Translate

sábado, 16 de julho de 2016

O Santo dos Santos e o Véu


O Santo dos Santos e o Véu
Por
Adilson G. Routh

O Senhor disse a Moisés: "Diga a seu irmão Arão que não entre a toda hora no Lugar Santíssimo, atrás do véu, diante da tampa da arca, para que não morra; pois aparecerei na nuvem, acima da tampa.
"Arão deverá entrar no Lugar Santo com um novilho como oferta pelo pecado e com um carneiro como holocausto.
Levítico 16:2,3
"Então sacrificará o bode da oferta pelo pecado, em favor do povo, e trará o sangue para trás do véu; fará com o sangue o que fez com o sangue do novilho; ele o aspergirá sobre a tampa e na frente dela.
Assim fará propiciação pelo Lugar Santíssimo por causa das impurezas e das rebeliões dos israelitas, quaisquer que tenham sido os seus pecados. Fará o mesmo em favor da Tenda do Encontro, que está entre eles no meio das suas impurezas.
Ninguém estará na Tenda do Encontro quando ele entrar para fazer propiciação no Lugar Santíssimo, até a saída de Arão, depois que fizer propiciação por si mesmo, por sua família e por toda a assembléia de Israel.
Levítico 16:15-17
"Quando Arão terminar de fazer propiciação pelo Lugar Santíssimo, pela Tenda do Encontro e pelo altar, trará para a frente o bode vivo.
Então colocará as duas mãos sobre a cabeça do bode vivo e confessará todas as iniqüidades e rebeliões dos israelitas, todos os seus pecados, e os porá sobre a cabeça do bode. Em seguida enviará o bode para o deserto aos cuidados de um homem designado para isso.
O bode levará consigo todas as iniqüidades deles para um lugar solitário. E o homem soltará o bode no deserto.
Levítico 16:20-22

Para Pensar e Reagir:

O Senhor estabelece um limite claro entre sua Santidade e a presença do pecado dos homens no Tabernáculo, O VÉU. O pagamento por ultrapassar esse limite era a vida. Homem nenhum poderia se colocar na presença de Deus no Santo dos Santos e permanecer vivo, um lembrete de como nosso pecado é ofensivo a Deus, mesmo que para nós possa parecer pouca coisa, ele fere o coração de Deus. Então o VÉU se constituía em uma proteção e ao mesmo tempo uma barreira para os homens.

Uma vez ao ano, Arão poderia ultrapassar o véu, mas não sem primeiro oferecer sacrifícios por si e pelo povo. O local da presença de Deus só poderia receber a presença humana com a purificação dos pecados destes. Novilho, carneiro e bode deveriam ser oferecidos, no horário estipulado, no local certo e da forma correta, só então Arão como representante de todo Israel poderia ultrapassar o VÉU.  
  
Extraordinariamente, a morte de Cristo ocorreu no lugar certo, no exato momento que os sacerdotes deveriam oferecer os sacrifícios, pois Deus profetizava ao povo de Israel quando estabelecia essa lei, que, um sacrifício perfeito deveria ser oferecido por todos os homens.  O relato do no Evangelho de Marcos é surpreendentemente revelador: “Dando um grande brado, Jesus expirou. O VÉU do Templo rasgou-se em duas partes, de alto a baixo.” Mc 15.37,37. O significado disso é que, pelo sangue que ele derramou agora todos poderiam ter acesso à presença de Deus, e a barreira do Véu não seria mais necessária, pois, a Santidade de Deus foi vingada na cruz. Contudo resta ao homem o arrependimento e a fé na obra da cruz, para que essa lhe seja eficaz, pois ela foi levantada para isso, para que olhemos para ela e nos arrependamos, para que o véu seja nos tirado como barreira, e possamos nos achegar  à Deus.

Considere:

1.     Se você não percebe a presença de Deus, pode ser porque ainda existe um véu entre você e Ele, Creia em Cristo, ele removerá esse véu.
2.     Tendo acesso a Deus devemos frutificar os frutos espirituais que são típico dos que andam com o Senhor.
3.     Louvar ao Senhor por tão perfeita promessa, e por tão perfeito cumprimento em nosso favor! 

2 comentários:

  1. Como é bom ler sobre os planos de Deus para manter seus filhos purificados dos seus pecados! A comunhão quebrada no Edem e a cada pecado que cometemos pode ser restaurada pelo sangue de Jesus. Aleluia, oh e obrigado Pai. Obrigado Jesus, amado salvador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus ´é perfeito em tudo que faz, e nos incluiu nesse plano maravilhoso!

      Excluir