Translate

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Exposição em Êxodo ( ... É tempo de ... vivermos plenamente o Sinai da presença do Senhor”) Por Willes Josè da Silva




“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.”


Êxodo 19:5,6

BOM DIA

Leia Êxodo 19.1 a 6: Três meses após a saída de Israel do Egito, finalmente chegaram ao monte do Senhor onde iriam prestar-lhe culto. Refidim ficou para trás e agora Deus revela um aspecto do exercício da sua soberania que traz luz a tudo o que aconteceu até então e ao que ainda havia de vir.

         A água retirada da Rocha em Refidim e a peleja contra Amaleque ficaram para trás. O povo agora está diante do Sinai aguardando qual seria o próximo passo a dar. Não cabia neste momento a preocupação com as necessidades físicas e nem com os inimigos com que ainda teriam que batalhar. Este é o monte do Senhor. Ali o Senhor falará. Todas as outras coisas perante tal expectativa se tornam insignificantes. Quando o Senhor fala, os montes se estremecem. Perante a voz do Senhor toda a Terra se emudece. É o Deus santo que está falando. O Criador e sustentador do Universo, cuja majestade e dignidade são inconcebíveis para a mente humana. Diante de tal resplendor qualquer outra coisa se torna infinitamente menor. Hoje vou cultuar e ouvir ao Senhor. Não tenho tempo e não quero me preocupar com outras coisas a não ser estar diante dEle para, com um coração humilde e também maravilhado, contemplar a sua grandeza e ouvir a sua voz. 

Que privilégio nós temos de fazer parte de um povo que pode experimentar tal coisa!

              Qual foi a última vez que nos extasiamos ante a contemplação da majestade santa de Deus?
       Será que as nossas ínfimas necessidades físicas, emocionais, sentimentais ou espirituais (muitas vezes são meros desejos) têm desviado o nosso olhar para nós mesmos e com isso deixamos de olhar para o Senhor e apreciar toda sua beleza e santidade?
             A nossa preocupação com as batalhas que ainda estão por vir ou com os inimigos ainda a serem enfrentados tem roubado de nós a adoração devida a Deus?

É tempo de deixarmos Refidim para trás e vivermos plenamente o Sinai da presença do Senhor.

         Neste contexto de adoração, o Senhor revela como agiu soberanamente em relação ao povo hebreu. Para se fazer entender, Deus usa expressões como: “o que fiz”, “vos levei” e “vos cheguei”. Fica evidente que toda a ação do Senhor em prol dos hebreus foi devido à sua escolha soberana.
 Aquele povo não fez por merecer, mas pela sua graça ele o separou para que fosse sua propriedade peculiar. Aliás, a mesma graça que separou, também evitou que eles fossem destruídos pelos repetidos atos de rebeldia.

      A graça de Deus também apontou o propósito para a existência deles: seriam “reino de sacerdotes” e “nação santa”. Que privilégio ser escolhidos por Deus para que o representemos e o divulguemos perante os povos. Ser uma nação separada dentre tantas é um presente que somente a soberania de Deus pode nos proporcionar. Não podemos questioná-lo já que toda a terra é do Senhor e tudo Ele faz como lhe apraz. Por isso, o que podemos fazer, já que agora é tempo de cultuá-lo, é nos quedarmos e oferecer-lhe eternas ações de graças. Obrigado Jesus por nos proporcionar esta maravilhosa possibilidade!!

“Alegrei-me com os que me disseram: “Vamos à casa do Senhor”! " Salmos 122:1


Editorial: Isidro Neto: Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário