Translate

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Exposição em Êxodo (... Purificação e Consagração...”) Por Willes José da Silva


“Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas,
E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.” (Exodo 19:10,11)


BOM DIA!!

Leia Êxodo 19.10 a 15: Purificação e consagração. Até então Deus manifestou a sua bondade e poder de forma graciosa. Não havia o que o povo pudesse fazer para ter do Senhor tantas bênçãos que evidentemente não eram devidas aos seus méritos. Neste segundo momento, onde a lei seria dada e o conhecimento de Deus seria acrescido mediante a apresentação da sua vontade para as diversas áreas da vida, a participação dos membros dessa nação era imprescindível.

         Em primeiro lugar, Deus deu orientação para que o povo se purificasse. Deveriam lavar as suas vestes, respeitar o limite estabelecido ao redor do monte e aguardar o tempo devido para subir ao monte. Deus estava dando orientações expressas sobre a essência do pecado antes mesmo da lei ser dada. O pecado suja. Ninguém pode estar diante do Senhor e receber dEle orientações sobre o Seu querer trazendo essa sujeira. A lavagem da roupa era necessária para representar a importância de estar sem pecado quando se está na presença do Senhor. 

         Outro aspecto pedagógico nesse aprendizado sobre a natureza do pecado foi o limite traçado por Deus para que ninguém ultrapassasse. O pecado é transgressão dos limites estabelecidos pelo Senhor. Nas leis que seriam dadas ficaria claro o que fazer, o que não fazer e como fazer. O homem erra quando não respeita as demarcações estabelecidas nos preceitos da Palavra de Deus e quer fazer as coisas do seu próprio jeito. Os limites deixam claro que não são todas as coisas que podem ser feitas sem desonrar o nome de Deus. Outro aspecto do pecado ensinado também através desses atos de purificação é que, ao aguardar o sonido da trombeta para subir o monte, o povo aprendeu a fazer as coisas do jeito de Deus e no tempo dEle. Temos a tendência de querer fazer as coisas do nosso jeito e com pressa. Depois de lavadas as vestes e respeitados os limites, o povo agora poderia ouvir a indicação clara do próximo passo a ser dado, e não antes do tempo devido. O pecado então não está somente em fazer coisas contrárias à vontade do Senhor, não respeitando os limites, ou ainda se omitir, mas também em não observar a maneira que Deus quer que elas sejam feitas e no tempo dEle.

         Logo após determinar os atos de purificação, Moisés os consagrou. Nesta ação do líder o povo foi abençoado e santificado para Deus. Consagração vem após a purificação. Não haveria como Deus aceitar essa oferta sem que o povo tivesse consciência do seu pecado e do quanto isso os afastava do Deus Santo. Através dessa cerimônia eles seriam separados para o Senhor. Isso significa que a sua prioridade como nação seria a de glorificar a Jeová e ser seu representante ante os outros povos. Isso deveria tomar toda a sua atenção e desejo. Nada poderia ser mais importante do que a seriedade desse compromisso. 

        Todo o foco agora era o que Deus estaria dizendo para eles para que pudessem de forma prática viver essa vida devotada ao Senhor. Era algo tão prioritário que até as relações sexuais deveriam ser postergadas para não roubar a consciência da dimensão do que estava acontecendo. Todo o coração teria que estar aplicado nesse desejo de consagração. 

       Em Cristo temos a nossas “vestes” lavadas do pecado. Ele é que coloca a sua lei em nossos corações para que através dEle não transgridamos os limites estabelecidos por Deus. E, finalmente, pelo seu Espírito somos orientados sobre o que fazer e quando para a glória de Deus. Como temos necessidade de Jesus em nossas vidas!
Medite nisso!

UM DIA ABENÇOADO PARA TODOS!!
Editorial: Isidro Neto, Imagem da Internet e Video do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário