Translate

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Exposição em Êxodo (“...a importância de um forte testemunho....”) Por Willes Josè da Silva



"Ora Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo, como o SENHOR tinha tirado a Israel do Egito." 

Êxodo 18:1

BOM DIA!!

Releia Êxodo 18. 1 a 12: Jetro é uma figura um tanto curiosa que surge nos textos bíblicos. O que Moisés fez e a reação que Jetro teve mostram a importância de um forte testemunho para não somente os descrentes, mas também para crentes.

         A vinda de Jetro, sogro de Moisés, foi muito importante para ele. A Bíblia relata que Jetro era sacerdote de Midiã. Esta era uma cidade relacionada a práticas idólatras. Então, como Jetro foi tão bem recebido? Não há evidências explícitas, mas fica inferido que, embora morador desta cidade, ele era sacerdote do Deus verdadeiro. Como Melquisedeque em Gênesis 14.8, encontramos outro sacerdote do Deus altíssimo antes mesmo do ofício sacerdotal ser regulamentado. Isso significa que Deus já estava trabalhando com outros povos há muito tempo. O Senhor é o Deus de todos os povos. Todos os povos, nações e línguas são conclamados para a sua adoração. Como Deus faz isso não sabemos, mas Ele não deixa os povos nas trevas da condenação sem que se levante um mensageiro que irá representá-lo e fazê-lo conhecido. Como manifestação de sua alegria, Jetro fez holocausto e sacrifícios para Deus. Arão e os anciãos de Israel participaram desse momento de alegria. Esse também foi um reconhecimento da atividade sacerdotal de Jetro perante o Deus altíssimo.

         Ao encontrar seu sogro, Moisés pôs-se rapidamente a testemunhar-lhe do que Deus havia feito. Como deve ter sido bom para Moisés ter a oportunidade de compartilhar com alguém os caminhos que o seu serviço a Deus tomou e a forma como o Senhor o tinha abençoado! Com certeza isto serviu de renovo para o líder. 

         Por outro lado, vemos seu sogro se alegrando, glorificando a Deus e declarando outro nível de conhecimento do Senhor. Este é o poder do testemunho também entre crentes. Essa prática muitas vezes negligenciada na vida da igreja serviu durante todos os tempos bíblicos para fortalecimento, edificação e estímulo. 

      O Apóstolo Paulo em suas cartas não cansava de descrever o que estava acontecendo no meio de alguns povos pelo poder do Evangelho para alegria e estímulo de outros crentes. O testemunho também desperta para o louvor e para um conhecimento mais aprofundado de Deus. 

    Ao ouvir relatos das ações poderosas do Senhor, Jetro irrompeu em declarações de louvor pelo que o Senhor tinha feito, mas também declarou que agora conhecia a Deus melhor. 

       O testemunho verdadeiro aponta para Deus, fazendo-o conhecido e glorificado. Temos muito a contar do que Deus tem feito em nossas vidas. Assim poderemos alcançar outros, edificando vidas ou até mesmo levando-as a desejar ter um relacionamento com o Deus vivo.
Medite nisso!

Editorial: Pr. Isidro Neto: Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário