Translate

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Série: “O Que Deus procura em sua relação com o homem?” (3/5 – Deus procura Filhos pródigos para restituir-lhes a comunhão)



Série: “O Que Deus procura em sua relação com o homem?”
(3/5 – Deus procura Filhos pródigos para restituir-lhes a comunhão)

Escrito por Isidro Moreira

 “Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.” (Lc 15;24).

Pródigo é a pessoa que se revela por um gasto imoderado capaz de comprometer seu patrimônio. É considerada uma doença mental. que dissipa seus bens, que gasta mais do que o necessário; gastador, esbanjador, perdulário.

O Filho pródigo, é o filho que se afasta do cuidado do seu pai e gasta imoderadamente seu patrimônio pessoal, a tal ponto de não ter mais qualquer condição de subsistência. Essa condição é considerado uma enfermidade, um desvio de comportamento; atitudes de anormalidade, pois é inconcebível que uma pessoa em sua saúde mental equilibrada desperdice todas a sua condição de subsistência. Afaste-se da segurança de seu lar antes do tempo e distante de qualquer segurança, voluntariamente  escolha ficar sem meios para sobreviver.

Jesus ensinou que por questões diversas o proprietário dono de bens, como animais (a ovelha perdida), não devem desaperceber e deixar que a sua ovelha que se perde não seja resgatada. É prioridade reencontra-la e devolve-la ao aprisco. Lemos em Ezequiel 34:16, assim diz o Senhor: Procurarei as ovelhas perdidas, trarei de volta as que se desviaram, farei curativo nas machucadas e tratarei das doentes..., porque eu sou um pastor que faz o que é certo.

Quanto ao dinheiro (a Dracma perdida) Jesus disse: Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? (Lucas 15:8). Os recursos que me pertencem devem estar comigo, não importa a quantidade, é uma questão de valores. Sabe-se que as mulheres casadas usavam uma guirlanda na cabeça onde havia uma moeda, sinal de respeito, honra e símbolo profético da perpetuação de sua geração. Há certos valores não devem ser desperdiçados e que só podem ser adquiridos, não tem preço.

E um filho que está longe padecendo necessidades? Jesus disse: e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.(Lucas 15:13,14). O pai de família (o filho pródigo), deve tentar a todo custo recuperar o filho que que se perdeu. Para uma administração sob equilíbrio e controle, tudo o que é meu deve estar ao meu lado, na minha presença, sob o meu controle.

E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
Lucas 15:20-24
Há Grande Alegria e festa, na casa do que perdeu e reecontrou sua ovelha e sua moeda perdida, imagina o tamanho da alegria por recuperar um filho? Essa recuperação é completa, mudança de atitudes e caráter; Retorno a aliança e ao convívio. Da morte para a vida. “... Este meu Filho estava morto e reviveu, tinha se perdido e foi achado...”

Deus procura filhos que estão distantes dEle para recupera-los e devolve-los a honra e aliança perdida. Qual o seu grau pessoal de distancia do Pai? Ore agora e diga como o filho prodigo: “Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.” E entregue-se outra vez a segurança da casa e do cuidado do Pai.



Imagem da internet; Video do youtube; https://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/15; https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%B3digo

Nenhum comentário:

Postar um comentário