Translate

domingo, 4 de dezembro de 2016

Série: “Os nomes de Deus e seus significados” Uma Análise enriquecedora Yhwh-Shammah - O Senhor Esta presente (2/6)


Uma Análise enriquecedora
Yhwh-Shammah - O Senhor Esta presente
(2/6)

Escrito por Isidro Moreira

 “Dezoito mil canas por medida terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: o Senhor está ali. (Ezequiel 48:35)
O nome Yhwh-Shammah pode muito bem ser o nome mais Maravilhoso incrível de Deus porque Jeová Shammah é a promessa de Deus de completar a obra que começou em nós na criação Para nos trazer ao nosso descanso final e Glória. A palavra Shammah é derivado da palavra hebraica que significa “naquele lugar” Yhwh-Shammah é o último nome de Deus revelado através de seus profetas do Antigo Testamento. O cenário histórico no qual é dado este nome assegurou a Israel que Deus  jamais os abandonaria e que jamais os abandonou durante o seu período de cativeiro babilônico de 70 anos e que acabaria por trazer restauração de Jerusalém e do templo.
Como Ezequiel tinha profetizado 25 anos antes de Jerusalém e do templo serem totalmente destruídos, e a esperança das pessoas de regressarem estava em declínio, esta profecia era uma promessa a eles que Deus era de fato com seu povo, Yhwh-Shammah – Deus é presente sempre. Existem várias crenças sobre o cumprimento da profecia de Ezequiel:
1.     O judaísmo ortodoxo acredita que este tem sido interpretação estritamente literal que será cumprido na Restauração do tempo e do sistema de sacrifício após o qual o Messias virá para reinar em Jerusalém como o filho de Davi então Yhwh-Shammah Jeová Shammah será realizado.
2.     Outros estudiosos da Bíblia interpretam o nome apenas em um sentido espiritual sem realização de uma Jerusalém terrena;
3.     O terceiro grupo de estudioso Combina as duas interpretações e acreditamos que ele tem tanto uma realização espiritual como literal.
 Ao considerarmos toda a escritura tanto do antigo e do Novo Testamento, a terceira teoria parece mais plausível como estudiosos da Bíblia, como Nathan Stone escreveu “os nomes de Deus”:
“...Tem se visto que o cumprimento deste nome foi limitado no antigo testamento tanto em sua manifestação e escopo. Cada manifestação da presença de Deus no meio do seu povo ainda que fosse real só poderia ser apenas uma sombra de uma realidade gloriosa para vir. Quanto ao seu âmbito de aplicação foi limitado a nação de Israel.
 Na dispensação do novo testamento ele tem uma escopo mais amplo em que é mais espiritual do que simbólico e mais pessoal em vez de Nacional. Porque agora foi comprida  totalmente na pessoa do Senhor Jesus Cristo.
Jesus Cristo, Como homem, e  representando a raça humana,  ”toda a plenitude de Deus teve o prazer de habitar nele” (Colossenses 1:19) “Ele era o Resplendor da Glória de Deus e a própria imagem da sua substância (Hebreus 1:3); “O verbo se fez carne e habitou entre nós e Vimos a sua glória do unigênito do Pai” João (1:14); Assim ele tornou-se Deus conosco, o Emanuel de Isaías 7:14 o filho o filho o Deus forte pai da eternidade de Isaías 9:6.
Aquele que no antigo testamento veio, através de aparições misteriosas ocasionais, como o anjo do Senhor; O anjo da sua presença; O Anjo do pacto; o anjo em quem está o nome Jeová, tornou-se em Cristo a própria presença de Deus no Templo no qual a presença reside, para que nele e dele pode dizer Jeová Shammah, o senhor está lá.
Esta presença está agora nos crentes, como templos vivos de Deus: “... Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em Vós?” (1 Coríntios 3:16.)
Que excelente nome é Jeová Shammah, Jeová está lá, Jeová está aqui, Jeová está em mim, Jeová está em você. Com a certeza de que Ele está sempre conosco, devemos ter conforto imediato com uma infusão de coragem e um senso de confiança para suportar e enfrentar todas as coisas. Aleluia - Deus está Aqui.
Ore Agora a esse Deus sempre presente e desfrute da comunhão com Ele e dos seus ouvidos sempre abertos a nos ouvir e cuidar de nossas vidas.


Imagem da Internet; Video do youtube; http://www.myredeemerlives.com/namesofgod/yhwh-shammah.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário