Translate

domingo, 7 de outubro de 2018

Exposição em Êxodo (... Adulterium... Corrupção do matrimônio”) Por Willes José da Silva




 Não adulterarás.
Êxodo 20:14


BOA TARDE!!

Releia Êxodo 20.14: De acordo com Ester Kosovski, adultério é Adulterar, falsificar, corromper. Adulterare, verbo que se refere genericamente à ação do adultério e apenas em sentido figurado, quer dizer alterar, falsificar, estragar, corromper; Adulterium significa adultério, corrupção do matrimônio; podendo também se escrever adulter eri é aquele que viola a fé conjugal tendo relações extramatrimoniais. Assim sendo, a etimologia da palavra adultério é “ad alteriu thorum ire” que significa andar em tálamo alheio ou em cama alheia. No sentido bíblico é uma ação direta contra Deus e também contra os seus propósitos para a vida conjugal.

         Por esta orientação se encontrar na segunda parte dos mandamentos que tem a ver com o relacionamento com o próximo não significa que a sua quebra não seja uma afronta direta contra Deus. Biblicamente o adultério espiritual é tão grave que é também categorizado como idolatria. Nesse ato o homem fica tão preocupado em satisfazer os desejos pecaminosos do coração que é capaz de adulterar, estendendo ou limitando os significados dos preceitos bíblicos, para justificar o seu erro. Esse malabarismo de interpretação acaba por colocar a vontade humana acima da vontade divina. Ou seja, o homem torna-se deus de si mesmo. Essa escolha espiritual é que tem impulsionado o surgimento de religiões ou de segmentos religiosos ao longo das eras. Esse apelo maligno e o seu sucesso tem se reproduzido desde a primeira conversa de satanás com a mulher. A sedução por ser igual a Deus leva o homem a duvidar da Sua Palavra e a distorcê-la. Se não fosse o trabalho constante de Jesus, a semente da mulher, de pisar a cabeça da serpente, mesmo tendo que sofrer por isso (Gênesis 3.15), todos de alguma forma seriam iludidos pelas propostas satânicas. Somente a vida e o poder de Cristo em nossos corações é que podem trazer luz, discernimento e poder espiritual para travarmos essa incessante luta contra as forças da carne inflamadas pelas setas malignas.

         Por outro lado, o adultério é uma grave transgressão contra os desígnios de Deus para a vida conjugal. O Diabo sabe que a base e a ordem sociais vêm da família. Ele gosta do caos porque o nosso Deus é um Deus de harmonia, ordem e beleza. Esse sétimo mandamento visa proteger a santidade do relacionamento matrimonial. O adultério faz parte da permanente busca do inimigo de obstaculizar os propósitos do Senhor. Com isso o casamento que possibilitaria uma ilustração da trindade (três em um) através da união santa do casal (dois em um), que representaria o governo de Deus (papel do marido como líder e da esposa como ajudadora submissa) e desenharia a relação de Cristo com a igreja (Efésios 5.23 a 25), pode se tornar inexpressivo ou até ser interrompido. Porém, a mesma graça que trouxe o perdão divino para a nossa imensidão de gravíssimos pecados pode se fazer tão presente na vida de cada cônjuge que o perdão de Cristo, enchendo os corações, é capaz de promover a reconciliação do casal. Com isso, mais uma vez a semente da mulher derrota as artimanhas do nosso incessante inimigo.

Medite nisso!

UMA TARDE ABENÇOADA A TODOS!!

Editor: Isidro Neto, Imagem da Internet; Vídeo do Youtube; https://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/20/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário