Translate

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

O Exemplo de Esdras Escrito por Jabesmar A. Guimarães 2/3 - Coração Disposto á Obedecer

O Exemplo de Esdras

2/3
"Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos". Esdras 7:10

II. Um Coração Disposto a Obedecer
Vemos aqui a disposição do Servo de Deus em obedecer aos mandamentos do Senhor. Aprender é muito bom, mas o aprendizado acompanhado da prática produz excelentes resultados na vida do discípulo.
Não adianta nada ser um PHD em Bíblia e não praticar os seus ensinos. Esdras nos ensina que devemos dispor o coração para aprender, mas também devemos dispor a nossa vida para viver e praticar aquilo que aprendemos.
No Livro de Tiago lemos: "Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar" (Tg 23,25).
Tiago traça um forte contraste entre aquele que aprende e não pratica e aquele que, além de aprender, coloca em prática os ensinamentos da Palavra de Deus. O mero ouvinte, aquele que aprende somente com o intelecto, engana-se a si mesmo. Mas aquele que além de ouvir, aprende e pratica, ou seja, vivencia as verdades bíblicas no seu dia a dia, este é alguém plenamente realizado, satisfeito, pleno. O caminho da Palavra de Deus em nós deve ser o seguinte: entra pelos nossos ouvidos, passa pela nossa mente (intelecto), desce para os nossos joelhos (oração) e sobe ao nosso coração, onde deve ficar guardada.
Amados, sigamos o exemplo de Esdras. Não sejamos apenas ouvintes de pregação, mas vamos nos esforçar para colocar em prática no nosso dia-a-dia aquilo que aprendemos. Às vezes fico triste ao constatar que muitos vêm a Casa de Oração, ouvem um ensino e saem para fazer exatamente o contrário daquilo que aprenderam. Aqui também podemos aplicar o sentido de maquinalmente. Vêem as reuniões por pura e simples tradição, por costume.
Assim podemos passar ao terceiro aspecto da vida deste fabuloso servo do Senhor: (Próximo post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário