Translate

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Cultivar e Guardar



Cultivar e Guardar

Por

Adilson  Routh

E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. 
Gn 2.15

O homem foi feito com propósito produtivo, mesmo no paraíso havia necessidade de que alguém  mantivesse as coisas em ordem, a começar da nomeação dos animais até a proteção da árvore do conhecimento do bem e do mal e da árvore da vida. A sabedoria com que o homem fora criado seria mais que suficiente para isso, assim o homem teria um sentimento de propósito ao “cultivar” e "guardar" o Édem. Cultivar traz a ideia de cuidado da manutenção, da provisão, da atenção aos detalhes, enquanto que “guardar”  traz a ideia de protetor, de defensor; aquele que está atento aos riscos e perigos , por isso era responsabilidade de Adão evitar que a serpente seduzisse a Eva.

Da mesma forma, hoje, todo homem traz consigo esse ímpeto do propósito de “cultivar” e “guardar”, e nesse propósito há satisfação e sentimento de dever cumprido. Mesmo que os tempos tenham mudado, ainda é possível “cultivar” e “guardar” o que Deus entregou a cada um. Lamentavelmente nos dias atuais, existe um movimento de feminilização do homem, principalmente na Europa, onde o recato excessivo, a passividade excessiva abre espaço para o risco de ataque à família e da sociedade sem que haja uma reação forte e agressiva contra o atacante. Nesse movimento, o homem perdeu o senso da reação vigorosa para a proteção física e intelectual de sua família, assim a família e a sociedade se tornam alvos fáceis  principalmente de atos terroristas, tão comuns nos tempos em que vivemos, assim como de filosofias que destorcem e desintegram a família.

"Cultivar" e "guardar" se torna  um propósito  sublime quando o homem entende que o fruto dessas funções deve retornar como louvor ao Deus que o criou, como manifestação de gratidão pelo propósito que nos satisfaz, pelo vigor físico e intelectual com que fomos criados. Resta-nos, portanto, assumirmos a postura pela qual fomos criados, para resgatarmos nossa autoimagem conforme o projeto original onde com certeza encontraremos um sentido especial para a vida.


Considere:
1. Avaliar se você tem protegido e cuidado dos seus com o vigor necessário.
2. Identificar posturas não adequadas a esse propósito divino e procurar ajuda para mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário