Translate

domingo, 19 de agosto de 2018

Série: Influências Perigosas - Influenciados pelo Inimigo, uma proposta tentadora!!! Por Isidro Neto





E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Gênesis 3:1-6

                   Influenciar no Dicionário significa: “induzir (alguém) a fazer alguma coisa, a se comportar de determinada maneira ou a pensar de um determinado modo; deixar-se influenciar por: um governante capaz de influenciar multidões; um sujeito que se influencia com o dinheiro.Ocasionar ou ser alvo de modificações (físicas ou intelectuais): o carater influencia comportamentos; os pais agem juntos e se influenciam na educação de seus filhos; a Lua influencia as marés. “ (www.dicio.com.br)     
          
                   Adão e Eva não foram os primeiros a serem influenciados por satanás, antes deles temos o registro da rebelião de Lúcifer no céu e sua influencia em milhares de anjos, que sucumbiram a as suas artimanhas e aceitarão afrontar o Criador. O profeta Ezequiel descreveu-o assim:

“Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura... 
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.

Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.

Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que ..."
.
                     O Profeta Isaías, fala também sobre sua queda e transformação de anjo de luz para mensageiro das trevas:

“Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
Isaías 14:12-15

             Adão e Eva estavam diante do mais experiente e perspicaz, das criaturas inteligentes da historia do mau. Não seria fácil eles não serem enganados e influenciados para afrontar o Criador. Alguns elementos podem ser observados nesse instante da história do homem:

               Primeiro, homem e mulher foram criados de tal modo que Deus, declarou que “era bom”. Havia todas as condições de praticarem o que era do agrado do seu criador, mas eles se deixaram influenciar pelas palavras persuasivas do Inimigo.

              Segundo, o inimigo preparou o ambiente adequado a sua investida... Eva estava sozinha e satanás ataca, como um caçador inteligente, encurrala a presa, e questiona suas crenças, o nível aqui é a razão, a mente dela. Ele tenta confundir com uma argumentação que parecia fazer sentido.  “Não foi assim que Deus disse?”

              Terceiro, em seguida ele perturba sua paz interior e ataca as emoções de Eva. Tenta convencer a mulher que Deus não é tão bom quanto parece, pois não lhes deu tudo o que poderia ter dado, mas ela poderia conseguir. “Sereis como Deus, conhecendo o bem e o mau”. A mulher é convencida de que tudo o que Deus havia lhes proporcionado, era insuficiente. Sugerindo que Deus estava lhes privando de serem maiores do que eram, de serem como Ele mesmo. A ganância estava sendo despertada e ela sucumbi a tentação.

“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.”  (V.

  Eva foi vencida em sua mente e emoções e influenciou seu marido a confrontar a Deus... Toda aquela argumentação diabólica passou a fazer sentido, inclusive para Adão. Eram criaturas perfeitas, formosas, inteligentes, mas não foram capazes de recusar a sugestão do maligno. Pedro, sabia bem o que era isso, ele mesmo tinha cedido a influencia do satanás e negado o Senhor Jesus Cristo. Ele pode afirmar, aos crentes da dispersão:

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. 1 Pedro 5:8,9

                 Jesus Cristo, ele mesmo foi tentado pessoalmente por satanás. Com a mesma conversinha de antes, o inimigo tentar levar o nosso Senhor a rebelar-se contra o Pai. Mateus 4.

“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo...
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.
Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galiléia; (
Mateus 4:1-12)

               Jesus mostra-nos como vencer o maligno em suas argumentações maliciosas e tentavas de nos transformar em inimigos de Deus. As armas de nossa defesa e vitorias não são carnais, disse Paulo:

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
2 Coríntios 10:4,5

   Só há uma coisa que nos afasta de Deus, é o pecado (Is. 59:1-2)! Satanás sabe disso, e suas artimanhas em todas os tempos é conduzir as criaturas de Deus a um estado de culpa e condenação. O pecado nos faz filhos de Satanás, João, o discípulo amado, vai dizer:

“Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. 1 João 3:8


Como vimos acima, Satanás quer tudo o que pertence a Deus, oferece até o que não tem para nos convencer a todos quanto puder a afrontarem a Deus e sair de sua proteção. Ele quer a sua vida, a sua alma e sua desobediência. Para isso vai usar todas as suas artimanhas e influências.

Talvez hoje você ache que tem motivos para rejeitar, afrontar e se tornar inimigo de Deus e da cruz de Cristo. Talvez você esteja questionando a Deus sobre sua falta de emprego, sua falta de Saúde, sua falta de amor, e até do conforto de Deus, por causa de perdas e traumas do passado. Mas não se deixe influenciar por Satanás, reafirme seu amor incondicional por Deus e confie em sua soberania. Não se deixe seduzir para o mal. Lembremos o que João escreveu:

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
1 João 5:18,19

Responda para você mesmo:

v  Quais têm sido as áreas em que o inimigo tenha estado tentando seduzi-lo para leva-lo a inimizade com Deus?

v  Deus falou pra Cain, “pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar”. Gênesis 4:7. Você tem estado firme e alicerçado na obediência ou já têm sucumbido às artimanhas do tentador?

v  Espire fundo e com calma, ore ao Pai par que ele lhe capacite a resistir “no dia mal”. Confie a Deus tudo o que você é, tudo o que tem; sua família, seu amigos, seus bens... consagre agora em oração ao Senhor.



Editorial: Isidro Neto: Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário