Translate

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Parábolas em Lucas - A semente de mostarda ( Semente de Vida abundante) Por Isidro Neto



Parábolas em Lucas - A semente de mostarda
( Semente de Vida abundante)


Por
Isidro Neto

“E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei?
É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu. (18-19)


                   O Reino de Deus, governo de Deus. Para os gregos “Basileia” (termo transliterado). Domínio de Deus; governo com soberania. Mateus em seu evangelho preferiu usar a expressão “Reino dos céus”, expressões sinônimas, pois como escrevia aos judeus. Mateus não usa o nome de Deus, pois para o judeu falar o nome de Deus, teria que ser em circunstância e contexto especial. Em sua proclamação, o Senhor Fez questão de falar abundantemente sobre o Reino de Deus:

·                               O reino de Deus é base do evangelho pregado por Jesus e ele afirmava que estava próximo e exigia dos seus ouvintes o arrependimento dos pecados e fé. “E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.” (Marcos 1:14,15).
·        
                    O reino de Deus, deveria ser desejado e fazer  parte de nossa oração diária, “... venha sobre nós o teu reino e que seja feita a sua vontade assim na terra como no céu...” (Mt. 6:10).

·                             O reino de Deus, o governo de Deus nas vidas, deveria ser buscado como prioridade. “... Mas buscai primeiro o reino de Deus...” (Mateus 6:33).

·                                        Paulo vai dizer o que não é, e o que é o Reino de Deus:Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17).

                   Nesta parábola Jesus compara o reino de Deus a uma semente de mostarda que embora sendo pequena, cresce e se faz grande com o poder de abrigar as aves. O que o Senhor quis dizer com essa comparação do reino de Deus? Quais as lições que extraímos desse escrito sagrado? E como aplica-la em nossas aflições e em tempo difíceis?

                   Podemos pensar sobre o poder de desenvolvimento do Reino de Deus comparado com a germinação das menores das sementes. Semente que revela-se sem importância inicialmente por causa de sua aparência singela, mas que ao ser nutrida, tem potencial que sobrepõe-se a muitas outras. Naquele momento inicial, o reino de Deus que chega ao mundo, resume-se ao mestre e alguns poucos seguidores, mas iria crescer e ser um abrigo para muitos.

                   Individualmente e pessoalmente, temos nos sentido com pouca força de vez enquando,  olhamos a nossa volta e não vemos tantas perspectivas. Não reconhecemos o quanto podemos crescer como parte desse maravilhoso reino de Deus. Jesus disse, usando a figura da videira:

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15:5)

                   Estamos ligados ao reino de Deus por causa de Jesus. É ele quem é o rei, o dominador, o soberano e poderoso de toda a terra, os limites do seu domínio não tem fim. Somos parte de algo grandioso e maravilhoso. Não há espaço para nos sentirmos frágeis e sem importância, mesmo sob provas severas ou dificuldades, mesmo que pareçam persistentes, como disse Paulo: “ Em Cristo somos mais que vencedores”, e acrescentou:

“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro".
Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,
nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
(Romanos 8:35-39)

                   O Reino de Deus está sendo estabelecido no coração de homens e mulheres e cresce dentro de cada cristão confesso e submisso. A obediência ao reino nos faz seus súditos e o recebimento acontece na doçura e singeleza de corações puros:

“Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus.
Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele.”
(Marcos 10:14,15)

                   Tomar parte no Reino de Deus é a experiência mais fascinante e misteriosa, pois exige um renascer para uma vida nova sob o senhorio do eterno:

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.”
(João 3:3-5)

                   Para os que desejam tomar parte do Reino de Deus, é necessário agir com convicção e firmeza de fé entendendo sua prioridade e urgências:

“E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.
Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.
Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.
E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.”
(Lucas 9:59-62)


                   Muitos desejam ser parte do Reino de Deus, vivencia-lo, prova-lo, experimenta-lo, mas há exigências éticas e morais que nem todos estão dispostos a atender:

“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”
(1 Coríntios 6:9,10)

                   Ao nos sentirmos desprovidos de qualificações e de condições de subsistência, quer material, emocional, psicológica, devemos entender algo que o apóstolo Tiago afirmou: (Fomos escolhidos apesar de nossas fraquezas).

“Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?”
(Tiago 2:5)

Responda agora:

Ø  O quanto você esta engajado no Reino de Deus?
Ø  Até que ponto você esta disposto a fazer parte dessa nova ordem de vida?
Ø  Você se sente ainda sem forças para enfrentar suas fraquezas?
Ø  Receba agora o poder do Reino de Deus e aceite tudo o que ele está disponibilizando pra você agora.



quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Uma estratégia para ensinar as crianças a perderem o medo e confiarem mais no Senhor! - Helenrose Rocha

Uma estratégia para ensinar as crianças a perderem o medo e confiarem mais no Senhor! Ideal para ser aplicado em pequenos grupos e EBD


Facebook: fb.com/helenroseEscritora Instagram: @helenroseconta email : helenrose.rocha@outlook.com

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Série: Exposição Bíblica em Êxodo (Clamor ao Deus que Diz: “...Certamente eu serei contigo;...) Por Willes José da Silva


“E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.” (
Êxodo 3:7-12)

BOM DIA!!

Leia Êxodo 3.7 a 12: Deus ouve o clamor do seu povo. Quantas coisas poderiam ser diferentes se o povo de Deus se levantasse em Clamor. Não individualmente, conforme o texto nos apresenta, mas unidos em reverente busca ao Senhor. Como temos perdido como igreja porque muito se fala sobre oração, mas oramos muito pouco! A igreja tem dificuldade de se reunir para orar. Para outros programas se mostra disponível, mas para a oração poucos se dispõe a estarem juntos buscando ao Senhor.

Quando o seu povo ora, Deus “desce” para fazê-lo “subir”. Ele não está cego às circunstâncias que afligem os que são seus e está pronto a agir, mas espera que o seu povo clame por socorro e misericórdia. Deus quer nos tirar do lugar do aperto e sofrimento e nos levar para um lugar melhor, onde há fartura. Ele afirma que “conhece os sofrimentos” daqueles que Ele separou para si.

O Senhor está junto, sempre presente. Não estamos sozinhos quando sofremos debaixo da impiedade de um governo, sob a mão de homens ímpios. Se clamarmos, o Senhor pode livrar a sua igreja levando-a para um lugar melhor. Aliás, não é essa a promessa que temos de que quando Jesus vier buscar os redimidos, a congregação dos salvos, irá levá-los para um novo céu e uma nova terra! Quando o povo clama, Deus levanta líderes para conduzirem-no a pastos verdejantes e lugar de refrigério.

Ø  Temos demonstrado a nossa unidade quando juntos clamamos ao Senhor?
Ø  O que nos tem impedido de participar dos cultos de oração?
Ø  Confiamos e descansamos na promessa de que Jesus voltará e levará a sua igreja com Ele?

Medite nisso!
UM DIA ABENÇOADO A TODOS!!


Editorial: Imagem da Internet e Vídeo do Youtube

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Série: Parábolas em Lucas - Os Empregados Alertas) (Esperando o Senhor e o serviço Fiel a Ele) Por Isidro Neto


“E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe.
Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos.
Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa.
Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.
E disse-lhe Pedro: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou também a todos?”
Lucas 12:36-41

         Dias, semanas, meses, anos... de atividades intensas podem impedir de  percebermos o que realmente tem prioridade! E, ao mesmo tempo nos ocupamos com o que é de menor importância. E até mesmo, ignorarmos completamente o que tem real valor.
Jesus Cristo, falando do seu retorno a terra, traz através desta parábola precauções a respeito de estarmos vigilantes e atentos para aquele sublime momento, com uma clareza inequívoca para seus ouvintes.
“...estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais...”

             Salamão revela-nos que a correria e o ativismo nos levar ao vazio: “percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol.”, vamos ao texto mais amplo:
“Decidi-me entregar ao vinho e à extravagância; mantendo, porém, a mente orientada pela sabedoria. Eu queria saber o que valesse a pena, debaixo do céu, nos poucos dias da vida humana.
Lancei-me a grandes projetos: construí casas e plantei vinhas para mim.
Fiz jardins e pomares, e neles plantei todo tipo de árvore frutífera.
Construí também reservatórios para regar os meus bosques verdejantes.
Comprei escravos e escravas e tive escravos que nasceram em minha casa. Além disso tive também mais bois e ovelhas do que todos os que viveram antes de mim em Jerusalém.
Ajuntei para mim prata e ouro, tesouros de reis e de províncias. Servi-me de cantores e cantoras, e também de um harém, as delícias do homem.
Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, conservando comigo a minha sabedoria.
Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço.
Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol.”
(Eclesiastes 2:3-11)

           Nosso Senhor disse algo que deve nos deixar sempre atentos a seu serviço vigilante:

“Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?
Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos". (
Marcos 8:36-38)

                   Quando Vivemos a vida neste mundo distantes das prioridades do reino de Deus, corremos o risco de sofrermos muitas frustrações, tristezas, dores, aflições e angústias desesperadoras. Pois a vida neste mundo é uma vida marcada por aflições. As águas dos rios desta vida nem sempre são calmas, pois o mundo jaz no maligno. Estamos expostos a toda espécie de males. O reino deste mundo é um reino de morte, de trevas, de medo. O inimigo deseja atrair a todos os homens para a perdição. Para que não vejam a luz que é Jesus e sejam salvos. É nessa condição e para esse fim que os homens são guiados e atraídos. O ativismo tem sido um dos meios de não percebemos o chamado de amor do Deus eterno para uma vida de esperança e renovo diário.

                   Como bem afirmou o Senhor: “... Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições...” (João 16:33). E, o Apóstolo Paulo vai dizer ao discípulo Timóteo:
Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.”
(
2 Timóteo 2:4)

             Paulo, ainda corrobora com o Senhor Jesus ao afirmar aos tessalonicenses:

“pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite.
Quando disserem: "Paz e segurança", então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão.
Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão...
Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios;
... vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.
Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.. (
1 Tessalonicenses 5:2-10)
                  
                   Somos chamados pelo Senhor para vivemos em estado de alerta máximo a respeito dos nossos deveres de servos vigilantes.
“Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
... Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.

                   Assim Diz o Senhor, e devemos atendê-lo com amor e comprometimento com essa dedicação ininterrupta.  Ele deseja ser o centro de nossas prioridades e agenda. Seguindo-o assim, seremos protegidos de males que nem mesmo podemos imaginar.

Ø  Como tem sido suas prioridades nos últimos anos?
Ø  Quais têm sido os resultados dessas escolhas?
Ø  Você pode dizer que estar feliz por suas escolhas?
Ø  Reconstrua agora sua agenda de modo  em que o Senhor tenha a centralidade legítima em como você gasta o seu tempo e esteja certo que resultados transformadores virão em sua vida.


Imagem da Internet; Vídeo do Youtube; www.bibliaonline.com.br

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

domingo, 24 de setembro de 2017

Série: Exposição Bíblica em Êxodo (Atitudes que fazem a diferença) Por Willes José da Silva


Série: Exposição Bíblica em Êxodo
(Atitudes que fazem a diferença)

Por
Willes José da Silva

BOM DIA!!

            Releia Êxodo 3.1 a 6: Encontramos nesta passagem Moisés pastoreando um rebanho que não era seu. Uma atividade bem diferente da que tinha no palácio. Deus estava preparando o líder que conduziria o seu povo por tanto tempo dando-lhe atividades que aparentemente não eram importantes. Estava cuidando de um rebanho que não era dele, conduzindo-o através da aridez do deserto para uma região onde houvesse pastagem. Como uma boa máxima diz: “um bom líder antes precisar ser um bom liderado”. 

       Deus preparou Moisés dando-lhe atividades menores, exercitando sua responsabilidade, humildade e compromisso com o que não é dele. Afinal ele iria conduzir um povo que também não era seu. Ao aparecer a Moisés através de algo curioso, a sarça que queimava e não se consumia, Deus continuou a ensiná-lo dizendo que tirasse as sandálias. Com isso ele aprendeu que não se deve estar diante do Senhor de forma afoita e despreparada. 

          Quantas vezes não reconhecemos a santidade do Senhor e nos colocamos diante dEle de qualquer jeito. Não é o caso de uma cerimônia litúrgica, mas de uma busca constante de largar as “sandálias do pecado” para então ouvi-lo de forma reverente. Não é um momento qualquer, é Deus falando. Moisés externou a atitude correta de um coração reverente ao esconder o seu rosto.

Ø  Tenho procurado o Senhor sem reconhecer devidamente a sua santidade?
Ø  Me permito ser moldado por Deus quando Ele me coloca para fazer coisas que considero menores?
Ø  Tenho sido responsável, humilde e compromissado com a obra do Senhor?

Medite nisso!
UM DIA ABENÇOADO A TODOS!!

Editorial: Imagem da Internet; Vídeo do Youtube

Série: Parábolas em Lucas - O Rico Sem Juízo (Quando o sucesso financeiro não é o bastante) Por Isidro Neto


Série: Parábolas em Lucas  - O Rico Sem Juízo
(Quando o sucesso financeiro não é o bastante)

Por
Isidro Neto

“Então lhes contou esta parábola: “A terra de certo homem rico produziu muito bem”.
Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’.
"Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens.
E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’.
"Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? ’
"Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus".
(
Lucas 12:16-21)

O acúmulo de bens materiais tem sido o sonho da maioria das pessoas do mundo. Pois a riqueza material tem sido símbolo de sucesso e prosperidade. A busca por riquezas é o que tem movido o mundo em todos os tempos da história do homem. E a maioria tem feito desse objetivo a razão e prioridade de suas vidas. Todas as forças, energias, criatividade e foco de ação têm sido para atingir esse fim. Tudo o mais tem tido importância secundária para eles. Destrói-se a fauna e a flora, o ar que respiramos e dele dependem nossa sobrevivência é danificado com as queimadas e poluição atmosférica pelas indústrias. A camada de ozônio que nos protegem dos intensos raios solares tem sido destruída pelo mesmo motivo ganancioso, tudo tende e é encaminhado para que não mais aja condições de sobrevivência no planeta terra, para que estes possam criar riquezas pessoais.

Há um destaque especial que Jesus Cristo faz sobre a quem é destinado a sua missão na terra, ele vai dizer que cumpre a profecia do profeta Isaias com sua missão especifica de evangelizar aos pobres e cuidar dos desvalidos:

“O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,
A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.
E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.
Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.”
(Lucas 4:18-21)

                   Nesta parábola do “rico insensato”, como é conhecida, o mestre questiona ao homem rico e por tabela a todos os que estão envolvidos no projeto de acumular e guardar riquezas:

Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?” "Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus".(Versos 20,21).

                 O escritor russo Fiodor Dostoiévski, do século 19, disse certa vez: “Há no homem um vazio do tamanho de Deus”. Ancorar-se na busca de bens materiais, para compreender-se a si mesmo e resumir suas necessidades, tem sido uma opção de muitos. Mas, o Apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo, traz alguns esclarecimentos sobre a questão da importância dos bens materiais:

“Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.” (
1 Timóteo 6:7-11)

                   A realidade é que segundo teologia bíblica, nem riqueza nem a pobreza, tem em si nenhum poder para salvar o pecador, embora que em relação a fascinação pelos bens matérias, Paulo esclarece, no texto acima, que pode distrair o pecador de suas reais necessidades e priorizarem ações, sentimento e condições que lhe afastará do reino de Deus. Quando o nosso Senhor questiona o homem rico na parábola, ele estava dizendo, “Ei, quero te dizer que você tem algo mais valioso que os bens materiais que você tanto valoriza. Você tem uma alma eterna e a qualquer momento você vai deixar tudo o que conquistou para trás e seguir em frente em outro plano. Você precisa entender que deve ser rico para com Deus”.

                   Claro que há méritos no trabalhador que busca ganhar o sustento para si e para sua família e até para ter como ajudar outros e ainda poder fazer uma reserva para os tempos difíceis. Chega até ser uma ação de prudência. Lemos em provérbios:

“O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.
O que ajunta no verão é filho ajuizado, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.” (
Provérbios 10:4,5)

                   O foco do questionamento de Jesus aqui nesta parábola é a total e exclusiva dedicação às riquezas em detrimento a atenção a Deus e as necessidades espirituais. Jesus ainda orientou-nos:

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (
Mateus 6:19-21)
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” (Mateus 6:24)

Salomão também percebeu os risco das riquezas:

“Há um grave mal que vi debaixo do sol, e atrai enfermidades: as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano;
Porque as mesmas riquezas se perdem por qualquer má ventura, e havendo algum filho nada lhe fica na sua mão.
Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu tornará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão.”
(
Eclesiastes 5:13-15)

                       Um pouco antes dessa parábola,  Cristo havia dado o “xeque-mate” a respeito disso: “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.”
(Lucas 12:15)

                   Portanto, continuemos sendo trabalhadores dedicados e não preguiçosos na busca pelo bem estar de nossas famílias, e para ter com que ajudar outros, e sustentar o ministério de proclamação do evangelho até os confins da terra, sem deixar de amar a Deus acima de todas as coisas. Lembrando que riqueza material não é o bastante para o acesso ao céu.


Qual tem sido o foco de sua vida?
Qual tem sido a importância que Deus tem tido em sua vida?
Qual o seu tesouro maior O que você é ou suas ambições de possuir riquezas?

Imagem da Internet; Vídeo do Youtube; www.bibliaonline.com.br