Translate

sábado, 29 de setembro de 2018

Exposição em Êxodo (... o Nome de Deus, nome de honra ...”) Por Willes José da Silva


“Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.Êxodo 20:7

BOM DIA!!

Releia Êxodo 20.7: “Não tomar o nome do Senhor em vão”. Uma ordem que traz consequências para aqueles que não a observam. O senhor não faz vista grossa para aqueles que não valorizam o bom nome de Deus.

         Esta semana comentei a respeito deste versículo com a congregação no culto de 4ª feira. No passado, quando uma mulher se casava, ela tomava o nome do marido. Prática que não é mais tão costumeira nos dias de hoje. Mas isso era levado tão a sério que a esposa ficava preocupada com as suas atitudes para não manchar ou trazer má fama para o nome do seu cônjuge. Isso poderia significar perda de prestígio e importância na sociedade local. De certa forma, esta mesma ideia se aplica a essa parte inicial deste versículo. Como filhos de Deus, membros da sua família e como igreja, retratada como a noiva de Cristo, devemos estar atentos se o que fazemos tem trazido boa ou má fama para o Senhor. 1 Coríntios 10:31 nos fala: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus”. Isso significa que tudo o que fazemos deve resultar em glória, ou seja, em honra para o nome de Deus.

Por outro lado, se agimos de forma contrária, as obras que praticamos ou as palavras que usamos irão atingir diretamente a reputação do Senhor. Por isso o pecado é tão ultrajante aos olhos de Deus. O nosso pecado não só coloca em dúvida o caráter de Deus ou as suas ações, mas também é uma afronta direta à sua santidade. O pecado, então, por essas razões, deve ser odiado. Logicamente que isso se agrava quando pecamos de forma pública, pois outras pessoas terão uma ideia errada a respeito de Deus e por isso podem ser levadas ao tropeço ou ao escândalo.
O recurso de se usar o nome de Deus também era usado na antiguidade para assegurar a legitimidade de alguma palavra ou promessa. Ao fazer isso e faltar com a verdade ou não cumprir o prometido, era o mesmo de declarar a descrença na existência de Deus. Por estas questões que “tomar o nome de Deus em vão” é algo grave e trás sérias consequências.

         O versículo continua na segunda parte dizendo que quem toma o nome de Deus em vão “o Senhor não terá por inocente”. A gravidade de tal ato como vimos acima não pode passar impune. Deixar sem punição que age dessa forma é o mesmo que considerar que tal coisa não merece tanta atenção e não é tão importante. Porém, Deus zela pelo seu bom nome. O nome de Deus não se refere apenas a um conjunto de letras que traz algum significado fonético. Mas, antes de tudo, Ele reflete o seu caráter e atributos. Sujar o seu nome é o mesmo que tentar manchar as qualidades ou a identidade do Senhor, associando-lhe com algum tipo de erro, atingindo frontalmente a sua santidade, sinônimo da sua perfeição celeste. Quem faz tal coisa se coloca debaixo do juízo de Deus e, por não temê-lo, corre o risco de sofrer por toda a eternidade. Só Jesus pode trazer o perdão para tal afronta. Só a justificação que recebemos quando cremos em Cristo nos garante a absolvição da nossa condenação terrena e eterna. 

Medite nisso!

UM DIA ABENÇOADO PARA TODOS!!


Editor: Isidro Neto: Imagem da Internet; Vídeo do Youtube; https://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/20


Nenhum comentário:

Postar um comentário