Translate

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Série: As 7 Igrejas do Apocalipse (Tiatira – Foco Arrependimento)


Série: As 7 Igrejas do Apocalipse
(Tiatira – Foco Arrependimento)

Por

 Pr. Isidro Moreira


“E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus... Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras...” (Apocalipse 2:18-29)

Para Repensar e reagir:
Tiatira era uma pequena cidade da Ásia Menor, na atual Turquia. Era rica, conhecida como um centro comercial e se localizava em um vale fértil, por onde passava o Rio Lico. Além disso, era famosa pelos seus excelentes artífices. Tiatira permanece até hoje com o nome de Akhisar, que significa "a cidade branca", devido às muitas pedreiras de mármore, que brilham das montanhas próximas. Na década de 30, Akhisar adquiriu má fama, devido ao seu comércio de ópio.

Ao que tudo indica, esta igreja tinha um trabalho evangelístico intenso e saudável. Conhecendo a igreja, Ele elogia seu amor, fé, serviço, perseverança e crescente atividade.

No entanto, ele a repreende severamente por permitir que uma mulher, Jezabel, que se dizia profetisa, não somente ensinasse (1 Timóteo 2:12), mas também seduzisse seus servos a praticarem a imoralidade (1 Coríntios 5:1-5) e a idolatria (a mesma doutrina de Balaão condenada na igreja de Pérgamo). Ela os estava incentivando a confraternizar com o mundo ao seu redor e tomar parte em suas práticas imorais e a sua religião. Foi-lhe dado tempo para arrepender-se, mas como não quis, ela será punida severamente com todos os que foram seduzidos por ela, e seus filhos serão mortos (1 Coríntios 11:30, 1 João 5:16). Desta forma todas as igrejas conhecerão que Cristo é aquele que sonda mente e corações (chama de fogo), e que ele dará a cada um conforme as suas obras (bronze polido).

Eles desperdiçaram o tempo dado para o arrependimento: “E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu...”

 Essa sempre foi uma trombeta da benevolência do Senhor. "Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam." (Atos 17:30)

"Ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos." (Romanos 3:25)

Agora, com a plena e perfeita revelação de Deus através da vinda de Cristo, a Palavra de Deus ordena a todos que se arrependam e creiam em Jesus como seu Senhor e Salvador. Não haverá exceção, pois Deus não tolerará os pecados de quem quer que seja.
O arrependimento, está bem claro, é essencial à salvação: "...  Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 3:2)

O significado básico de arrependimento (gr.metanoeo) é “voltar-se ao contrário”; dar uma volta completa. Trata-se de abandonar os maus caminhos e voltar-se para Cristo, e através dEle, para Deus:

"Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração." (Atos 8:22)

Importa em aceitar a Cristo não somente como Salvador da penalidade do pecado, mas também como Senhor da nossa vida. "Para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim." (Atos 26:18)

Responda para Si mesmo (a): Reflita sobre suas possíveis culpas pessoais diante de Deus e pense sobre a generosidade do Senhor em lhe dar o tempo até hoje para se arrepender. O que você fará dessa mensagem do Senhor hoje a sua vida? Ore e apresente-se diante dEle, com sincero arrependimento e receba o renovo de um novo caminhar. “...virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras...” (Apoc. 2:22)



Nenhum comentário:

Postar um comentário