que batalhar. Este é o monte do Senhor. Ali o Senhor falará. Todas as outras coisas perante tal expectativa se tornam insignificantes. Quando o Senhor fala, os montes se estremecem. Perante a voz do Senhor toda a Terra se emudece. É o Deus santo que está falando. O Criador e sustentador do Universo, cuja majestade e dignidade são inconcebíveis para a mente humana. Diante de tal resplendor qualquer outra coisa se torna infinitamente menor. Hoje vou cultuar e ouvir ao Senhor. Não tenho tempo e não quero me preocupar com outras coisas a não ser estar diante dEle para, com um coração humilde e também maravilhado, contemplar a sua grandeza e ouvir a sua voz. 

Que privilégio nós temos de fazer parte de um povo que pode experimentar tal coisa!

              Qual foi a última vez que nos extasiamos ante a contemplação da majestade santa de Deus?
       Será que as nossas ínfimas necessidades físicas, emocionais, sentimentais ou espirituais (muitas vezes são meros desejos) têm desviado o nosso olhar para nós mesmos e com isso deixamos de olhar para o Senhor e apreciar toda sua beleza e santidade?
             A nossa preocupação com as batalhas que ainda estão por vir ou com os inimigos ainda a serem enfrentados tem roubado de nós a adoração devida a Deus?

É tempo de deixarmos Refidim para trás e vivermos plenamente o Sinai da presença do Senhor.

         Neste contexto de adoração, o Senhor revela como agiu soberanamente em relação ao povo hebreu. Para se fazer entender, Deus usa expressões como: “o que fiz”, “vos levei” e “vos cheguei”. Fica evidente que toda a ação do Senhor em prol dos hebreus foi devido à sua escolha soberana.
 Aquele povo não fez por merecer, mas pela sua graça ele o separou para que fosse sua propriedade peculiar. Aliás, a mesma graça que separou, também evitou que eles fossem destruídos pelos repetidos atos de rebeldia.

      A graça de Deus também apontou o propósito para a existência deles: seriam “reino de sacerdotes” e “nação santa”. Que privilégio ser escolhidos por Deus para que o representemos e o divulguemos perante os povos. Ser uma nação separada dentre tantas é um presente que somente a soberania de Deus pode nos proporcionar. Não podemos questioná-lo já que toda a terra é do Senhor e tudo Ele faz como lhe apraz. Por isso, o que podemos fazer, já que agora é tempo de cultuá-lo, é nos quedarmos e oferecer-lhe eternas ações de graças. Obrigado Jesus por nos proporcionar esta maravilhosa possibilidade!!

“Alegrei-me com os que me disseram: “Vamos à casa do Senhor”! " Salmos 122:1


Editorial: Isidro Neto: Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Exposição em Êxodo ( Questão de Gestão no Reino de Deus -“...Conhecimento de Deus e uma sabedoria prática....”) Por Willes Josè da Silva




“E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez;” Êxodo 18:21

BOM DIA!!

Releia Êxodo 18.13 a 27: Principalmente no meio batista tem-se discutido muito formas ou meios para que uma igreja cresça. Embora não seja esse o discurso, muitos assumem a disposição de usar meios e recursos para que sua igreja aumente seu número de membros. Há muito se tem permitido entrar na igreja modelos de administração e gestão que pouco aproxima o rebanho de uma fé enraizada e o levado a uma devoção piedosa. Vemos neste momento da história hebraica uma orientação que não se enquadra em muitas dessas linhas de condução da igreja.

         Jetro soube como poucos entrelaçar uma fé que há não muito tempo foi aprofundada através do conhecimento de Deus com uma sabedoria prática de um homem já habituado com liderança. Através da observação do que estava acontecendo, ele propôs uma estratégia para amenizar o sofrimento do povo e também do próprio Moisés que tinha que julgar todas as questões. Essa sobrecarga do líder não era benéfica para ninguém. Cedo ou tarde o peso se faria sentir e isso acabaria por levar a um desfalecimento ou desânimo de ambos. Por parte do líder, por sentir que seus esforços não estavam surtindo os efeitos desejados por não conseguir dar conta de toda a demanda. Por outro lado, por parte do povo, por não se considerar bem atendido e não ter o acompanhamento devido do seu líder. Ao constatar tal pendência, Jetro propôs que Moisés dividisse o povo em grupos e estabelecesse “cabeças” sobre cada um. Assim, esses homens com autoridade delegada, poderiam julgar causas menores e aliviar o peso sobre Moisés possibilitando que ele investisse mais o seu tempo na oração e ensino dos estatutos e leis do Senhor. Mas, antes que alguém pudesse pensar que esta é somente mais uma estratégia de gestão, o versículo 23 coloca uma condição que a distingue de qualquer outra: “e assim Deus to mandar”.

         Esse é o grande diferencial. Infelizmente muitos têm procurado imitar técnicas e meios porque simplesmente veem que dão certos em outras igrejas. Não procuram ouvir de Deus se é realmente o que Ele deseja para o seu grupo. Embora a proposta de Jetro estivesse cheia de sabedoria, isso por si só não era justificativa suficiente para que fosse posta em prática. A vontade do Senhor é o que deve prevalecer. Isso exige seriedade, fidelidade e sensibilidade do líder para entender de Deus o que é o melhor para o seu rebanho.

         Outro diferencial importante foram as orientações oferecidas por Jetro sobre as qualificações dos líderes de grupos: capazes, tementes a Deus, homens de verdade e que aborrecessem a avareza. Não se veem aqui qualificações técnicas, exigência de alguma titularidade ou aperfeiçoamento em algum curso. A visão predominante não é a de uma empresa, mas a de uma agência do Reino do Senhor. Por isso, os valores do Reino devem prevalecer. São qualidades espirituais antes de qualquer atributo humano

       Quantas vezes somos tentados a enxergar a obra do Senhor com olhos humanos e, humanamente, passamos a procurar homens e mulheres que possuam características que, de acordo com o nosso entendimento, seriam as mais adequadas para a liderança. Tantas dessas vezes vemos nossas expectativas frustradas porque não buscamos nestas pessoas as qualidades espirituais tão bem mencionadas neste texto e repetidas em Atos 6.3, 1 Timóteo 3.1-7 e Tito 1.6-9. Que Deus nos ajude a sermos fiéis não somente em fazer a sua vontade, mas também em fazê-la da maneira como ele deseja.
Medite nisso!


Editor: Isidro Neto, Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Exposição em Êxodo (“... Parâmetros para a identificação de uma liderança saudável....”) Por Willes José da Silva



“E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez;Êxodo 18:21

BOM DIA!!

Leia Êxodo 18.13 a 27: Mesmo por um período breve, o tempo de Jetro com Moisés foi significativo e trouxe uma importante contribuição para atenuar o fardo da liderança do seu genro,  bem como parâmetros para a identificação de uma liderança saudável.

         Jetro pareceu ser uma daquelas visitas que nunca queremos que vá embora. Ele era capaz de ouvir, ser empático, apontar para a glória de Deus e dar conselhos sábios. Como nós, crentes no Senhor Jesus, precisamos de pessoas assim em nossas vidas! Como é importante encontrar alguém que nos ouça sem nos interromper para promover alguma característica pessoal dela ou algo que fez ou deixou de fazer! Essas pessoas não só são capazes de ouvir, mas também de chorar e se alegrar conosco. Isso tudo sem buscar o afago do pecado e a cumplicidade que ele gera mas que não é a marca de uma verdadeira amizade. Com isso, esse relacionamento glorifica ao Senhor e não encontra impedimento para que os dois, mentor e discípulo, prestem culto ao Senhor. Esse é um contexto em que os bons conselhos brotam fertilmente porque a presença de Deus se faz sentir e a sensibilidade que o Espírito Santo promove enche os corações de compreensão e sinceridade. Foi nessa situação que Jetro vendo o difícil labor de Moisés e do povo para buscar a orientação de Deus para as diversas questões comunitárias, deu uma importante orientação para Moisés. Com isso, ele poderia ter mais tempo para orar e ensinar os estatutos de Deus para o povo (v.19). Muito parecido com o que vemos em Atos 6 quando o diaconato foi instituído para que os Apóstolos tivessem mais tempo para a Palavra do Senhor. Moisés prontamente reconheceu o valor daquela orientação e a colocou em prática.
         Dirigido por Deus, Jetro não somente ofereceu a proposta de delegação de deveres, mas também trouxe as características que aqueles líderes deveriam apresentar:

·      Homens capazes – com qualidades inerentes de liderança;

·    Tementes a Deus – Que se preocupam em buscar ao Senhor, sabedores que a Ele prestarão contas de suas decisões e ações;

·     Homens de verdade – corajosos e audazes, que não “refugam” quando reconhecem a verdade e precisam confrontar as pessoas apontando-lhes o erro e julgando imparcialmente as questões;

·      Que aborrecem a avareza – pessoas que não tem o coração nas riquezas e não buscam algum tipo de vantagem pessoal. Confiam em Deus para o seu sustento e são liberais com os recursos que Deus tem lhes dado.

      Essas características trazidas por Jetro foram reiteradas no Novo Testamento quando da escolha das lideranças das igrejas e, ainda hoje, precisam ser observadas. Medite nisso!

UM BOM DIA A TODOS!