Translate

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

A Vitória da Obediência.

A Vitória da Obediência

Por

Adilson G. Routh

"Se vocês seguirem os meus decretos e obedecerem aos meus mandamentos, e os colocarem em prática, eu lhes mandarei chuva na estação certa, e a terra dará a sua colheita e as árvores do campo darão o seu fruto. A debulha prosseguirá até a colheita das uvas, e a colheita das uvas prosseguirá até a época da plantação, e vocês comerão até ficarem satisfeitos e viverão em segurança na terra de vocês. Levítico 26:3-5
"Mas, se vocês não me ouvirem e não colocarem em prática todos esses mandamentos, e desprezarem os meus decretos, rejeitarem as minhas ordenanças, deixarem de colocar em prática todos os meus mandamentos e forem infiéis à minha aliança, então assim os tratarei: eu lhes trarei pavor repentino, doenças e febre que tirarão a visão e lhes definharão a vida. Vocês semearão inutilmente, porque os seus inimigos comerão as suas sementes.
O meu rosto estará contra vocês, e vocês serão derrotados pelos inimigos; os seus adversários os dominarão, e vocês fugirão mesmo quando ninguém os estiver perseguindo.
"Se depois disso tudo vocês não me ouvirem, eu os castigarei sete vezes mais pelos seus pecados.
Levítico 26:14-18

Para Pensar e Reagir:

A motivação para cumprir as leis, estava posta nas promessas de bênção, pois, a obediência traz consigo consequências de vitorias sobre a vida do submisso. A prosperidade da nação dependia da obediência, bastaria a fidelidade ao que Deus propôs que tudo ficaria bem, portanto a grande luta, era, entre o povo e seus instintos malignos, subjugando-os a vitória certamente viria.

O contrario também estava posto, se os instintos pecaminosos do povo o levasse a desobediência, as consequências seriam drásticas, aflição os cercariam por meio de pragas, inimigos e fatores ambientais. Essa era uma aliança condicional, onde tudo dependia do estado do coração do povo refletido nas suas ações.

A história de Israel mostrou que a tragédia do povo foi seu coração obstinado a não obedecer, assim essa lei anunciava a necessidade de alguém com o coração submisso que cumprisse toda a lei, e assim, trouxesse aos homens a oportunidade da reconciliação com Deus. Em Cristo esta promessa se cumpre, pois ele obedecendo toda a lei, trouxe  vitória a todos a aqueles que nele creem, doando-lhes sua própria justiça, assim os que nele confiam por fim recebem a vitória da obediência.

Considere:
1.     Olhar para seu próprio coração e identificar nele a desobediência.
2.     Olhar para a cruz e ver em Cristo o caminho para sua vitória, creia nele, entregue sua vida a ele, a prosperidade espiritual enfim virá! 

4 comentários:

  1. Obrigado pastor por esse texto tão insisivo e contundente, que nos chama a responsabilidade por um viver obediente a Deus. Muitos esquecem que Deus não se deixa escarnecer, o que plantamos colheremos. Que neste novo ano, possamos viver sob a fidelidade e santidade.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto Adilson.
    Deus o abençoe.
    Serva Helenrose

    ResponderExcluir