Translate

domingo, 15 de janeiro de 2017

Tentação (3/3) Escrito por Jabesmar A. Guimarães


(3/3)

Agora tentemos achar resposta para a segunda pergunta que é: Tentação: fugir ou enfrentar?
Paulo aconselha a Timóteo dizendo: "Tu porém, ó homem de Deus, foge destas cousas" advertindo-o contra o perigo das riquezas (ITm 6:11). De outra feita diz: "Foge, outrossim, das paixões da mocidade" (ejetem 2:22). Em sua epistola aos coríntios Paulo adverte: "Fugi da impureza!" (ICo 6:18); referindo-se aos pecados de imoralidade. Diz também: "Portanto, meus amados, fugi da idolatria" (ICo 10:14).
Assim fica o conselho bíblico de, a exemplo de José, fugir das tentações que nos sobrevém. Fugir não significa apenas sair correndo, mas que devemos evitar aquelas situações nas quais sabemos que seremos tentados. Por exemplo, se meu problema é de cunho sexual devo tomar medidas para sufocar a carne cortando aquilo que a sustenta. Como disse o apóstolo não devo dispor de nada que me leve a desejos impuros (cf. Rm 13:14). Com a ajuda do Espírito Santo tenho que cortar tudo o que me incentiva a pecar nesta área. Devo tomar medidas radicais tais como cortar os filmes, revistas, livros e tudo que alimente minha natureza nesta área. Já para outros o problema pode ser ira, inveja, orgulho, sede de poder, materialismo etc. Cada um sabe onde "dói seu calo", então cabe a própria pessoa tomar medidas para "fugir" da tentação.

Mas se por um lado devemos fugir da tentação, tem situações nas quais devemos enfrentá-la. Assim foi o caso de Jesus que teve que enfrentar as insinuações de Satanás no deserto. Tiago diz: "Sujeitai-vos, portanto a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugira de vós" (4:7). Como então podemos enfrentar o tentador e as tentações? Aqui diz que aquele que se aproxima de Deus o
diabo foge dele. Jesus enfrentou ao diabo com a Palavra de Deus. É isso que nós também devemos fazer, ter sempre a mente cheia da Palavra de Deus. Se aproximar de Deus é imperativo para aqueles que querem ser vitoriosos na vida crista.
Para encerrar, nunca é demais lembrar que jamais poderemos vencer ou fugir das tentações por nossas próprias forças. Devemos, também lembrar que enfrentar a tentação não significa s achar forte o bastante para brincar com o pecado permanecendo numa situação que pode nos levar a cair. Somente aqueles que se firmam na graça de nosso Deus obtém vitória sobre o pecado. Devemos nos aproximar de Deus e nos fortalecer na Palavra para que, quer tenhamos que fugir ou enfrentar as tentações tenhamos vitória sobre nossos inimigos.


[i]. Russel P. Shedd. O MUNDO, A CARNE E O DIABO, p. 25.;
Imagem da Internet; Vídeo do Youtube; http://www.jabesmar.com.br/index.php/edificacao/40-tentacao

Um comentário:

  1. Pratica e objetiva, obrigado Jabes pelo relevante texto, Deus o abençoe!! ( Adilson)

    ResponderExcluir