Translate

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Exposição em Êxodo (...a boa prática da justiça... Apara as erestas... aponta para a retidão”) Por Willes José da Silva





Não furtarás.”
Êxodo 20:15

BOM DIA!!

Releia Êxodo 20.15: Em todas as épocas da história da humanidade a boa prática da justiça sempre foi um fator importante para a sustentação da sociedade. Isso se aplica não somente nas relações judiciais mas também no relacionamento individual, longe de qualquer tipo de tribunal.

         A justiça emana do caráter de Deus. É um dos seus atributos comunicáveis. A percepção do que é reto e justo deve-se aos princípios morais dados por Deus para a humanidade desde os seus primórdios. A justiça apara as arestas, promove igualdade e aponta para a retidão. Isso serve de coluna para a ordem social. Como temos visto, o Diabo é o deus do caos. Não dizer falso testemunho é uma dos sustentáculos para que a harmonia da sociedade seja estabelecida, juntamente como honrar pai e mãe, não matar e não adulterar. Esse mandamento está fundamentado na verdade. Onde não há verdade não há justiça. Por isso, em muitos tribunais antes de fazer qualquer tipo de pergunta a uma testemunha, usa-se a fórmula “dizer a verdade, nada mais do que a verdade” para enfatizar a seriedade e credibilidade que serão dadas às suas palavras. O pai da mentira é o Diabo. Ele não suporta as pessoas que falam a verdade ou uma comunidade que busca viver por esse princípio. Uma das grandes evidências da ação e prevalência dos valores de satanás numa sociedade é quando a justiça é subvertida e a verdade é relativizada com a intenção de beneficiar pessoas em flagrante delito. Nessa promoção do caos, juízes, autoridades civis e militares são seduzidos pelo lucro fácil ou pelo apelo do poder. São as ofertas que o inimigo faz a ponto de, se não vigiarmos, enganar até os escolhidos.

 Deus sabia que o povo hebreu e que as comunidades da fé ao longo da história precisariam se firmar em valores sociais sólidos advindos da sua Palavra, como reflexo do seu caráter. Todas as vezes que alguém dá um testemunho verdadeiro para que a verdade e a justiça prevaleçam, está refletindo a glória do Senhor e indicando para o mundo a justiça do próprio Deus. Essa é uma das razões do ódio do diabo de uma sociedade justa.

         Outro aspecto relacionado a este mandamento envolve a questão inter-relacional. Num sentido mais profundo, não dar falso testemunho, buscar a verdade e a justiça estão vinculados à integridade. O que dá falso testemunho normalmente é movido por algum tipo de vantagem pessoal. Algum proveito ou lucro que podem surgir na omissão da verdade ou na emissão de uma mentira. Isso tem a ver com a integridade, porque um homem íntegro sustenta a verdade mesmo que tenha que pagar um alto preço por isso.  Em contrapartida, aquele que age dessa forma acaba por criar uma blindagem em torno do seu caráter que o protege de difamações e calúnias e passa a ser reconhecido pelos outros e apreciado por Deus. Também, com a sua atitude, ele glorifica ao Senhor e reflete o caráter justo e santo de Deus para um mundo em trevas.

Medite nisso!

UM DIA ABENÇOADO A TODOS!!



 Editor: Isidro Neto: Imagem da Internet; Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário