Translate

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

O Exemplo de Esdras Escrito por Jabesmar A. Guimarães 3/3 - Apto Para Ensinar

O Exemplo de Esdras

3/3
"Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos". Esdras 7:10

III. Um Homem Apto a Ensinar a Palavra de Deus
Um dos problemas que também enfrentamos é o de pessoas que gostam de pregar. Gostam de exercer o ministério do ensino. Principalmente para um auditório grande, o que lhes dá maior notoriedade. Mas não estão dispostos a viver o que ensinam. É como diz aquele velho ditado: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço".
Esdras dispôs o coração para aprender, depois para praticar. Só então passou a ensinar a Palavra de Deus. Só assim, amados, é que obtemos autoridade espiritual para que o Espírito Santo atue através da Palavra pregada por nós. Se não for assim seremos meros discursantes. Faremos discursos bonitos e rebuscados, mas eles não produzirão mudanças na vida de ninguém.
Paulo foi um homem que podia dizer: Façam o que eu digo e façam o que eu faço. Leiamos o que ele diz em I Coríntios 11:1: "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo".
Um irmão do passado conhecido como Irineu de Antioquia disse: "É maravilhoso ensinar quando se pratica o que ensina".
IV. Conclusão
Gostaria de concluir dizendo que o caminho daquele que quer servir ao senhor é:
1.    Estar disposto aprender do e com o Senhor;
2.    Estar disposto a obedecer aos ensinos do Senhor e, só então,
3.    Começar a ensinar aquilo que aprendeu e que vivencia no seu dia-a-dia.
Esdras era um irmão que seguia aquilo que Paulo, muitos anos depois recomendou ao jovem Timóteo: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes" (I Tm 4:16). Esdras cuidava de si mesmo, da doutrina e dos ouvintes.
O que ocorre é que alguns já passam do primeiro para o terceiro ponto e é ai que o nome do Senhor é envergonhado, é vituperado.
Que Deus nos ajude a passar pelo caminho traçado na Sua Palavra. O qual é: Aprender, Praticar e, só então, Ensinar.
Que as pessoas digam de nós o que disseram do nosso supremo mestre, Jesus: "Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas".
Amém!

http://www.jabesmar.com.br/index.php/edificacao/31-o-exemplo-de-esdras; Imagem da Internet; Video do Youtube; https://www.bibliaonline.com.br 

Um comentário: