Translate

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Ansiedade - Com o PastorBpo Pedro Luiz


O bispo Pedro Luiz é casado com a  Elisângela e tem dois filhos, Priscila e Pedro. Presidente fundador da C.M.I. - Comunidade da Missão Integral. Bacharel e Mestre em Teologia tem desenvolvido um ministério focado em pessoas, "investindo em vidas como prioridade". Com grande experiência nacional e internacional, tem influenciado milhares de pessoas, ajudando-as a enxergar os sonhos de Deus para a sua vida.

domingo, 30 de outubro de 2016

“Até Quando Senhor? (3/4)


Série: “Até Quando Senhor?
(3/4)

Por Isidro Moreira

“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Por que ficas tão longe? Por que não escutas quando grito pedindo socorro?” Meu Deus, durante o dia eu te chamo, mas tu não respondes. Eu te chamo de noite, mas não consigo descansar.”  (Sl 22:1,2)

Em meio a esse clamor e aparente desabafo desesperado, de que Deus não o ouve, que estar longe dele e que o abandonou, o salmista reconhece que Deus é santo e que como fruto da fé dos seus antepassados Deus os livrou  quando clamarão por salvação. O texto deste salmo vai além, em riquezas de detalhes da situação da aflição deste homem. A situação dele, ele próprio descreve assim:

1.    Eu não sou mais um ser humano; sou um verme. Todos zombam de mim e me desprezam. V.6
2.    Todos os que me veem caçoam de mim, mostrando a língua e balançando a cabeça. V.7
3.    “...o sofrimento está perto, e não há ninguém para me ajudar. V. 11
4.    Como touros, muitos inimigos me cercam; todos eles estão em volta de mim, como fortes touros da terra de Basã. V. 12
5.    Como leões, abrem a boca, rugem e se atiram contra mim. V13
6.    Já não tenho mais forças; sou como água derramada no chão. Todos os meus ossos estão fora do lugar; o meu coração é como cera derretida. V. 14
7.    A minha garganta está seca como o pó, e a minha língua gruda no céu da boca. Tu me deixaste como morto no chão. V.15
8.    Um bando de marginais está me cercando; eles avançam contra mim como cachorros e rasgam as minhas mãos e os meus pés.  V. 16
9.    Todos os meus ossos podem ser  contados. Os meus inimigos me olham e gostam do que veem. V.17
10.  Eles repartem entre si as minhas roupas e fazem sorteio da minha túnica. V. 18


Ele sente e expressa que:

1.    Deus o abandonou – v. 1;
2.    Deus está longe dele v. 1;
3.    Deus não o escuta quando ele grita por socorro v.1;
4.    Deu não responde ao seu chamado dia e noite v. 2;

Em seguida ou em meio a essa aflição e percepção da distância de Deus dele e da sua condição, o salmista, lembra-se da salvação de Deus na vida de seus antepassados:

1.    Os nossos antepassados puseram a sua confiança em ti; eles confiaram em ti, e tu os salvaste. V. 4
2.    Eles te pediram ajuda e escaparam do perigo; confiaram em ti e não ficaram  desiludidos. V.5


Não obstante, o momento inicial de desespero em que afirmava que Deus o havia abandonado, o salmista renova sua fé e promete ser instrumento e porta voz da salvação de Deus para os seus contemporâneos:

·         Renovo da Fé do salmista, e renova seu clamor:
1.    Ó Senhor Deus, não te afastes de mim! Vem depressa me socorrer. V. 19
2.    Salva-me da espada; não deixes que esses cachorros me matem. V.20
3.    Livra-me desses leões; não consigo me defender desses touros selvagens. V.21

·         Em seguida, faz uma aliança em que se compromete á ser um arauto da salvação e cuidado do Senhor na vida do seu povo.

1.    22Então contarei à minha gente o que tens feito; na reunião do povo eu te louvarei, dizendo:
2.    23“Louvem a Deus, o Senhor, todos os que o temem. Descendentes de Jacó, prestem culto a Deus! Povo de Israel, adore o Senhor!
3.    24Ele não abandona os pobres, nem esquece dos seus sofrimentos. Ele não se esconde deles, mas responde quando gritam por socorro.”
4.    25Na reunião de todo o povo, ó Senhor, eu te louvarei pelo que tens feito. Na presença de todos os que te temem, oferecerei os sacrifícios que prometi.
5.    26Os pobres comerão da carne dos sacrifícios e ficarão satisfeitos; aqueles que adoram o Senhor o louvarão. Que sejam sempre prósperos e felizes!
6.    27Todas as nações lembrarão de Deus, o Senhor, todos os povos da terra se voltarão para ele, e todas as raças o adorarão.
7.    28Pois o Senhor é Rei e governa as nações.
8.    29Todos os orgulhosos se curvarão na sua presença, e o adorarão todos os mortais, todos os que um dia vão morrer.
9.    30As pessoas dos tempos futuros o servirão e falarão as gerações seguintes a respeito de Deus, o Senhor.
10.  31Os que ainda não nasceram ouvirão falar do que ele fez: “Deus salvou o seu povo!”


Quando Pensarmos que Deus nos abandonou, devemos renovar nossa fé, manter o nosso clamor por socorro, e fazermos aliança com Ele. Quem sabe esse tempo de angústia seja um chamado de Deus para vivemos em maior comunhão, serviço e obediência que transformará nosso caráter e mudará completamente nossas vidas. Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;
Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.

(1 Pedro 1:7-9)

Responda para Si mesmo (a): Como você tem reagido as provas de Deus em sua vida? Talvez o até quando de Deus acontecerá quando entendermos a mensagem de Deus através da nossa prova de fé e reagirmos com as atitudes e alianças que o Senhor espera? Ore agora e renove sua fé, renove seu clamor e renove sua aliança com o Senhor e salvador da sua vida.



https://www.bibliaonline.com.br; Imagem da internet; vídeo do Youtube

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

“Até Quando Senhor? (2/4)


Série: “Até Quando Senhor?
(2/4)

Por Isidro Moreira
“Ó Deus, quando virás me curar? Vem salvar a minha vida,...”  (Sal. 6:3-4)

O Salmista no salmo 6, se alimenta da esperança do socorro do Senhor; argumenta com o próprio Criador que não seria lucrativo ou vantajoso para Ele deixa-lo morrer; e demostra fé na compaixão de Deus diante da sua aflição, doença, lagrimas e ataques dos inimigos; e se firmando na confiança no socorro do Senhor contra os inimigos. Ele tem a expectativa de que esse tempo de socorro não venha tarde demais para ele. O Senhor Deus o ouve, isso, ele afirma em sua esperança e fé. Expectativa de todos os que sofrem dores perseguidoras. Que a ajuda venha antes que seja tarde demais!!!!!

Ó Senhor Deus, não me repreendas quando estiveres irado!
Não me castigues no teu furor. tem compaixão de mim, pois me sinto fraco. Dá-me saúde, pois o meu corpo está abatido, e a minha alma está muito aflita. Ó Deus, quando virás me curar? Vem salvar a minha vida,  ó Senhor Deus! Por causa do teu amor, livra-me da morte.
Pois no mundo dos mortos não és lembrado, e lá ninguém pode te louvar. Estou cansado de chorar. Todas as noites a minha cama se molha de lágrimas, e o meu choro encharca o travesseiro.
Por causa dos meus inimigos, os meus olhos estão inchados
de tanto chorar, e quase não posso enxergar. Afastem-se de mim, vocês que fazem o mal!
Senhor Deus me ouve quando choro; ele me escuta quando peço ajuda e atende as minhas orações.
Os meus inimigos ficarão envergonhados e apavorados;
eles fugirão de repente, em completa confusão.

O Salmista no texto acima, trás no fundo de sua esperança uma pergunta da alma... “Até quando Senhor?” Quando virá o teu socorro para minha angústia? Quando não mais haverá lagrimas de aflição em meus olhos? Quando terei noites de descanso e paz? Quando atenderás a minha oração? É importante sermos verdadeiros conosco mesmos e nos permitir fazer perguntas para Deus, pois o nosso Deus é Deus que deseja nos ouvir sempre e em todas as circunstâncias. Temos a exortação do Senhor para nossos tempos de Angustias, que mesmo em meio aflições intensas e contínuas: Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela”.

Responda para Sí mesmo (a): Como suportar a espera em meio à dor contínua? Como você tem superado sua condição de aflição contínua. Ore ao Pai com quebrantamento sincero. Pois o Senhor afirma:” Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.(Jeremias 33:3)



https://www.bibliaonline.com.br; Imagem da internet; vídeo do Youtube

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A Importância e a Prática do Discipulado com Bpo/Pastor Pedro Luiz


O bispo Pedro Luiz é casado com Elisângela e tem dois filhos, Priscila e Pedro. Presidente fundador da C.M.I. - Comunidade da Missão Integral. Bacharel e Mestre em Teologia tem desenvolvido um ministério focado em pessoas, "investindo em vidas como prioridade". Com grande experiência nacional e internacional, tem influenciado milhares de pessoas, ajudando-as a enxergar os sonhos de Deus para a sua vida.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

“Até Quando Senhor? (1/4)


Série: “Até Quando Senhor?
(1/4)

Por Isidro Moreira

 Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?” (Hab. 1:2)

O penitente e aflito, dirige-se ao seu Deus e faz a pergunta, mais simples e pura, tendo por base seu estado de dor continua e tristezas constantes. Diante de sua angustia sem fim, e dos seus infortúnios, ele clama como o salmista: “... de onde me vira o socorro? E afirma com busca incessante e positiva: “o meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.”(Sl.121).

“Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.” (
Salmos 121:1-8)

Isto é o grito da fé e da esperança. Este lindo e motivante cântico e oração do salmista tem acompanhado e alimentado gerações de homens e mulheres de fé, porém temos visto e vivido angustias repetidas e por vezes com aparência de incessantes, gerando o clamor: “Até quando Senhor?”. Esta pergunta, não é uma pergunta de quem não tem fé na capacidade e poder de Deus para socorrer e sim, á inquietude daquele que não mais consegue suportar as dores de suas aflições e que, ver-se no fim de suas forças e capacidades de reagir, agir e continuar vivendo e mais que isso, desfrutando a vida.

Quando pensamos em vidas, por exemplo, Para alguns insetos, como as aleluias, besouros-de-maio, borboletas-de-piracema, e outras cerca de 4 mil espécies do grupo dos efemerópteros que é o mais antigo entre os insetos com asas registrados. Só no Brasil, foram classificados 63 gêneros e 166 espécies, vivem em torno de 1 dia, 24 horas, no máximo. Isso significa, que o até quando para elas precisa ser no mesmo dia, melhor seria nas primeiras horas, pois se demorar mais de 24 horas, não adiantará mais para elas, pois estarão mortas.

Uma abelha rainha, pode viver até 7 meses; Uma aranha 2 anos; uma andorinha 8 anos; um cachorro ou camelo 30 anos; uma Baleia 40 anos; uma Arara 60 anos; um elefante 120 anos. Para os indivíduos de cada espécie há um tempo limite de espera do socorro. Para nós os homens individualmente, a media de vida, no Brasil é 72 anos, alguns podem chegar a um pouco mais de 100 com fraquezas. Individualmente, esse seria o tempo da espera médio do socorro, pois caso não chegue á tempo, será tarde demais para estes.

Responda para Si mesmo (a) e para Deus: Quais as suas angustias que parecem não ter fim? Para quando você entende que sua resposta e socorro do Senhor deveria chegar? Ore com clamor neste instante, viva a exortação do Apostolo Pedro: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte”(1 Ped. 5:7)


https://www.bibliaonline.com.br; Imagem da internet; vídeo do Youtube

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Canções Poderosas na Palavra (Mão no Arado – Grupo Logos)



Série: Canções Poderosas na Palavra
(Mão no Arado – Grupo Logos)

“E Jesus lhe disse: ninguém,
que lança mão do arado e olha para trás,
é apto para o reino de Deus”
(Lucas 9: 62)

O arado é um instrumento utilizado para lavrar os campos, revolvendo a terra com o objetivo de descompactá-la e arejá-la, a fim de permitir o desenvolvimento das raízes das plantas. Preparar a terra para o plantio é uma das etapas indispensáveis do agricultor e antecede ao processo da semeadura e futura colheita.
                       
Segundo a história, nossos antepassados não dispunham de recursos avançados para esse tipo de serviço. Na antiguidade, usavam galhos de árvores para afofar a terra e fazer sulcos (depressão deixada na terra onde os lavradores colocavam as sementes). Esta técnica é usada nos dias de hoje, porém com novas tecnologias.

O discípulo de Cristo tem uma missão de serviço fiel. Seu chamado e vocação constituem-se em requisitos básicos para o cumprimento da tarefa recebida pela dadiva dos dons. Ninguém mais do que ele precisa estar certo de suas convicções e motivações. Isto é preciso porque a vida cristã e a obediência  proporciona momentos de grandes desafios.

A metodologia usada por Jesus em seus ensinamentos era diversificada. Para ensinar sobre o relacionamento do discípulo e discipulador (Jesus), ele lança mão de um recurso didático bem simples, o arado, para mostrar que a vida cristã (ministério) consiste em dedicação, amor, renúncia, decisão e coragem. 


“Quem tem posto a mão no arado, não pode mais olhar pra trás!
Pois quem no arado põe a mão, tem trabalho certo e perto, tem serviço e profissão
Quem tem posto a mão no arado, não pode mais olhar pra trás!
Pois quem no arado põe a mão, tem trabalho certo e perto, tem serviço e profissão

Lança a semente, espalha-a pelo chão, planta em tua terra
Faz do teu trabalho tua guerra
Quem em Cristo põe a vida, não pode mais olhar pra trás
Pois quem ao Mestre deu a mão, tem trabalho certo e perto, tem serviço e profissão
Prega a Palavra, ensina ao teu redor, mostra em tua vida
Faz das boas novas tua lida

Quem tem posto a mão no arado, não pode mais olhar pra trás!
Quem tem posto a mão no arado, não pode mais olhar pra trás!
Quem tem posto a mão no arado, não pode mais olhar pra trás!
Quem em Cristo põe a vida”



Imagem da Internet; Vídeo do Youtube; http://www.iprb.org.br/artigos/textos/art151_199/art188.htm

domingo, 23 de outubro de 2016

Quem tem Fé não tem Medo - Com o Bpo Pedro Luiz


O bispo Pedro Luiz é casado com  Elisângela e tem dois filhos, Priscila e Pedro. Presidente fundador da C.M.I. - Comunidade da Missão Integral. Bacharel e Mestre em Teologia tem desenvolvido um ministério focado em pessoas, "investindo em vidas como prioridade". Com grande experiência nacional e internacional, tem influenciado milhares de pessoas, ajudando-as a enxergar os sonhos de Deus para a sua vida.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Namoro - Tempo de Semear para o Futuro (Parte 3/3) Escrito por Jabesmar A. Guimarães



(Parte 3/3)

IV. O QUE SE ESPERA DE UM NAMORO CRISTÃO
Quando dois jovens começam um namoro isso não significa necessariamente que eles têm que se casar, mas ninguém deve começar um namoro com alguém com quem não pense em casar, pois assim estaria enganando a outra pessoa e brincando com coisa séria.
A. Um relacionamento que tenha espaço para Deus.
1) Lugar de Deus (Mt 6:33).
2) Lugar para a Palavra de Deus (Sl 119:9).
B. Um relacionamento com lugar para a oração.
1) Ênfase na intimidade espiritual.
2) Conhecimento da beleza interior.
Somente a beleza interior não é deteriorada pelo tempo, pelos anos. Cuidado!!! Um embrulho muito bonito pode ter um conteúdo não muito nobre.
C. Um relacionamento que tenha como alvo a glória de Deus (ICo 10:31).
1) Companheirismo.
2) Amizade.
Terminar um namoro não é pecado. Contudo, devemos procurar namorar de tal forma que mesmo que terminemos não deixemos entre nós e a outra pessoa uma nuvem de culpa, ressentimentos, inimizade, mágoas, rancor etc. Isto quebra a comunhão e abre espaço para o inimigo atuar.
V. COMO DEVEMOS NOS RELACIONAR NO NAMORO
A transparência é essencial ao relacionamento. Todo casamento bem sucedido envolve comunicação aberta e franca entre os cônjuges. É bom começar a desenvolver isso desde o namoro.
A. Comunicação aberta e franca.
O crescimento no amor exige comunicação e não necessariamente carícias. A comunicação desenvolve a comunhão espiritual e mental.
1. Comunicar-se abertamente - dizer quando o outro está passando do limite.
2. Analisar o problema até o fim - não terminá-lo com um beijo ou carícias.
B. Entregar o outro a Deus.
Isso significa não amar possessivamente, pois isso leva a crise de ciúmes sem fundamento e a atitudes ridículas.
C. Desenvolver um circulo de amizades em comum.
Procurar relacionar-se com outras pessoas e não fechar-se num relacionamento a dois. A vida em grupo é saudável ao relacionamento. Porém, no noivado será necessário mais tempo juntos em planejamento.
D. Servir a Deus juntos.
Envolvam-se nas atividades da sua igreja local. Na medida do possível procurem fazer coisas juntos.
VI. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Há algumas outras coisas que devemos salientar dentro deste assunto sobre o namoro cristão.
Gráfico dos "Padrões da Sociedade" (Esquerda) e dos "Padrões de Deus" (Direita):
Limites no relacionamento físico:
1) Não devo me preocupar tanto com até onde posso ir, e sim, em como evitar o limite máximo.
2) Cada vez que fizermos concessões, a cada "palmo" conquistado, a nossa natureza carnal ainda não estará satisfeita. O resultado será ir cada vez mais longe...
3) Pureza. A pureza de coração só poderá ser alcançada através da atuação de Deus em nós. Contudo, somos responsáveis em buscar as condições propícias para que tal se dê.
4) Os princípios bíblicos mais a maturidade nos ajudam a estabelecer os limites.
5) Alguns versículos que nos ajudam a ver os limites:
1.    II Tm 2:22 (Fugir como José)
2.    Gn 34:1-3 (viu, tomou, possuiu)
3.    II Sm 11:1-5 (viu, desejou, possuiu)
4.    Mt 5:28; ICo 6:13
5.    Ez 23:3 cf. Pv 6:27
6) Perguntas que nos ajudam a manter o padrão cristão no namoro:
·         Estou em dúvida se o que faço e certo?
·         O que estamos fazendo traz crescimento ou traz barreiras para o relacionamento entre nós e o nosso relacionamento com Deus?
·         Meu namoro tem me levado a ter mais comunhão individual com Deus?
·         O que estamos fazendo traz mais autoridade a nós como casal? O que as pessoas estão vendo no nosso namoro?
VII. CONCLUSÃO
Sendo você um cristão, estou certo que você que ter um casamento feliz e quer formar uma família que viva dentro do padrão de Deus. Para que isso seja possível é necessário que você construa a sua casa na Rocha que é Jesus Cristo e na Sua Palavra.