Translate

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Festas e Valores



Festas e Valores
Por
Adilson G. Routh

Disse o Senhor a Moisés:
"Diga o seguinte aos israelitas: Estas são as minhas festas, as festas fixas do Senhor, que vocês proclamarão como reuniões sagradas:
"Em seis dias realize os seus trabalhos, mas o sétimo dia é sábado, dia de descanso e de reunião sagrada. Não realizem trabalho algum; onde quer que morarem, será sábado dedicado ao Senhor.
"Estas são as festas fixas do Senhor, as reuniões sagradas que vocês proclamarão no tempo devido:
A páscoa do Senhor começa no entardecer do décimo quarto dia do primeiro mês.
No décimo quinto dia daquele mês começa a festa do Senhor, a festa dos pães sem fermento; durante sete dias vocês comerão pães sem fermento.
No primeiro dia façam uma reunião sagrada e não realizem trabalho algum.
Levítico 23:1-7
Para Pensar e Reagir:

Deus estabelece as festas para perpetuar entre as gerações princípios e valores, assim os mais velhos impregnavam a mente dos mais novos pela celebração das festas, os valores que os antepassados viveram eram inculcados nas novas gerações. Dessa forma experiências com Deus não seriam esquecidas e a própria história do povo seria preservada.

A tradição de um povo é gerada pelos valores que  este aprendeu a admirar e reproduzir no seu cotidiano, as festas portanto não eram apenas entretenimento para o povo, na verdade tinham um poder didático para  conservar  a preciosidade dos valores que a trajetória daquela nação vivenciou.

Vivemos a geração do descartável, tudo para os homens da pós-modernidade parece ter vida curta, não nos apegamos a mais nada,  praticamente não existe mais a influencia da geração anterior a que acaba de despontar, isso é grande perda, pois grandes valores cristãos são esquecidos em meio a futilidade do entretenimento moderno, e cada geração que precede a anterior é menos consciente do grande benefício que o evangelho trouxe a todo o mundo, e por fim, vem a ser rejeitado por aqueles que mais se beneficiaram dele.

Busquemos pois os valores que podem nortear nossas vidas, nossa sociedade e nossa própria alma, voltemos a cruz, voltemos a Deus!

Considere:


Busque ouvir mais pessoas maduras, veja que já viveram grandes experiências com Deus, aprenda com eles.

2 comentários:

  1. Mensagem interessante, me fez pensar o quanto esta geração de adultos tem negligenciado um tempo de solenidades de Deus com seus filhos. Pais ocupados demais com o trabalho e com o próprio lazer, que as vezes até incluem seus filhos, mas e as festa por Deus, para Deus e para ensinar Deus para nossos filhos? Até o culto, a Escola Bíblica, tem sido esquecidos. Ai nós perguntamos por que nossos filhos não servem ao Senhor? Por que não ouvem nossos conselhos para se desviarem dos impios e de seus hábitos nocivos? Há o tempo certo que podemos pegar nossos filhos pelo braço e levarmos onde quisermos. Se perdermos esse tempo, nos arrependeremos mas tarde. Não percamos essa geração para o mundo e para satanás! Obrigado pastor por nos lembrar essas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão, tudo que você falou é verdade e nos faz clamar a Deus por nós e por essa geração que aí está, que ele nos desperte!

      Excluir