Translate

domingo, 23 de setembro de 2018

Exposição em Êxodo (... Advertência sobre os limites de aproximação...”) Por Willes José da Silva



“E disse o Senhor a Moisés: Desce, adverte ao povo que não traspasse o termo para ver o Senhor, para que muitos deles não pereçam. Êxodo 19:21


BOM DIA!!

Leia Êxodo 19: 16 a 25: Finalmente chegou o tão esperado dia. Depois de terem firmado uma aliança, o povo ter decidido como um só coração obedecer ao Senhor em tudo o que Ele dissesse, ouvido as palavras do Senhor anunciadas por Moisés, se purificado e se consagrado guardando dois dias para isso, eles foram acordados por uma poderosa manifestação de Deus. Este momento de profunda alegria espiritual não poderia ser maculado por atitudes incompatíveis dos hebreus. Por isso Moisés teve que descer para adverti-los mais uma vez.

         Em primeiro lugar Deus ordenou a Moisés que advertisse o povo para que não transpassasse o limite determinado para vê-lo. Fico imaginando como alguns devem ter se sentido ante tal visão da magnificência divina. Se Levados para um estado de êxtase, poderiam se esquecer das orientações divinas quanto às demarcações feitas, simplesmente porque desejariam ver ao Senhor. Esse é um mau que tem acompanhado a história da igreja em todos os seus momentos. Homens insatisfeitos com o quanto de Deus é revelado através da Sua Palavra, procuram de alguma forma satisfazer seus sentidos físicos com a “visão” do Senhor. Paradoxalmente são capazes até de irem de encontro aos princípios traçados pelas Escrituras com a justificativa de desejarem ter uma “experiência” mais profunda com Deus. 

        Essas atitudes irracionais faz com que Deus instrua homens para que vão e relembre o seu povo qual é a Sua vontade expressa de forma clara através das Escrituras. Deus conhecia o coração do seu povo, que não é muito diferente nos dias de hoje. Ele sabe da inclinação que os homens têm de valorizar mais alguns tipos de experiências espirituais do que a simplicidade e a clareza dos preceitos bíblicos expresso em Sua Palavra, a Bíblia. Ao fazerem isso, muitos até involuntariamente, afirmam que não importa tanto o que a Bíblia diz, mas aquilo que sentiram ou a experiência que tiveram. Temos, sim, experiências profundas com o Senhor quando obedecemos a Sua Palavra. Do contrário, o que teremos em vez de nos levar para mais perto de Deus, poderá nos conduzir para uma situação de perigo mortal.

         Em segundo lugar, vemos mais uma vez o líder Moisés descendo o monte para, em cumprimento da vontade de Deus, anunciar ao povo tudo o que Deus lhe havia dito que dissesse. A princípio no seu diálogo com o Senhor, ele achou desnecessária essa ordem. Afinal, eles já haviam se purificado por dois dias, se consagrado e os limites já haviam sido traçados, ou seja, tudo o que fora mandado se fez. Porém, o Deus que sonda os corações, sabia da importância dessa mensagem de exortação. Em obediência, Moisés fez o que o Senhor queria. Para Ele seria mais prazeroso continuar no cimo do monte e desfrutar da maravilhosa presença de Deus. Mas havia ainda algo a ser feito. Ele, então, teve que abrir mão desse momento de alegria indizível, para de forma altruísta, servir a Deus levando Sua instrução para os hebreus. O que o Senhor quer nos fazer entender é que antes de desejar qualquer outro tipo de experiência, precisamos ardentemente almejar conhecê-lo mais através da obediência à sua Palavra. A Obediência gera experiências mais profundas com Deus.

Medite nisso!

“Alegrei-me com os que me disseram: “Vamos à casa do Senhor”! " Salmos 122:1
BOM DIA!!
Editor: Isidro Neto: Imagem da Internet e vídeo Youtube 

Nenhum comentário:

Postar um comentário