Translate

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

O Esconderijo do Altíssimo! O Próprio Altíssimo - Por Isidro Neto



“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Salmos 91:1

O exercício da fé no verdadeiro Deus, nos conduz a uma condição singularmente especial diante de nossa própria existência! Corações cheios de amor pelo Senhor de toda a existência nos céus e na terra, faz de cada um de nós pessoas com um status privilegiado diante do altíssimo. 
“O que habita no esconderijo do altíssimo”. O Salmista, bem provavelmente Moisés, nos trás o mais belo, significativo canto de paz que alguém já escreveu! O termo habitação sugeri permanência, estabilidade, intimidade relacionamento, harmonia, comunhão e aliança...
Sim, vejo nesse salmo do abrigo e proteção, aspectos que me arrebatam e torna-me completamente seguro e em paz completa e radiante.

Primeiro, vejo aliança que se fez entre “aquele”, o que habita no “esconderijo”, com o próprio “esconderijo”. “Aquele”, sou eu, é você e o “esconderijo” que é próprio Deus. Que momento lindo, foi o momento em que tivemos nossos corações cativados por Ele. Ouvimos sua doce voz que nos encantou e nos guiou a redenção já preparada por Ele mesmo para nós. Seu agradável Espirito revelou nossa culpa, também sua justiça e de modo irresistível não conseguimos recusar tão grande amor e reconciliação. O apóstolo Paulo vai descrever esse momento com maestria e delicadeza, em Romanos 5:8-11.

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

Segundo, vejo relacionamento. Este relacionamento promovido por nossa reconciliação com Ele (nosso esconderijo), nos exclui de toda a insegurança a que estávamos expostos por causa do pecado. Aos Efésios Paulo vai esclarecer:
“Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.” (Ef. 2:13-16).

Terceiro, intimidade, Recebemos esse acesso de intimidade pela reconciliação. Ter intimidade com Deus, é conhece-lo profundamente, passar tempo com ela, saber o que ela gosta, o que ela quer. Para ter intimidade com Ele, é preciso passar tempo com Ele. Orando, lendo a Sua Palavra, esperando para ouvir a Sua voz. Quando desfrutamos da intimidade com Deus, somos mais fortes, ficamos mais preparados para enfrentar as batalhas da vida. “A sombra do onipotente” há descanso e refrigério. Nada nos faz temer nem mesmo a dor ou angustias, pois nada nos separa do amor dele por nós. (Rm. 8:35-39). O salmista, no salmo 42:1,2, nos ensina a como devemos nos sentir sem a intimidade com o Senhor, o nosso “esconderijo”.

“Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?”

       Quarto, vejo comunhão continua ininterrupta com Deus. É nossa amizade  e harmonia com ele. Deus quer ter comunhão conosco, mas o pecado nos separou de Deus. Por isso, Deus enviou seu filho Jesus para tirar nossos pecados e nos reconciliar com ele. Agora quem aceita Jesus como seu salvador pode ter comunhão com Deus! Lemos: Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. (1 Co. 1:9). E, Poder desfrutar da segurança do esconderijo. Proteção do próprio Deus. Ele mesmo cuidar e nos guarda de em todas as circunstâncias, mesmo nos tempos mais difíceis do nosso viver. O Profeta Isaias, nos transmitiu da parte do nos esconderijo fiel:

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. (Is. 41:10)


            Nada nos transmite mais segurança do que saber que Deus está conosco. Quando temos essa noção, tudo fica mais fácil, porque sabemos que não estamos sozinhos.
Deus está sempre conosco, de braços abertos para nos receber, mas o problema é que muitas vezes nós, perdemos essa noção dessa realidade e não estamos desfrutando conscientemente e nos deixamos fragilizar pelo inimigo que ruge como leão (1 pe. 5:8) e que já teve o seu território dominado pelo Leão de Judá (Jesus Cristo).   Frequentemente nos afastamos de Deus, viramos as costas e não sabemos porque as coisas na nossa vida não vão bem.

Mas se Deus está comigo, por que coisas más acontecem? Questionamos não poucas vezes em nossas aflições. O fato de Deus estar conosco não significa que nunca vamos ter aflições. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.(João 16:33). Por vezes vamos passar por dificuldades, mas isso não significa que Deus nos abandonou. No meio dos desafios e aflições, Deus está presente e nos ajuda a suportar. Quando perseveramos nos maus momentos, ganhamos maturidade e crescemos na nossa vida espiritual. A vida é feita de degraus ou ciclos, devemos ficar firmes onde estamos, mantendo nossa fé inabalável, sabendo que logo ouviremos:

 “Diga o povo que marche”, assim com o povo de Deus no deserto. Devemos estar atentos a direção e o mover de Deus, sempre contando com seu cuidado terno diário em nossas vidas.

“Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso.” (Juizes 6:12)


Ore ao Senhor e desfrute agora da benção de poder viver essa aliança de amor com Ele; de ter essa comunhão ininterrupta, e essa intimidade transformadora por causa da reconciliação que ele mesmo realizou por seu Filho, Jesus Cristo.


Editorial: Isidro Neto: Imagem da Internet e Vídeo do Youtubbe

Nenhum comentário:

Postar um comentário