Translate

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Exposição em Êxodo (...a iniciativa sempre foi divina ...”) Por Willes José da Silva



E, descendo o Senhor sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o Senhor a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.” (Exodo 19:20)

BOM DIA!!
Releia Êxodo 19: 16 a 25: Em todo o tempo temos visto duas atitudes atuando juntas. Uma divina e outra humana: graça de Deus/serviço do homem ou manifestação poderosa de Deus/ resposta obediente do homem. De qualquer forma, a iniciativa sempre foi divina.

         No relato do texto bíblico vemos um encontro marcado entre Deus e Moisés no Cimo ou topo do monte. Moisés falava e Deus respondia enquanto ele ainda estava embaixo, junto com o povo. Mas haveria o momento em que os dois estariam juntos e Moisés ouviria de Deus, de forma pessoal, as suas orientações. É interessante perceber que quem chegou primeiro ao local do encontro foi Deus e logo em seguida chamou Moisés para que subisse. Isso é muito significativo se entendermos que em toda a obra de Deus em favor do homem Ele tomou a iniciativa. O que moveu e move o Senhor para tal feito é a graça.

 Não há o que o homem possa fazer para alcançar qualquer coisa do Senhor. Deus se deu a conhecer ao homem pelo seu amor. A revelação que faz de si mesmo não é motivada por qualquer tipo de necessidade, mas para que o homem se torne um legítimo adorador “em espírito e em verdade”. Como diz Paulo, nós adoramos a quem conhecemos. O Senhor não é um deus desconhecido. Este é um maravilhoso mistério. Não conseguimos entender como o universo foi criado, mas ainda é mais fácil entendê-lo do que penetrar na profundidade de Deus e conhecê-lo além do que a Sua Palavra revela. Aliás, o que Deus se deu a conhecer de si mesmo através das Escrituras é mais do que suficiente para as necessidades espirituais e até mesmo existenciais humanas.

O problema é que muitos investem muito tempo na tentativa de negá-lo em vez de empenhar-se em conhecê-lo. Deus se deu a conhecer através da Bíblia. Quando homens fiéis mergulham na busca desse conhecimento, acabam se sentindo como crianças brincando na areia da praia e olhando a imensidão do oceano inexplorado que têm pela frente. Quase 1 500 anos mais tarde, esse ato foi repetido pelo Filho de Deus. Ele também desceu para trazer luz aos corações e mentes humanas. O seu ato redentivo não somente salvou o homem da condenação do pecado, mas também das trevas do conhecimento de Deus em que viviam. Ele deu a sua vida para isso.

         Por duas vezes neste texto há referências a sacerdotes. Porém, a lei ainda não havia sido dada e o ofício sacerdotal não fora instituído. Mais tarde vemos que essa função foi atribuída aos levitas. Esses sacerdotes possivelmente eram os primogênitos que haviam sido dedicados ao Senhor, conforme orientação em Êxodo 13.2 e prática exercida em 24.5. Eles serviam como sacerdotes familiares que tinham como tarefa principal ensinar as leis do Senhor e conduzir a sua família dentro dos preceitos divinos. O Deus que fez o monte tremer e que estava se revelando de forma tão esplendorosa é o mesmo que estava preocupado em suprir as famílias de líderes que as conduzissem em seus caminhos. Mais uma vez a sua graça é manifesta.
 Medite nisso!

UM DIA ABENÇOADO PARA TODOS!!

Editor: Isidro neto: Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário