Translate

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Série: As 7 Igrejas do Apocalipse (Éfeso)


Série: As 7 Igrejas do Apocalipse
(Éfeso)
Por
Pr. Isidro Moreira da S. Neto
«...O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodiceia.» (Apoc. 1:11) 
Para Repensar e Reagir:
As Sete Congregações da Revelação, também conhecidas como as Sete Congregações da Ásia Menor, são as Congregações das cidades mais importantes desta região no início do cristianismo, mencionadas no livro do Apocalipse, no Novo Testamento. Atualmente, todas as ruínas destas antigas cidades encontram-se na Turquia. Primeira: A Igreja de Éfeso:

“Eu sei o que vocês têm feito. Sei que trabalharam muito e aguentaram o sofrimento com paciência. Sei que vocês não podem suportar pessoas más e sei que puseram à prova os que dizem que são apóstolos, mas não são, e assim vocês descobriram que eles são mentirosos. Vocês aguentaram a situação com paciência e sofreram por minha causa, sem desanimarem. Porém tenho uma coisa contra vocês: é que agora vocês não me amam como me amavam no princípioLembrem do quanto vocês caíram! Arrependam-se dos seus pecados e façam o que faziam no princípio. Se não se arrependerem, eu virei e tirarei o candelabro de vocês do seu lugar. Mas vocês têm a seu favor isto: odeiam o que os nicolaítas fazem, como eu também odeio. “Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas. “Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de comerem da fruta da árvore da vida, que cresce no jardim de Deus.”(Ap. 2:2-7 NTLH)

Cristãos, com qualidades de fé resistente, que suportaram sofrimentos e não abandonaram a confiança no Senhor, mesmo em meio a vida sob aspectos negativos provocados por pessoas más e mentirosas. Como instituição quando criada, esse povo amava e servia ao Senhor. Com o passar do tempo, a igreja se encheu de pessoas que não conhecia o amor de Deus. Filhos de crentes não é necessariamente crente. Porém uma chama de amor foi esfriando, o Senhor sentia falta do fervor do seu povo. Eles já não demonstravam tanto amor como no principio e isto foi á causa de receberem esta advertência. Deus sentiu falta do coração amoroso deles. O que poderia ter acontecido para esfriar o amor desse povo tão fiel? O Senhor os exorta a lembrarem de onde caíram e que se arrependam dos pecados. O Senhor não menciona os pecados deles, embora aliste qualidades, não revela publicamente o que lhes tirou a paixão que tinham no começo da fé. Há um apelo de Deus á consciência dos seus filhos! “Lembrem de quando vocês cairam”, Se arrempendam (Gr. Metanoia = Mudança de Mente) e façam o que fazia no princípio...”
O tempo as vezes se revela um inimigo, o Apostolo Pedro cita alguns  que tinham a vinda do Senhor como “tardia” (2 Pd. 3:9). O Próprio Jesus fala sobre isso:


 “Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá;

E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios,
Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes”. (Mateus 24:48-51)

Ouve uma mudança na mente, no coração e nos atos daquela Igreja em relação aos sentimentos que tinham pelo Senhor no começo. Eles deveriam retornar ao primeiro amor, caso não o fizessem sofreriam e não poderiam comer da “Arvore da vida que cresce no jardim de Deus” Lembremos que  Quando Adão desobedeceu, foi-lhe cortada a oportunidade de comer daquela árvore, impedindo-o a ele e à sua descendência de alcançar a vida eterna. O desvio dos efésios foi tal que se não retornassem ao primeiro amor, a salvação em Cristo, não estaria disponível a eles. Uma igreja, que não mais sabia e vivia a fé em Jesus como salvador  e fonte de vida eterna. Era um novo povo, um povo sem amor por Deus. Um povo sem Deus.

Responda para Si mesmo (a): Como está a sua Igreja local comparando com a Igreja que começou com fé, e amor obediente ao Senhor, ainda é o mesmo povo? Ou se renovou, entrou um povo com nova fé, nova doutrina, novo comportamento que nada tem a haver com a fé bíblica? Pensando agora individualmente, sua fé e seu amor pelo Senhor tem as bases, os comportamentos, os compromissos do amor fiel recebidos pelo novo nascimento mediante arrependimento e conversão? Ore ao Pai, responda, lembrando onde caístes e retorne ao primeiro amor.


Imagens da Internet; vídeos do youtube;https://www.bible.com/pt/bible/211/rev.2.ntlh

Nenhum comentário:

Postar um comentário