Translate

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O Filho Perdido (A Parábola) (Parte 4/4) Escrito por Jabesmar A. Guimarães

O Filho Perdido (A Parábola)

(Parte 4/4)

Escrito por 
Voltemos a história que Jesus contou, nos deixamos o jovem indo para casa. Talvez ele tenha pensado qual seria a reação do seu pai. Será que ele o aceitaria de volta?
“Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.”  Lucas 15:22-24
V. PERDÃO E RESTAURAÇÃO TOTAL (22-24)
Aquele jovem não mediu esforços. Fico pensando no texto que diz que ele havia ido para um lugar distante (v.13). Como voltar para casa? Longe de casa, sem amigos, sem dinheiro... realmente a volta não seria nada fácil. Suponho que ele tenha feito o caminho de volta a pé. Mas o esforço foi recompensado. Pois ele não desistiu no meio do caminho. Foi até o fim!
Ao ver seu filho vindo pelo caminho o pai correu e o recebeu com abraços e beijos. Ouviu a confissão do filho que nem mesmo pode acabá-la. Chamou os servos e deu ordens para que trouxessem roupas, calçado e um anel. A seguir mandou matar um boi para fazer um churrasco para festejar o retorno do filho para casa. O jovem foi restaurado ao lugar de filho. Agora recebera de volta o que na sua rebeldia havia desprezado. A melhor roupa e o anel eram um sinal de posição. Na sua condição de mendigo o filho andava descalço. Isso era uma condição dos escravos. A sandália indicaria que ele era um homem livre. O novilho cevado era um animal cuidadosamente tratado e separado para uma ocasião muito especial. Ele recebe o seu filho como alguém muito querido que houvesse morrido e que agora ressucitara.
Assim termina a história desse jovem aventureiro, que dessa vez teve um final feliz. Contudo faz bem lembrar que nem sempre é assim.
VI. APLICAÇÃO
Para encerrar gostaria de tentar aplicar a nós o que acabamos de ver. Quero me dirigir a você que é filho. Será que você também não está na situação que aquele jovem esteve. Você é filho e, quem sabe, até mesmo já foi ativo na casa do Pai. Já desfrutou da Sua gostosa companhia, experimentou sua bondade, mas um dia também resolveu "sair de casa" e se afastou do Pai. Decidiu ser livre. Agora está espiritualmente arruinado, a vida tornou-se uma roda viva que conduz a sua alma por caminhos espinhosos. Talvez você já tenha caído em si e até feito planos para voltar ao lar paterno, só que, ao contrário do jovem, nunca tomou uma atitude.
Hoje é o dia para você receber o abraço do Pai Celeste que durante todo este tempo está a esperar que você volte. Não perca mais tempo, chega de viver esta vida medíocre. Lembre-se que quanto mais longe você for, tanto mais difícil será o retorno. Quanto mais tempo passar, tanto mais você se enredará em dificuldades que o atrapalharão a voltar.
Agora gostaria de me dirigir a você que nunca entregou a sua vida ao Senhor Jesus. Você que ainda está vivendo longe de Deus. Quando a humanidade decidiu viver independente de Deus Ele respeitou esta decisão. Mas para os que chegam a conclusão que a vida sem Deus os leva a um chiqueiro existencial, Ele preparou um caminho de volta.
Diz-nos a sua Palavra que Ele enviou o seu próprio Filho para nos conduzir de volta a Ele. Jesus mesmo se apresentou como O Caminho, A Verdade e A vida (Jo 14:6). Quer deixar de ser um rebelde e receber o perdão do Pai Eterno? Reconheça sua rebeldia, confesse que até hoje tem vivido independente de dEle mas que quer mudar.
Hoje Jesus pode te dar uma vida nova, vida diferente, vida espiritual, vida abundante. Saia deste chiqueiro existencial, você foi feito para viver no céu, para viver com Deus. Foi para isso que Jesus morreu na cruz, lá Ele pagou a nossa dívida. Através de Cristo você pode voltar a viver com e para Deus. Entregue-se Agora mesmo ao Senhor Jesus.
Assim como houve alegria nas parábolas da ovelha e da moeda perdida, Jesus afirma que também no céu há alegria quando alguém se arrepende e se volta para Deus (Lc 15:7,10). Chega de perder tempo, venha para Deus hoje! Ele te espera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário