Translate

domingo, 30 de outubro de 2016

“Até Quando Senhor? (3/4)


Série: “Até Quando Senhor?
(3/4)

Por Isidro Moreira

“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Por que ficas tão longe? Por que não escutas quando grito pedindo socorro?” Meu Deus, durante o dia eu te chamo, mas tu não respondes. Eu te chamo de noite, mas não consigo descansar.”  (Sl 22:1,2)

Em meio a esse clamor e aparente desabafo desesperado, de que Deus não o ouve, que estar longe dele e que o abandonou, o salmista reconhece que Deus é santo e que como fruto da fé dos seus antepassados Deus os livrou  quando clamarão por salvação. O texto deste salmo vai além, em riquezas de detalhes da situação da aflição deste homem. A situação dele, ele próprio descreve assim:

1.    Eu não sou mais um ser humano; sou um verme. Todos zombam de mim e me desprezam. V.6
2.    Todos os que me veem caçoam de mim, mostrando a língua e balançando a cabeça. V.7
3.    “...o sofrimento está perto, e não há ninguém para me ajudar. V. 11
4.    Como touros, muitos inimigos me cercam; todos eles estão em volta de mim, como fortes touros da terra de Basã. V. 12
5.    Como leões, abrem a boca, rugem e se atiram contra mim. V13
6.    Já não tenho mais forças; sou como água derramada no chão. Todos os meus ossos estão fora do lugar; o meu coração é como cera derretida. V. 14
7.    A minha garganta está seca como o pó, e a minha língua gruda no céu da boca. Tu me deixaste como morto no chão. V.15
8.    Um bando de marginais está me cercando; eles avançam contra mim como cachorros e rasgam as minhas mãos e os meus pés.  V. 16
9.    Todos os meus ossos podem ser  contados. Os meus inimigos me olham e gostam do que veem. V.17
10.  Eles repartem entre si as minhas roupas e fazem sorteio da minha túnica. V. 18


Ele sente e expressa que:

1.    Deus o abandonou – v. 1;
2.    Deus está longe dele v. 1;
3.    Deus não o escuta quando ele grita por socorro v.1;
4.    Deu não responde ao seu chamado dia e noite v. 2;

Em seguida ou em meio a essa aflição e percepção da distância de Deus dele e da sua condição, o salmista, lembra-se da salvação de Deus na vida de seus antepassados:

1.    Os nossos antepassados puseram a sua confiança em ti; eles confiaram em ti, e tu os salvaste. V. 4
2.    Eles te pediram ajuda e escaparam do perigo; confiaram em ti e não ficaram  desiludidos. V.5


Não obstante, o momento inicial de desespero em que afirmava que Deus o havia abandonado, o salmista renova sua fé e promete ser instrumento e porta voz da salvação de Deus para os seus contemporâneos:

·         Renovo da Fé do salmista, e renova seu clamor:
1.    Ó Senhor Deus, não te afastes de mim! Vem depressa me socorrer. V. 19
2.    Salva-me da espada; não deixes que esses cachorros me matem. V.20
3.    Livra-me desses leões; não consigo me defender desses touros selvagens. V.21

·         Em seguida, faz uma aliança em que se compromete á ser um arauto da salvação e cuidado do Senhor na vida do seu povo.

1.    22Então contarei à minha gente o que tens feito; na reunião do povo eu te louvarei, dizendo:
2.    23“Louvem a Deus, o Senhor, todos os que o temem. Descendentes de Jacó, prestem culto a Deus! Povo de Israel, adore o Senhor!
3.    24Ele não abandona os pobres, nem esquece dos seus sofrimentos. Ele não se esconde deles, mas responde quando gritam por socorro.”
4.    25Na reunião de todo o povo, ó Senhor, eu te louvarei pelo que tens feito. Na presença de todos os que te temem, oferecerei os sacrifícios que prometi.
5.    26Os pobres comerão da carne dos sacrifícios e ficarão satisfeitos; aqueles que adoram o Senhor o louvarão. Que sejam sempre prósperos e felizes!
6.    27Todas as nações lembrarão de Deus, o Senhor, todos os povos da terra se voltarão para ele, e todas as raças o adorarão.
7.    28Pois o Senhor é Rei e governa as nações.
8.    29Todos os orgulhosos se curvarão na sua presença, e o adorarão todos os mortais, todos os que um dia vão morrer.
9.    30As pessoas dos tempos futuros o servirão e falarão as gerações seguintes a respeito de Deus, o Senhor.
10.  31Os que ainda não nasceram ouvirão falar do que ele fez: “Deus salvou o seu povo!”


Quando Pensarmos que Deus nos abandonou, devemos renovar nossa fé, manter o nosso clamor por socorro, e fazermos aliança com Ele. Quem sabe esse tempo de angústia seja um chamado de Deus para vivemos em maior comunhão, serviço e obediência que transformará nosso caráter e mudará completamente nossas vidas. Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;
Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.

(1 Pedro 1:7-9)

Responda para Si mesmo (a): Como você tem reagido as provas de Deus em sua vida? Talvez o até quando de Deus acontecerá quando entendermos a mensagem de Deus através da nossa prova de fé e reagirmos com as atitudes e alianças que o Senhor espera? Ore agora e renove sua fé, renove seu clamor e renove sua aliança com o Senhor e salvador da sua vida.



https://www.bibliaonline.com.br; Imagem da internet; vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário