Translate

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Yhwh – Yireh - O Senhor Proverá - Por Pr. Isidro Moreira


Uma Análise enriquecedora
Yhwh – Yireh -  O Senhor Proverá
                                                  (4/6)            

Escrito por Isidro Moreira
                            
“ E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.” (Gn. 22:14)


                 A maioria dos nomes e títulos compostos de Deus surgiram de algum incidente histórico e revelam algum aspecto do seu caráter, no dado momento em que satisfazia alguma  necessidade humana. Naturalmente, todos esses nomes são significativos por causa da sua relação com o YHWH. Como já aprendemos, YHWH revela Deus como EU SOU, mantenedor da ETERNA ALIANÇA, o AUTO-EXISTENTE, O SANTO DEUS, E O DEUS DA REVELAÇÃO.


Yhwh – Yireh, aparece apenas uma vez em toda a Bíblia, em Gêneses 22:14, através de Abraão, para lembrar a intervenção de Deus no sacrifício de Isaque, fornecendo um substituto de animais para o sacrifício do seu filho. “E, chamou Abraão o nome do Lugar Yhwh – Yireh, O Senhor proverá...”

Em nossa condição de aliançados com o Deus Eterno, como redimidos pelo sangue de Jesus, como crentes em Deus e na sua palavra, contamos com providências de Deus em nossas vidas. Diariamente oramos e clamamos pelos cuidados do Senhor para nós mesmos e para nossas famílias e intercedemos pelos perdidos, pela Igreja de Cristo e por todo o mundo. Não apenas contamos e esperamos as intervenções do Senhor, mas também temos convicção que essa intervenção está presente.


Jó, sentiu isso mesmo em meio as sua duras provas: Vida e misericórdia me concedeste; e o teu cuidado guardou o meu espírito.” (Jó 10:12)

Jesus, Deixou claro que as providencias e cuidados de Deus sobre nós: “Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial
bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
(Mat. 6:30-34).

o Yhwh – Yireh, O Senhor proverá, podemos viver todos os dias com a certeza que em tudo em nossas vidas podemos esperar que o Senhor estará provendo em nosso favor. Podemos orar e esperar nEle. Podemos viver em paz sob essa proteção ininterrupta.

Considere:

1.   Recompor sua fé no fato de Deus ser quem Ele é, o Deus que provem para os Seus.
2.   Ele honrará nossa fé e nossa obediência receberá os cuidados dEle, antes, durante e depois.
3.   Não viva ansioso (a) ou aflito (a) em relação a proteção, ao sustento e a toda provisão necessária para sua vida, espere em Deus, confie a Ele todos as suas necessidades e receba forças para viver e vencer os obstáculos da sua vida.
4.   Ore Agora, entregue tudo em suas boas mãos e sinta-se forte para viver sua vida e desfrutar desse cuidado do Senhor hoje.

Imagem da Internet; Video do youtube – Cantora Eyshila - Deus Proverá; https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/6

Um comentário:

  1. Bom ser sempre lembrado que nesse mundo de tantas incertezas, podemos contar com o Providenciador de todas nossas necessidades. Obrigado Isidro ( Adilson)

    ResponderExcluir