Translate

sábado, 7 de janeiro de 2017

Tentação (1/3) Escrito por Jabesmar A. Guimarães


(1/3)

Definição (Aurélio): 1 .Ato ou efeito de tentar. 2. Disposição de animo para pratica de coisas diferentes ou censuráveis.
Definição de tentar (Aurélio): 1. Instigar para o mal, para o pecado: O diabo tenta as boas almas. 2. Causar desejo a; despertar vontade em; ou provocar, tendo determinado fim ou objetivo. 3. procurar seduzir.
A idéia bíblica de tentação não é primariamente a de sedução, conforme se pensa atualmente, mas a de por uma pessoa em prova, de sujeitá-la a um teste. Isto pode se feito com o bom propósito de melhorar a sua qualidade, ou então com o propósito mal de mostrar a sua fraqueza visando levá-la a cair ou a praticar uma ma ação. Então tentar significa basicamente testar. O sentido de aplicá-la sempre no sentido de testar com má intenção é recente.
Tanto o hebraico massâh como o seu equivalente grego pirasmos significam tentar. O que define se é provação ou tentação é o contexto no qual a palavra aparece. Ou seja, na hora de traduzir a palavra do hebraico ou do grego para o português a pessoa deve escolher qual sentido se encaixa melhor na frase, no texto. Por exemplo: Quando se refere a Deus normalmente é no sentido de testar, provar; quando se refere a Satanás normalmente é no sentido de tentar e quando se refere a pessoas pode se aplicar nos dois sentidos.
Deus provou a fé de Abraão (Gn 22:1ss); o diabo tentou ao Senhor Jesus (Mt 4:1ss) e tenta aos homens com o intuito de fazê-los abandonar a vontade de Deus (Jo 1:12, 2:6; ICo 7:5, 10:13).
Nós, porém, nos ateremos somente ao sentido negativo da palavra, pois creio ser o que nos interessa no momento. (Próximo Post)

Editorial:
Considere:
1.   Analisar em que área você se sente mais vulnerável.
2.   O que Deus diz em sua palavra sobre qual seria de vulnerabilidade, decore pelo menos um versículo sobre isso?
3.   Ore ao Senhor sobre isso o assunto de modo responsável e comprometido com um andar digno do Senhor.


Imagem da Internet; Vídeo do Youtube; http://www.jabesmar.com.br/index.php/edificacao/40-tentacao

Um comentário: