Translate

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Maturidade Cristã – 1/3 Escrito por Jabesmar A. Guimarães

Maturidade Cristã – 1/3


 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.  Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,  prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.  Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá.  Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.  Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós.” (Filipenses 3:12-17).


Vivemos no tempo das coisas instantâneas. Ainda me lembro dos aparelhos de televisão a válvulas. A gente ligava e tinha que esperar esquentar para que a imagem preto e branca aparecesse. O café era feito do modo tradicional, ou seja, com água quente, pó e coador. O chocolate era jogado no leite frio e demorava a ser diluído. Hoje quase tudo é instantâneo. Mal apertamos o botão do controle remoto e a imagem colorida aparece nos nossos televisores. O café instantâneo dispensa o velho e demorado processo. O chocolate instantâneo é jogado no leite gelado e é diluído rapidamente. Com um cartão de banco retiramos ou transferimos rapidamente nosso dinheiro e assim por diante.
Acostumados com estas coisas, muitos cristãos acham que a maturidade espiritual também pode ser facilmente atingida. Que basta sentar no culto aos domingos que isto acontecerá sem maiores esforços por nossa parte.
 Baseado neste texto gostaria de mostrar que a maturidade cristã deve ser conquistada palmo a palmo. Que para atingi-la é necessário investir tempo, esforço, estudo e meditação nas Escrituras. Acostumados a resultados rápidos e superficiais, muitos cristão acabam se frustrando e desistem de crescer. Para corrigir este comportamento o tema da nossa mensagem será:
Dois Fatores de Encorajamento Na Corrida Rumo à Maturidade Cristã
I. O Exemplo (12-19)
Paulo afirma no versículo 12 que não era completo, que ainda não havia atingido o auge da maturidade. Para esclarecer a mente dos leitores quanto a isto, ele se põe a descrever como eles deveriam agir em relação a busca de maturidade na vida cristã. Nos versículos 12-19 Paulo nos dá dois exemplos:
A. O Bom Exemplo (12-17)
Ele expõe como agia no que concerne a busca da maturidade cristã. Paulo tinha consciência que ainda não havia atingido o ponto máximo da maturidade espiritual, mas ele afirma que seguia (perseguia - diwkw) firmemente rumo a ela. Sem olhar para trás ele se esforçava para alcançar o “prêmio do alto”, pois este era o seu propósito. Sabia que lá estava o que tanto almejava a perfeição espiritual, a plena maturidade cristã que tanto almejava.
É interessante notar que no versículo 14 Paulo leva em conta os níveis espirituais de maturidade, pois eles nos convoca a andarmos com Cristo segundo o que já atingimos. Ou seja, cada um de nós deve se comportar de acordo com o conhecimento espiritual que temos e nunca de modo inferior ao crescimento cristão que já obtivemos. Quando um adulto se comporta como uma criança sua atitude é considerada inadequada. Assim também é nos níveis de crescimento espiritual.
Um crente maduro comportar-se como uma criança em Cristo é algo que beira ao ridículo.
Creio que o ponto alto deste texto está no versículo 17. Aqui Paulo tem a ousadia e, porque não dizer, autoridade espiritual de nos conclamar a imitá-lo (summimtai), a seguirmos o seu exemplo (tupon). Mesmo consciente de não ter atingido a plena maturidade (teteleiwmai), os convida a seguirem o seu exemplo.
Pelo estudo das Escrituras sabemos que o nível espiritual atingido por Paulo era bastante elevado, por isso ele se coloca como o padrão no qual os crentes de Filipos deveriam se espelhar.
Me encanta o fato de alguém tão maduro como Paulo, um cristão espetacular, não ter se conformado ao estágio atingido. Ele queria mais, ele não estacionou, ele prosseguia para frente com o olhar voltado paro o próximo degrau. Que contraste conosco os cristão do final do século XX! Depois passa a falar daqueles aos quais os crentes de Filipos jamais deveriam seguir o exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário