Translate

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

“Os nomes de Deus e seus significados” Uma Análise enriquecedora (1/6)



Uma Análise enriquecedora
(1/6)

Escrito por Isidro Moreira

“E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.” Êxodo 3:14

“E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.Êxodo 6:3

O nome mais sagrado para Deus é YHWH. A tradução mais provável é “o Eterno” ou “o Deus Eterno”. Javé é o Deus que existe por si mesmo, que não tem princípio nem fim (Êxodo 3:14; 6.3). Seguindo o costume que começou com a Septuaginta, a grande maioria das traduções modernas usa “Senhor” como equivalente de YHVH (Javé). A versão bíblica João Ferreira de Almeira Revista e Atualizada escreve “Senhor”. A forma Javé é a mais aceita entre os eruditos. A forma Jeová (JEHOVAH), que só aparece a partir de 1518, não é recomendável por ser híbrida, isto é, consta da mistura das consoantes de YHVH (o Eterno) com as vogais de ADONAI (Senhor). (Dicionário da Bíblia Almeida).
É importante notar que Deus não especificou na Sua Palavra que exista apenas um nome exclusivo pelo qual Ele deva ser adorado. Pelo contrário, os nomes de Deus são apenas maneiras de nos lembrarmos de aspectos de Sua atividade e Sua pessoa. O que Deus deseja realmente é a reverência e a obediência daqueles que O amam:
“Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?” (Deuteronômio 10:12, 13).
Os nomes de Deus utilizados na Bíblia servem como um roteiro de aprendizagem sobre o caráter de Deus. Uma vez que a Bíblia é a Palavra de Deus para nós, os nomes que Ele escolhe nas Escrituras têm o objetivo de revelar a Sua verdadeira natureza para nós.
O meu ex professor, o Pr. Luiz Saião, em sua coluna no site, http://prazerdapalavra.com.br/,  especialista em Antigo testamento e em línguas originais, destaca algo curioso em relação ao uso que se faz comumente com os nomes de Deus, ele afirma: “Portanto, os nomes divinos não são “fórmulas mágicas” que funcionam de maneira pragmática. Não podemos tratá-los como “varas de condão” que fazem as coisas acontecer. Esse tipo de raciocínio equivocado têm levado muitas pessoas a acreditar que o simples “pronunciar” de um nome divino “libera” alguma energia espiritual poderosa. Nada pode estar mais longe da verdade. O nome divino tem real valor por causa do próprio Deus. O uso mágico do nome de Deus ou de Jesus não funciona, como não funcionou no caso dos filhos de Ceva (At 19.14-16).”
“Nem todos sabem que diferentemente da visão bíblica, o pensamento mágico pagão acreditava no poder autônomo da palavra mágica. A idéia pagã é que o mundo é regido por forças e poderem ocultos que podem ser domesticados por quem descobre certas fórmulas ocultas. Esta é a idéia do “abracadabra” e do “abre-te-sésamo”. No pensamento bíblico é Deus quem age, e não o homem que o controla por meio de fórmulas. Talvez a maior confusão na prática esteja no mal uso da frase “o que vocês pedirem em meu nome, eu farei” (Jo 14.14 – NVI). A palavra de Jesus não significa que basta mencionarmos o seu nome, e tudo acontecerá automaticamente. Pedir alguma coisa “em nome de Jesus” significa pedir alguma coisa segundo a vontade de Deus (1Jo 5.14). Pedir em nome de Jesus é pedir o que Jesus pediria. Pedir em seu nome é como “agir por procuração”: não é a minha vontade que será feita por meio de Jesus, mas sim a vontade dele que se realizará por meio da minha oração.
Os personagens bíblicos usam os vários nomes bíblicos para referir-se a Deus; o mesmo podemos fazer. Nesta série estudaremos mesmo que brevemente uma lista com os principais nomes encontrados na Bíblia para nos referirmos a Deus:
Responda para si mesmo: Qual seu nível de reverencia para Deus e seu nome santo? Lemos que não devemos tomar seu santo nome em vão. Pense que você eu podemos ser melhores adoradores e reverenciadores quando discernirmos, quem Deus é e o que Ele deseja ao se revelar a nós através dos nomes que se apresenta na Bíblia Sagrada. 

Imagem da Internet; Video do Youtube; https://www.bibliaonline.com.br http://biblia.com.br/perguntas-biblicas/deus/os-nomes-de-deus-e-seus-significados/;  http://prazerdapalavra.com.br/colunistas/luiz-sayao/3889-o-significado-dos-nomes-de-deus-luiz-sayao

2 comentários:

  1. Shalom Isidro. Bem colocado sobre os nomes de Deus. Interessante q realmente qdo lemos hoje em dia o Tanach (AT) usamos o nome Adonai qdo está escrito as 4 leras das quais não pronunciamos (יהוה) (yiud, hei, vav, hei). E não é somente isso, em muitos lugares vemos somente uma letra adicionada em alguma palavra - e a letra é ה (hei) q sozinha significa o nome de Deus. Um exemplo é qdo Deus muda o nome de Abrão para Abraão. Em Portugues não tem muito sentido, mas em hebraico a letra ה (hei) foi adicionada, mostrando assim q Deus entrou na vida de Abraão. A palavra aleluia éoutro exemplo. É formada por duas palavras - hallel (louvor) e yia (a letra hei de novo) ou seja - louvor a Deus ou Deus seja louvado.
    Abracos. Dady

    ResponderExcluir