Translate

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Tentação (2/3) Escrito por Jabesmar A. Guimarães


(2/3)

A pergunta que originou o estudo foi: O que é tentação? E também, Tentação fugir ou enfrentar? Creio que a primeira pergunta já foi respondida, mas a segunda não tem uma resposta simples. Não há uma fórmula do tipo: Três passos para vencer a tentação. Porém, antes de responder a segunda pergunta vamos identificar mais duas fontes de tentação para nós.
Já identificamos uma fonte de tentação que é o nosso arqui-inimigo o diabo. Mas ainda restam duas que também precisamos conhecer. Segunda fonte de tentação é o mundo ou este século.
O MUNDO: Quando a Bíblia se refere ao mundo neste sentido, esta se referindo ao sistema que rege a vida dos homens (busca do poder, riquezas, independência de Deus etc) amplamente difundida pelos meios de comunicação em massa, jornais, radio, televisão e revistas. A finalidade é levar os homens a ignorarem a existência de Deus, ficando assim livres para decidirem o que fazer de suas vidas.
"À medida que o cristão se deixa moldar segundo a "estampa" deste século (Rm 12:2), sua consciência permite praticas como o divórcio, o aborto, a sonegação de impostos o suborno"[i], a mentira, o orgulho, a falsa humildade (talvez esta seja a pior manifestação do orgulho), a busca desenfreada por dinheiro etc.
Esta segunda fonte de tentação, esta forte rede que invade nossas vidas, casas e igreja, tem levado muitos a caírem nos pecados descritos acima, mostrando assim seu poder ao derrotar não poucos cristãos. Muito mais poderia ser dito acerca do mundo, mas o tempo delimitado para o estudo não nos permite. Passemos, portando, a terceira fonte de tentação.
A CARNE: Este é o terceiro inimigo que nos faz tropeçar combatendo acirradamente nossa busca pela santificação. Quando a Bíblia fala em carne ela quer significar três coisas: Primeiro: A carne física. Aquele elemento material do qual é feito o nosso corpo e o dos animais. A mesma carne humana que formou o corpo do nosso Senhor Jesus (Rm 8:3; Cl 1:22). Deus foi o criador da carne. Segundo: Indica a descendência humana. Jesus descendia de Davi "segundo a carne" (Rm 1:3). Toda a raça humana descende de Adão e, de certa forma, esta ligada a ele. "A palavra "carne" transmite, nestes contextos, o sentido de ser a matriz que assegura o fato de que todo filho compartilha a vida comum com seus progenitores. Pertencendo a uma só carne, um parente não pode deixar de receber as características legadas pelos antepassados (cf. Is 40:6; iPe 1:24s)"[ii]. Terceiro: Significa nossa inclinação para o mal. A nossa natureza caída que sempre nos atrai para o erro e normalmente nos leva a pecar com o corpo. Assim como nossa carne física se decompõe, "a carne no sentido moral também apodrece, tornando o coração uma espécie de fossa negra de onde emanam idéias, atitudes, palavras e ações perversas"[iii].
Todos carregamos, nas profundezas do nosso ser, esta natureza perversa que, se não for dia a dia sufocada, se manifestara e nos arrastara ao pecado. Jesus mesmo disse que o que sai do nosso coração são: "os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez" (Mc 7:21,22). Esse câncer corrói o nosso relacionamento com o próximo (inveja, homicídio, furtos, adultério, fornicação, engano etc) e com Deus (arrogância, amor próprio, independência, insensatez etc). Também em Gálatas 5:19-21, estão descritas as obras da "carne".
Temos então estas três fontes de tentação. Todas são perigosas para o crente e temos que vigiar diuturnamente para não cair nas ciladas que elas preparam para nós. Contudo, se não fosse a nossa natureza caída, ou seja, a carne, "Satanás teria pouquíssima possibilidade de tentar a humanidade e mantê-la sob o seu senhorio"[iv].

Imagem da Internet; Vídeo do Youtube; http://www.jabesmar.com.br/index.php/edificacao/40-tentacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário