Translate

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

O Exemplo de Esdras - Escrito por Jabesmar A. Guimarães 1/3


O Exemplo de Esdras

1/3
"Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos". Esdras 7:10

Este versículo tem muito a nos ensinar. Entre tantos ensinos que podemos tirar deste texto está o caminho a ser seguido pelo discípulo do Senhor Jesus.
Esdras estava envolvido numa grande empreitada, a qual era fazer com que o povo que havia voltado do cativeiro se voltasse para o Senhor. Com este intuito ele acabara de chegar a Jerusalém. O capítulo 7:6 nos diz quem é Esdras: "Ele era escriba versado na Lei de Moisés, dada pelo SENHOR, Deus de Israel".
Vejamos, rapidamente, o que qualificou Esdras para esta difícil e complicada tarefa.
I. Um Coração Disposto a Procurar a Verdade
Lemos: "Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR". Esdras era um homem disposto a aprender com o Senhor. Ele não foi atrás da tradição dos seus pais, do seu povo. Ele buscou na Palavra de Deus. A Palavra de Deus era a fonte da qual Esdras bebia continuamente. Muito dos problemas que enfrentamos hoje é que há líderes e pregadores buscando nas tradições em lugar de buscar na Palavra de Deus. Às vezes mascaram as suas tradições e gostos pessoais, com um pouco de Bíblia, buscando disfarçar o seu ensino.
Pela Palavra podemos ver que este não é um problema novo. Em Isaías 29:13 lemos: "O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu". Maquinalmente significa por mera repetição rotineira. É isso que alguns de nós fazemos.
Jesus enfrentou problemas em relação a isto. Vejamos: "Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem. Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?" (Mateus 15:2,3).
"Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens" (Marcos 7:8).
"invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes" (Marcos 7:13). Contudo a Bíblia nos alerta contra estas coisas. Leiamos Colossenses 2:8: "Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo".
Devemos atentar para o fato que Esdras dispôs o coração para buscar a Lei do Senhor. Quando buscamos na fonte correta, não enfrentamos problemas de contradições, pois Deus não se contradiz. Devemos beber com sofreguidão da fonte de águas vivas. Devemos matar nossa sede na Palavra de Deus, pois ela é pura.
O convite do Senhor Jesus para nós é: "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma" (Mateus 11:29).
Tendo visto onde Esdras procurou a verdade, passemos a ver o que ele fez com a verdade aprendida. (Próximo Post)
Editorial:
Para repensar e Reagir: Sempre é tempo de reavaliarmos nossa postura pessoal e de tomarmos decisões de compromissos com Deus e com sua palavra. Apegue-se a palavra de Deus, viva como Esdras e como o salmista:
“Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei. Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos. A minha alma está quebrantada de desejar os teus juízos em todo o tempo.
Salmos 119:18-20

Nenhum comentário:

Postar um comentário