Translate

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Exposição em Êxodo (...o valor que Deus dá a vida humana...”) Por Willes José da Silva




 Não matarás.
Êxodo 20:13.

BOM DIA !!
Releia Êxodo 20: 13: Este pequeno versículo traz uma instrução objetiva sobre o valor que Deus dá a vida humana. A aplicação desse mandamento foi muito bem explicado e aplicado pelo Senhor Jesus.

         Gênesis 1.26 afirma ao ato criador de Deus do homem com características singulares. Ele foi criado à imagem e semelhança de Deus. O valor maior da vida humana não está em si mesma, mas justamente porque cada ser humano é imagem da glória de Deus. No ideal divino, cada vez que alguém olhasse para o seu semelhante este seria constantemente lembrado de que é imagem do Senhor e que vive para a sua glória. Destruir este “espelho” Impossibilita que outros possam ter a oportunidade de ver a glória do Criador no outro. Com isso, matar o próximo é um enorme ato de rebeldia contra Deus porque, de certa forma, e, porque não dizer, frustrada, também é uma ação que afeta o propósito divino para o homem e tira-lhe a possibilidade de ter sua imagem reproduzida.

Doutra forma, vê-se no homicídio uma manifestação de poder e domínio que não são concedidos ao homem. O assassino, ainda em sua rebeldia, busca usurpar a posição de Senhor sobre o outro a tal ponto de considerar que tem o poder de vida e morte. Com isso, se coloca na posição de Deus. Quanto mais as pessoas se afastam dos propósitos divinos para a criação humana, menos a vida do seu semelhante tem valor aos seus olhos. Todos os regimes totalitários onde há busca frenética de apagar o nome de Deus das mentes e corações humanos promoveram mortes em massa. Mesmo a guerras entre cristãos, algo inconcebível pelas Escrituras, foram movidas pela ambição humana e afastamento da vontade do Senhor daqueles que se diziam falar em nome dEle.

Além disso, a presença da imagem de Deus em algum lugar publica o Seu domínio. Na história antiga alguns reis quando conquistavam uma nova região erigiam uma estátua “conforme sua imagem e semelhança” para atestar que aquele lugar fazia parte do seu reino. A imagem de Deus no homem mostra que não só o próprio homem está debaixo de seu domínio, mas lembra que ele também e tudo à sua volta pertencem ao Senhor. Matar essa “imagem e semelhança” de Deus é também se levantar contra esse domínio. É uma negação veemente de admitir o comando e autoridade de Deus não somente sobre a sua vida, mas também sobre tudo o mais à sua volta.
        
Jesus trouxe uma compreensão mais ampla desse mandamento ao ensinar que as atitudes interiores do coração são tão condenáveis quanto o homicídio em si mesmo. A ira e o ódio manifestos quando se utilizam expressões verbais que procuram destruir o outro atacam da mesma forma a imagem de Deus. Ambas as situações são passíveis de castigo eterno. Logo, quando usamos palavras que buscam ofender o próximo, na realidade estamos atacando a imagem de Deus naquele homem ou mulher. Por isso, Jesus equipara estes tipos de ofensas à mesma culpa moral de um homicídio porque também, em última análise, no coração esse assassinato já está acontecendo.

Medite nisso!

ORE A DEUS PELA SUA VIDA E POR ALGUÉM QUE VOCÊ SABE QUE ESTÁ PASSANDO POR ALGUMA DIFICULDADE OU QUE AINDA NÃO TENHA RECEBIDO O SENHOR JESUS COMO SALVADOR. COMPARTILHE ESSAS REFLEXÕES PARA ABENÇOAR OUTRAS PESSOAS ATRAVÉS DA INSTRUÇÃO BÍBLICA.

UM DIA ABENÇOADO A TODOS!!


Editor: Isidro Neto: Imagem da Internet; Vídeo do Youtube; https://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário