Translate

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Exposição em Êxodo ("... Purificação e Consagração... não poderiam se apresentar de qualquer maneira”) Por Willes José da Silva


“Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas,
E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.” (Exodo 19:10,11)


BOM DIA!!

Releia Êxodo 19.10 a 15: A preciosidade deste tempo na vida dos hebreus foi afirmada pela necessidade de purificação e pela consagração deles ao Senhor feita por Moisés. Mas essas ações cerimoniais orientadas por Deus não são meros efeitos externos desacompanhadas de uma profunda crença interna.
         O Senhor falaria com o seu povo. Ele seria ouvido quando estivesse transmitindo as leis para Moisés. Embora não pudesse ser visto pessoalmente, as manifestações audíveis e visíveis demonstrariam a grandeza, majestade, santidade e poder do nosso Deus. Seria um grande passo para o povo ter a lei do Senhor escrita e poder consultá-la todas as vezes que fosse necessário. Eles presenciariam um pouco da magnífica glória do Senhor e, por isso, não poderiam se apresentar de qualquer jeito. A seriedade desse momento foi enfatizada por dois dias de preparo. Porém, com a leitura do texto, vemos que diferentes dos fariseus na época de Jesus, essas ações exteriores eram reflexos de uma preparação interior.

  O Deus que tudo vê não se contenta com roupas limpas, limitações impostas e obediência cega. Se as atitudes externas de purificação não forem movidas por um coração que entende a importância e o valor de estar na presença do Senhor, se tornam sem sentido. Por outro lado, nestes tempos em que valores sociais e espirituais são desprezados ou subvertidos, a necessidade de purificação para estar com Deus foi esquecida. Isso se torna muito evidente na falta de reverência nos cultos ou em programações cúlticas mais voltadas para o entretenimento, visando agradar o crente ou o visitante do que alegrar o coração de Deus. Em muitos ambientes eclesiásticos, o pecado tem sido tratado como erro ou deslize, não como uma afronta gravíssima à santidade do Senhor. Porém, ser um bom frequentador de cultos, dizimista e ofertante, reverente e obediente durante os louvores e pregação da Palavra, mas sem um coração de adorador, que busca intimidade com Deus e agradar-lhe, não significa nada. Quando buscamos ao Senhor com um coração respeitoso através do estudo da sua Palavra e orações diárias, isso resultará numa preocupação constante com a pureza espiritual, com a luta contra o pecado e os desejos malignos do coração, e se refletirá nos momentos de culto ao Senhor, tornando-os mais significativos através de uma vida que é apresentada em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

            Esse sacrifício vivo é uma atitude de consagração. Deus falou no Sinai que todos os que violassem os limites por Ele estabelecidos, seriam mortos. Isso realça a necessidade de uma aproximação correta ao Santo Deus. Não é simplesmente fazer as coisas ou buscar a Deus que são requeridos, mas fazer tudo isso de forma pura, da maneira e no tempo de Deus. Isso significa consagração. Por isso, após expressar de forma clara as orientações específicas de Deus, Moisés consagrou o povo. Esse é o tipo de vida que o Senhor quer dos seus filhos. Um sacrifício vivo, ou seja, uma vida disposta a obedecer-lhe; um sacrifício santo, separado dos prazeres e atrações do mundo, com um coração totalmente e exclusivamente devotado ao Senhor; e, um sacrifício agradável, uma vida voltada para agradar ao Senhor e que se preocupa em estar com Ele para ouvir os seus desejos e cumpri-los. 

       Precisamos de Jesus, porque somente através dEle é que poderemos encontrar a purificação necessária para nos aproximarmos de Deus de forma devida. Por outro lado, também precisamos de Jesus porque é através dEle que podemos oferecer voluntariamente nossas vidas a Deus e, assim fazendo, encontrarmos a felicidade na obediência à sua vontade. Medite nisso!

UM DIA ABENÇOADO PARA TODOS!!


Editorial: Isidro Neto: Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário