Translate

sábado, 2 de julho de 2016

Série: Meus dons Espirituais minha missão! (Entendendo os Dons Espirituais)


Série: Meus dons Espirituais minha missão!
(Entendendo os Dons Espirituais)
Por
 Jabesmar A. Guimarães

Para Repensar e Reagir:
Passemos então ao assunto proposto que são os dons.
Já vimos que para que um corpo funcione bem é necessário que cada membro esteja desempenhando bem o seu papel. Com o corpo de Cristo não é diferente. Para que uma igreja local se desenvolva espiritualmente, é necessário que todos os seus membros funcionem no devido lugar que Deus os colocou. I Coríntios 12:27 diz assim: "Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo" (NVI). No corpo humano cada membro deve funcionar em harmonia e interdependência com os outros, assim também é com os membros do corpo de Cristo. Cada um de nós deve se esforçar o máximo possível para executar a tarefa que nos foi designada por Deus. Paulo diz: "Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro faz parte de todos os outros (Rm 12:5,6 – NVI).
Precisamos entender que devemos funcionar na Igreja segundo o dom que recebemos de Deus. Todo cristão tem no mínimo um dom espiritual. Nosso lugar no corpo de Cristo é suprir às necessidades dos outros membros através da nossa contribuição servindo com os nossos dons.
Um problema da maioria dos cristãos é não saber exatamente qual é o seu dom espiritual. Existe, nas igrejas. pessoas frustradas por acharem que não têm valor espiritual. Isso não é verdade, Deus o dotou com um dom para que você possa contribuir com o bem estar da igreja. Portanto, esteja plenamente certo (a) de que você é alguém valoroso (a) para a obra de Deus. Passemos, então, a conhecer os dons básicos que Deus dá a sua Igreja. Antes, porém, esclareçamos algo muito importante.
Importante: Apesar de poder ser usado na obra do Senhor, não devemos confundir talentos (naturais) com dons (espirituais). Talento é a inclinação natural que desde o nascimento o indivíduo tem para música, pintura, escultura, poesia etc.. Por exemplo: Cantar bem não é um dom e sim um talento (há muitos cantores populares que cantam muito bem, poderíamos chamar isso de dom espiritual?).
Definição de Dom: Dom espiritual é uma capacidade especial que o Espírito Santo dá a cada membro do corpo de Cristo visando a edificação da Igreja.
QUEM NA IGREJA TEM DONS?
1.    Cada um tem um dom (I Co 12:7; Ef 4:8; I Pe 4:10).
2.    Se você é um nascido de novo, um cristão verdadeiro e ainda não sabe qual é seu dom, procure descobri-lo, pois você o tem e deve usá-lo;
3.    O dom é dado por Deus (Rm 12:6; I Co 12:11; Ef 4:7).
4.    Não é o Cristão que escolhe que dom vai ter, o dom é dado por Deus segundo a vontade e querer dele. Cuidado para não desprezar o dom que Deus lhe deu, cobiçando, talvez, um dom que o colocaria em destaque como o do irmão A ou B.
5.    Cada um de nós é complemento uns dos outros. Somos um corpo e um corpo é composto por diversos membros, formando assim um organismo que funciona de forma organizada ajudando-se mutuamente.
6.    O dom visa a edificação da Igreja (I Co 12:7b; Ef 4:12-14).
7.    Na Bíblia a concessão do dom esta sempre ligada ao corpo de Cristo e à sua edificação. Então, quando refletimos sobre os dons, obrigatoriamente devemos refletir sobre a edificação da Igreja.

 

Responda Para Si mesmo (a): Você já descobriu quais os dons que o Senhor confiou a você? Você tem praticado seus dons espirituais no sentido de abençoar seus irmãos em Cristo e salvar os perdidos? Pare agora e tire o foco de você mesmo(a), e pense que Deus lhe deu uma missão e que essa missão tem haver com os dons que ele já lhe deu e faça uma oração entregando sua vida ao Senhor, se dispondo a ser usado(a) por Ele no ministério da Igreja de Jesus.

http://www.jabesmar.com.br/index.php/doutrina/20-dons-espirituais; Imagens da Internet; youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário