Translate

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Ensinando a criança a orar: PARTE 2 - Estratégias para pequenos grupos - Helenrose Rocha - Pedagoga e Escritora



Ensinando a criança a orar: PARTE 2 - Estratégias para pequenos grupos

Facebook: fb.com/helenroseEscritora
Instagram: @helenroseconta
email : helenrose.rocha@outlook.com

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O Filho Perdido (A Parábola) (Parte 4/4) Escrito por Jabesmar A. Guimarães

O Filho Perdido (A Parábola)

(Parte 4/4)

Escrito por 
Voltemos a história que Jesus contou, nos deixamos o jovem indo para casa. Talvez ele tenha pensado qual seria a reação do seu pai. Será que ele o aceitaria de volta?
“Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.”  Lucas 15:22-24
V. PERDÃO E RESTAURAÇÃO TOTAL (22-24)
Aquele jovem não mediu esforços. Fico pensando no texto que diz que ele havia ido para um lugar distante (v.13). Como voltar para casa? Longe de casa, sem amigos, sem dinheiro... realmente a volta não seria nada fácil. Suponho que ele tenha feito o caminho de volta a pé. Mas o esforço foi recompensado. Pois ele não desistiu no meio do caminho. Foi até o fim!
Ao ver seu filho vindo pelo caminho o pai correu e o recebeu com abraços e beijos. Ouviu a confissão do filho que nem mesmo pode acabá-la. Chamou os servos e deu ordens para que trouxessem roupas, calçado e um anel. A seguir mandou matar um boi para fazer um churrasco para festejar o retorno do filho para casa. O jovem foi restaurado ao lugar de filho. Agora recebera de volta o que na sua rebeldia havia desprezado. A melhor roupa e o anel eram um sinal de posição. Na sua condição de mendigo o filho andava descalço. Isso era uma condição dos escravos. A sandália indicaria que ele era um homem livre. O novilho cevado era um animal cuidadosamente tratado e separado para uma ocasião muito especial. Ele recebe o seu filho como alguém muito querido que houvesse morrido e que agora ressucitara.
Assim termina a história desse jovem aventureiro, que dessa vez teve um final feliz. Contudo faz bem lembrar que nem sempre é assim.
VI. APLICAÇÃO
Para encerrar gostaria de tentar aplicar a nós o que acabamos de ver. Quero me dirigir a você que é filho. Será que você também não está na situação que aquele jovem esteve. Você é filho e, quem sabe, até mesmo já foi ativo na casa do Pai. Já desfrutou da Sua gostosa companhia, experimentou sua bondade, mas um dia também resolveu "sair de casa" e se afastou do Pai. Decidiu ser livre. Agora está espiritualmente arruinado, a vida tornou-se uma roda viva que conduz a sua alma por caminhos espinhosos. Talvez você já tenha caído em si e até feito planos para voltar ao lar paterno, só que, ao contrário do jovem, nunca tomou uma atitude.
Hoje é o dia para você receber o abraço do Pai Celeste que durante todo este tempo está a esperar que você volte. Não perca mais tempo, chega de viver esta vida medíocre. Lembre-se que quanto mais longe você for, tanto mais difícil será o retorno. Quanto mais tempo passar, tanto mais você se enredará em dificuldades que o atrapalharão a voltar.
Agora gostaria de me dirigir a você que nunca entregou a sua vida ao Senhor Jesus. Você que ainda está vivendo longe de Deus. Quando a humanidade decidiu viver independente de Deus Ele respeitou esta decisão. Mas para os que chegam a conclusão que a vida sem Deus os leva a um chiqueiro existencial, Ele preparou um caminho de volta.
Diz-nos a sua Palavra que Ele enviou o seu próprio Filho para nos conduzir de volta a Ele. Jesus mesmo se apresentou como O Caminho, A Verdade e A vida (Jo 14:6). Quer deixar de ser um rebelde e receber o perdão do Pai Eterno? Reconheça sua rebeldia, confesse que até hoje tem vivido independente de dEle mas que quer mudar.
Hoje Jesus pode te dar uma vida nova, vida diferente, vida espiritual, vida abundante. Saia deste chiqueiro existencial, você foi feito para viver no céu, para viver com Deus. Foi para isso que Jesus morreu na cruz, lá Ele pagou a nossa dívida. Através de Cristo você pode voltar a viver com e para Deus. Entregue-se Agora mesmo ao Senhor Jesus.
Assim como houve alegria nas parábolas da ovelha e da moeda perdida, Jesus afirma que também no céu há alegria quando alguém se arrepende e se volta para Deus (Lc 15:7,10). Chega de perder tempo, venha para Deus hoje! Ele te espera.


O Filho Perdido (A Parábola) (Parte 3/4) Escrito por Jabesmar A. Guimarães

O Filho Perdido (A Parábola)

(Parte 3/4)

Escrito por 

“...E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se" (lucas 15:20-24)

Toda esta história me faz lembrar outro filho ingrato. Bem no começo da história da humanidade houve uma situação parecida. Quero fazer um parêntese e trazê-la a nossa mente.
Diz a Bíblia que Deus fez um lindo jardim e nele colocou os nossos pais, Adão e Eva. Ali eles tinham tudo que necessitavam e ainda desfrutavam a companhia de Deus que todas as tardes vinha conversar com eles. Uma beleza! Uma casa e um Pai maravilhoso que cuidava de todas as suas necessidades.
Um belo dia Satanás conseguiu lançar a insatisfação no coração do casal. O fez pensar na possibilidade de serem donos de si. Nada mais de prestar contas ao Pai, poderiam fazer o que quisessem. Ele os convenceu a comer uma determinada fruta que lhes daria ciência do bem e do mal. Assim eles desobedeceram ao pedido explicito de Deus para que não comessem daquela fruta e passaram, eles e sua descendência, a ser pecadores.
Foram expulsos do jardim e não podiam mais desfrutar a companhia do Pai. Saíram de casa e a sua tão almejada liberdade os levou a situações das mais terríveis.
Mas se você pensa, como alguns dizem, que Deus "criou todo este caso" por causa de uma fruta, quero lhe dizer algo. O problema não foi tanto a fruta, e sim a atitude por traz do ato. A intenção era ser igual a Deus (Gn 3:5), ter o conhecimento que Deus tem. Foi este o pecado dos nossos pais, quiseram usurpar o lugar de Deus, ocupar o lugar do Criador. Este também tem sido o pecado de toda a humanidade. Todos querem ser o seu próprio deus.
Não preciso me esforçar muito para provar que há algo errado com o mundo. É só abrir os jornais que vemos isto. É só olharmos para nós mesmos que notamos que há algo errado conosco. Foi nesta situação que a busca pela liberdade nos levou. Liberdade sem Deus leva a escravidão nas suas mais variadas formas. QUAL É A SUA ESCRAVIDÃO? Muitos ainda estão longe de Deus, alienados da sua graça.

http://www.jabesmar.com.br/index.php/evangelismo/32-o-filho-perdido-a-parabola; Vídeo do youtube; imagem da internet.

O Filho Perdido (A Parábola) (Parte 2/4) Escrito por Jabesmar A. Guimarães


O Filho Perdido (A Parábola)

(Parte 2/4)

Escrito por 
"... Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada . Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores...” (Lucas 15:14-19).
...”
Assim ele passa para uma nova fase da sua vida:
III. COLHENDO O QUE PLANTOU (14-16)
Acabou-se o dinheiro do rapaz e ele começa a passar necessidades extremas. Então a solução foi procurar um emprego para poder sobreviver. Procurou, mas naquele país estrangeiro ele só servia para tomar conta de porcos. Este foi o emprego que conseguiu: Gerente de Chiqueiro. O prêmio da liberdade sem responsabilidade, sem parâmetros, sem limites pré-estabelecidos foi este: cuidar de porcos.
Diz-nos o texto (v. 16) que ele desejava comer a comida dos porcos, mas até isto lhe era negado. No país dos seus sonhos até os porcos tinham mais direito que ele. Tinha menor valor que um animal. Seu sonho foi por água abaixo e ele chegou no fundo do posso. Perdeu o orgulho próprio, a dignidade e tudo mais. Estava acabado!
É nessa situação que bem lá no fundo da sua mente “brilhou” uma luz, e assim o nosso querido jovem toma sua segunda atitude radical.
IV. TOMANDO UMA SÁBIA DECISÃO (17-21)
Jesus nos conta que, ao constatar sua terrível situação, aquele jovem deu o que poderíamos chamar de três passos importantes:
·      
   Primeiro - Caiu em Si (17). Ou seja, avaliou a sua situação e chegou a seguinte conclusão: "lá em casa até os trabalhadores têm comida de sobra e eu estou aqui morrendo de fome." Ele viu que mesmo como um empregado na casa do seu pai ele estaria em melhor situação. Então ele deu o segundo passo.
·         Segundo - Decidiu se Humilhar (18,19). Aquele que rompeu com os laços familiares e, orgulhoso, partiu cheio de sonhos; agora decide voltar e se humilhar. Decide que nem mesmo merece o lugar de filho. Não será mais dono, será apenas um empregado, um serviçal, um assalariado. Até aqui este jovem não fez nada de concreto. Tudo está no plano do abstrato. Não passa de um projeto que exigirá muita coragem e muita humildade, para ser posto em prática, para tomar forma, para se concretizar, para tornar-se realidade. Então o rapaz deu o terceiro passo.
·         Terceiro - Colocou Seu Plano em Ação (20-21).
Diz-nos Jesus: "E, levantando-se, foi para seu pai". Ação pura! Levantou, saiu do lugar, se mexeu, agiu. LEVANTOU-SE E FOI. Foi para casa disposto a reconhecer o seu erro. De fato, chegando lá foi o que fez, confessou seu erro. O propósito feito demandava ação. Não adianta nada só fazer planos. Não importa ser um, dez, cem ou mil, se não houver ação serão nada.
Agora quero falar com você, quero te fazer uma pergunta. Pare e preste muita atenção: Quantas vezes você já olhou para a vida que leva e viu que precisa mudar? Quantas vezes você já caiu em si e fez planos para retornar a casa do Pai? Uma, dez? Pense bem.


http://www.jabesmar.com.br/index.php/evangelismo/32-o-filho-perdido-a-parabola; video do youtube; imagem da internet.

O Filho Perdido (A Parábola) (Parte I/4) Escrito por Jabesmar A. Guimarães


O Filho Perdido (A Parábola)

(Parte 1/4)

Escrito por 
“Continuou: Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente...” (Lucas 15:11-13)
Para Reagir e Agir:
No capítulo 15 do Evangelho segundo Lucas, Jesus fala da ovelha perdida, do dinheiro perdido e do filho perdido. Nas duas primeiras ocasiões tanto o dono da ovelha, como a dona da dracma, convidam os amigos para se alegrarem com eles por terem recuperado aquilo que haviam perdido.
Outro fato interessante é que ambos não haviam perdido tudo que possuíam. O dono da ovelha ainda possuía outras noventa e nove e a dona da moeda outras nove. Mas ambos se empenham para recuperar exatamente aquela única parcela dos seus bens que se havia perdido.
Depois de contar estas parábolas Jesus passa a falar de um ser humano que se perdeu nos intrincados caminhos da existência. Antes falara de um animal e de uma moeda, agora passa a falar de uma pessoa. Uma pessoa com a qual todos nós temos muito em comum. Leiamos Lucas 15:11-24 e juntos analisemos alguns fatos a respeito desta história:
I. UMA DECISÃO PRECIPITADA (11-13a)
Jesus diz que um belo dia o nosso jovem decidiu exigir sua parte dos bens da família. Logo após ele faz sua primeira decisão radical, decide que está na hora de ser dono do próprio nariz e parte para um país distante levando todo o dinheiro que recebera.
Jesus não nos revela o que levou este jovem a tomar esta decisão tão radical, mas podemos supor alguns motivos tais como: insatisfação, rebeldia, arrogância, desobediência e, talvez, sede de liberdade, vontade de ser livre.
Chegando lá o texto nos diz que ele ficou...
II. VIVENDO UMA VIDA DISSOLUTA (ou, numa linguagem mais atual) "CURTINDO A VIDA" (13b)
Agora ele estava como queria. ENFIM A TÃO ALMEJADA LIBERDADE!! O jovem estava por conta própria, adeus sim senhor, adeus prestação de contas! "Vou onde quero, na hora que quero, fazer o que quero, com quem eu quero sem dar satisfação a ninguém!” “Isto sim é viver!" Devia dizer aquele jovem.
Jesus diz que ele DISSIPOU todos os bens, gastou toda a grana. Dissipar é o contrário de ajuntar. É o mesmo que esbanjar, botar fora.
Diz também que ele vivia DISSOLUTAMENTE. Isso significa que ele vivia de forma irresponsável, sem poupar nem dinheiro e nem seu corpo. Mas quem vive sem poupar vê o seu dinheiro acabar.
Responda Para Si mesmo (a): Olhando para você mesmo, para sua própria vida, como tem sido sua relação com o Pai? Qual o seu grau de satisfação com a vida na casa do Pai? O quanto o mundo te seduz? Ore e receba graça e cura para estado agora e antes que as coisa desandem de vez, receba o tratamento diante do Pai.
http://www.jabesmar.com.br/index.php/evangelismo/32-o-filho-perdido-a-parabola; Video do youtube; imagem da internet.

domingo, 28 de agosto de 2016

DESCANSAR É PRECISO 9!!! Para termos CONTINUIDADE! Último vídeo da série - Bpo. Pedro Luiz


DESCANSAR É PRECISO 9!!! Para termos CONTINUIDADE!
Último vídeo da série.
Nestas 9 semanas tivemos um trabalho muito especial do nosso querido amigo, irmão em Cristo, o Pr./Bpo. Pedro Luiz.
Fomos alertados sobre a importância do descanso em nossas vidas. 
Aprendemos que o descanso, gera em nós: Produtividade, Resiliência, Amabilidade, Criatividade, Espiritualidade, produtividade e para sermos mais forte. E, agora neste último video, Descansar é preciso para termos, continuidade!
Somos imensamente gratos, a ao nosso querido amado, Servo Pedro, por este maravilhoso e relevante trabalho, Grande abraço irmão e que as muitas bençãos do Senhor nosso Deus esteja continuamente em sua vida!

Confira todos os vídeos que o Bpo. Pedro fez sobre a importância do descanso na vida do cristão
Facebook: https://facebook.com/bispopedroluizdp

sábado, 27 de agosto de 2016

Serie: Fruto Do Espirito de Deus Para Serem Vividos Em Todo O Tempo (Paz)


Serie: Fruto Do Espirito de Deus
Para Serem Vividos Em Todo O Tempo
(Paz)

Por

Isidro Moreira

Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, ...” (Gálatas 5:22,23)

Para Repensar e Reagir:

“A Paz é geralmente definida (em português) como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.
No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, de desconfiança e - de um modo geral - de todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo e pela bandeira branca. Paz também é um estado de espírito, onde o ser se encontra equilibrado e sereno, com isso, encontrando a sua total paz interior.”

A paz é um estado de equilíbrio e entendimento em si mesmo e entre outros, onde o respeito é adquirido pela aceitação das diferenças, tolerância, os conflitos são resolvidos através do diálogo, os direitos das pessoas são respeitados e suas vozes são ouvidas, e todos estão em seu ponto mais alto de serenidade sem tensão social.

PAZ em Hebraico é Shalom, denota muito mais que a ausência de guerra e conflito.
O significado básico de Shalom é harmonia, plenitude, firmeza, bem-estar e êxito em todas as áreas da vida como também paz entre os homens.
Paz em grego é Eirene que é tranqüilidade de coração e mente baseada na convicção que esta tudo bem entre a alma do homem e o seu criador.

O Nosso Senhor, falou dessa paz que o Espírito frutifica em nós: Ele Deixou para os seus discípulos Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.” (João14:27); Paz que deveríamos encontrar nEle. O contrário do que se encontra neste mundo "Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16:33; A paz como uma promessa e resultado de oração de fé: "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. (Fil 4:6-7); Paz como fruto do Espírito de Deus em nós: Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz...” para vivemos todos os dias de nossas vidas, independente das circunstancias.

O Senhor dá força ao seu povoo Senhor dá a seu povo a bênção da paz." (Salmos 29:11)
 
Responda para si mesmo (a):
Você tem deixado Deus ser Ele mesmo em sua vida? Deus nos proporciona a Paz, e isto é o que Ele deseja para nós. Paz interior! Para desfrutarmos e servi-lo nessa linda constante, vida no espirito!!! Agora deixe sobre o altar toda a sua ansiedade e clame por  sua doce paz par a sua vida hoje!





https://www.bibliaonline.com.br; imagens da Internet; vídeo do youtube; https://pt.wikipedia.org/; http://www.pregadoresdotelhado.org.br;

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Série: Fruto Do Espirito de Deus Para Ser Vivido Em Todo O Tempo (Alegria)


Série: Fruto Do Espirito de Deus
Para Ser Vivido Em Todo O Tempo
(Alegria)

Por
Isidro Moreira

Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.” (Gálatas 5:22,23)
Para Repensar e Reagir:

“Em grego, o termo usado para “alegria” é “chara”, que significa “deleite”, “felicidade”. Esta palavra se deriva de “chairo”, que significa “regozijo”. O interessante é que a palavra grega “chairo” nos lembra o nome da capital do Egito, Cairo, que em árabe é al-Kahira, que significa “o forte”. Isso traz à memória a ideia de que a alegria do Senhor é o que nos torna fortes (Neemias 8.10).”1

Davi no salmo 51 traz a tona algo que ele havia perdido, como ungido e escolhido de Deus. A Alegria! Neste caso particular o contentamento de que vivencia todo salvo em Cristo. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.”  (v.12). Outros salmos nos trazem o salmista reagindo a presença da alegria em sua vida com um tipo de contentamento que o conduz a adoração e a exultação diante de Deus, por razões, que os provocavam a isso, o reconhecimento que o “Altíssimo é tremendo e Rei grande em toda a terra (pelo que Deus é) ou pelo que Ele faz (subjuga os povos debaixo de nossos pés e escolherá para nós a nossa herança e se assente sobre o trono de sua santidade; : Batam palmas, vocês, todos os povos; aclamem a Deus com cantos de alegria. (Sl. 47). (A fé na presença protetora do Senhor em todas as circunstâncias). “Sempre tenho o Senhor diante de mim.
Com ele à minha direita, não serei abalado. Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo,” (Sl. 16:8-9).

Neemias afirma que os dias consagrados ao Senhor não devem ser dias de tristezas. Por que a alegria do Senhor nos fortalecerá (Nee. 8:10). E tiago afirma que até as provas de nossa fé devem ser vividas, com alegria. Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.(Tiago 1:2-3).

Com a presença da vida do Espirito de Deus em nossas vidas, tudo é motivo para nos alegramos e vivemos sem tristezas e exalando alegria em todas as circunstâncias. Isaias é enfático em relação a isso: “Fizeste crescer a nação e aumentaste a sua alegria; eles se alegram diante de ti como os que se regozijam na colheita, como os que exultam
quando dividem os bens tomados na batalha. (
Isaías 9:3); Salomão corrobora: “Portanto, vá, coma com prazer a sua comi­da e beba o seu vinho de coração alegre, pois Deus já se agradou do que você faz.” 
Eclesiastes 9:7.

Pedro traz um resumo de tudo: “Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e, apesar de não o verem agora, creem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.” (1 Pedro 1:8-9)

Responda para si mesmo (a):
Você tem deixado Deus ser Ele mesmo em sua vida? Deus é amor e quer nos abençoar com um coração alegre que formoseia nosso rosto. Ele nos dá alegria pra desfrutarmos e servi-lo nessa linda constante, Vida cheia do Espirito de dEle!!!  

https://www.bibliaonline.com.br; imagens da Internet; vídeo do youtube; Jornalista e doutorando em Linguística na Universidade Federal Fluminense (UFF). (1).www.desvendandooriginal.blogspot.com 

sábado, 20 de agosto de 2016

Video - 8 "Descansar é preciso por que te faz mais forte!" por Bpo Pedro Luiz

Série: Descansar é Preciso! Hoje publicamos o vídeo da número 8 da Série com o tema: "Descansar é Preciso por que te faz mais forte!



Confira todos os vídeos que o Bpo. Pedro fez sobre a importância do descanso na vida do cristãos.
Facebook: https://facebook.com/bispopedroluizdp

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O Cego de Jericó (Parte III) por Jabesmar A. Guimarães


(Parte III)
 por 

(42) Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou. (43) Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus" (Lucas 18:35-43).
"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus" (Mateus 5:3).
VI. CONCLUSÃO
Começamos nosso estudo explicando o que Jesus quis dizer com ser pobre de espírito. E talvez você esteja pensando: "O que é que eu tenho a ver com ser pobre de espírito e com este cego?"
Talvez mais do que você pensa. Acontece que, segundo a Bíblia, todos nós somos ou já fomos cegos. Não que soframos de cegueira física, mas que sofremos de um tipo pior de cegueira, a cegueira espiritual. Esta cegueira é provocada pelo inimigo da nossa alma Satanás. Senão vejamos: "Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que esta encoberto. O deus desta era CEGOU o entendimento dos descrentes, para que NÃO VEJAM A LUZ do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus."
A diferença deste tipo de cegueira espiritual para a cegueira física é que esta é facilmente admitida. Um cego não diz que não é cego, mas muitos que estão cegos espiritualmente jamais admitem estar cegos. Assim não são pobres de espírito e, conseqüentemente não são bem aventurados, não são felizes. Então podemos ver que todos nós temos tudo em comum com o cego de Jericó, mas nem todos tem nada em comum com o pobre de espírito.
Nos achamos bons demais para precisar recorrer unicamente ao sacrifício de Jesus para garantir a salvação da perdição eterna. Afinal não sou tão ruim assim. Então não nos chegamos ao Senhor Jesus para que Ele tire esta venda infernal que Satanás colocou na nossa mente. Muitos continuam cegos por puro e simples orgulho. UNS CONFIAM NA SUA BONDADE PRÓPRIA, OUTROS NA SUA IGREJA, OUTROS NA TRADIÇÃO EVANGÉLICA HERDADA DOS PAIS e assim por diante.
Continuam totalmente cegos e consequentemente perdidos, condenados ao fogo eterno do inferno. Isto porque nunca clamaram: "Senhor Jesus tem misericórdia de mim, sou cego e preciso da sua luz."
Se você chegou a conclusão de que é cego e precisa desesperadamente que Jesus lhe dê visão espiritual, se você está cansado de andar tropeçando na vida, se você já não aguenta mais o seu atual estado espiritual, eu convido você a clamar de todo o coração: "SENHOR JESUS EU ESTOU CEGO E NEM SABIA, ACHAVA QUE ERA UM DOS TEUS MAS VI QUE ESTAVA CONFIANDO EM OUTRAS COISAS E NÃO EM TI SOMENTE, Ó SENHOR RECONHEÇO QUE SOU UM PECADOR E PRECISO DO TEU PERDÃO. TIRA A VENDA QUE NÃO ME DEIXA VER A TUA GLÓRIA E ME DÁ DA TUA LUZ, POIS PRECISO DESESPERADAMENTE DA SUA SALVAÇÃO". AMÉM!

http://www.jabesmar.com.br/index.php/evangelismo/28-o-cego-de-jerico; Video youtube; imagem internet


O Cego de Jericó (Parte II) por Jabesmar A. Guimarães


(Parte II)
 por 
(39) E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! (40) Então, parou Jesus e mandou que lho trouxessem. E, tendo ele chegado, perguntou-lhe: (41) Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver...

IV. A OPOSIÇÃO AO CLAMOR DO CEGO (39)
É interessante quando notamos que a atitude do cego incomodou aqueles que seguiam com Jesus. As pessoas o mandaram calar a boca. Talvez pensassem consigo: "O Mestre é um homem ocupado e não deve ser incomodado por um mendigo maltrapilho", ou talvez: "O Mestre não pode perder tempo com um simples mendigo cego". Assim eles o ordenavam que ficasse quieto.
Mas, o cego não dando ouvidos a eles, gritou ainda mais: "Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim!" Ele quebrou o protocolo, mandou "as favas" os que o queriam impedir de clamar. Não ligou para a oposição. Aquele insistente homem só queria uma coisa: Falar com Jesus!
Ele clamou tanto que mesmo em meio ao alvoroço da multidão Jesus o ouviu. Aquele homem estava para experimentar algo que o deixaria totalmente realizado. Ainda hoje é assim, em meio aos bilhões de pessoas se você clamar a Jesus Ele ouvirá o seu clamor. Ele sempre terá tempo para você!
V. FRENTE A FRENTE COM JESUS (40-42)
Lemos que Jesus parou sua caminhada e mandou que o cego fosse trazido à sua presença. Então em meio a tantas pessoas o cego conseguiu a atenção do Mestre. Por um momento Jesus ignora a multidão e dá toda a sua atenção àquele homem.
Jesus lhe faz uma pergunta crucial: "O que você quer que eu lhe faça?" Então o cego responde de forma direta: "Senhor, eu quero ver". Jesus, notando a total dependência daquele homem nele satisfaz o sue pedido e milagrosamente faz com que ele recupere a visão.
Agora ele podia ver o rosto das pessoas, os pássaros, as nuvens no céu, o sol, as flores, as arvores etc., etc. Que maravilha! A fé daquele homem o levou a experimentar tamanha benção na sua vida.

Então ele passou a seguir a Jesus e a glorificar a Deus. Não só ele, mas também todo o povo que havia visto o milagre, a transformação ocorrida naquele homem.
Ore ao Senhor ágora e experimente a benção de uma entrega com fé verdadeira!!

http://www.jabesmar.com.br/index.php/evangelismo/28-o-cego-de-jerico; video do youtube; imagem da internet.