Translate

sábado, 2 de julho de 2016

Série: Meus dons Espirituais minha missão! (Entendendo os Dons Espirituais – parte final)


Série: Meus dons Espirituais minha missão!
(Entendendo os Dons Espirituais – parte II)
Por
 Jabesmar A. Guimarães
Para Repensar e Reagir:
Dons Básicos Que A Igreja Tem: O Novo Testamento vemos três listas diferentes de dons. Eles estão arrolados em: Romanos 12:6-8; I Coríntios 12:8-10 e Ef 4:11,12.

Os dons listados em Romanos são os dons básicos sem os quais dificilmente uma igreja poderia progredir espiritualmente. São o que poderíamos chamar de dons funcionais. Os dons de Efésios são dons interligados aos de Romanos. E os dons de I Coríntios são os chamados dons do Espírito e há séria discordância quanto a validade de alguns deles para os nossos dias. Os quais são Cura, Milagres, Línguas e Interpretação de Línguas. Não que tais irmãos duvidem que Deus opera milagres, curas etc., mas não entendem que estes dons sejam dados ainda hoje.
Como o que nos interessa hoje são os dons funcionais, nos ateremos à lista de Romanos e Efésios, procurando eliminar as repetições das listas, definir o significado das palavras e conhecer os dons descritos ali. Passemos aos dons.

1.    Profecia: A palavra grega usada aqui é prophetéia,(profhqeia) que significa expor publicamente a Palavra de Deus. No AT o profeta recebia a palavra diretamente de Deus e a transmitia; hoje Ele nos fala através da Bíblia e dota alguns com o dom de transmitir fielmente a sua Palavra. Aqui refere-se ao dom de pregar de modo que a audiência se sinta tocada por ter exposta à luz da palavra suas consciências.

2.    Ministério (serviço): A palavra grega usada é diaconía (diakonia) indicando um serviço prestado a outras pessoas. É um dom que capacita o crente a ver as necessidades dos outros. A pessoa demonstra um profundo interesse em ajudar os outros, criando formas práticas para que o socorro chegue ao necessitado.

3.    Ensino: Aqueles que tem este dom conseguem tornar clara aos ouvintes uma verdade bíblica. Tal pessoa gosta de pesquisar a verdade através de estudar a bíblia, comparando Escritura com Escritura e explorando os fatos importantes do texto a fim de que a verdade nele contida seja apresentada o mais claramente possível. * Mestre: É a capacidade de explicar as verdades profundas das Escrituras de forma a torná-las fáceis de entender e serem aplicadas na vida do cristão.

4.    Exortação (estimular a fé, dar ânimo): É a capacidade de chamar uma pessoa e aconselha-la de modo que ela se sinta edificada. Poderia dizer que é o dom do aconselhamento pessoal. Quem tem este dom sente é movido pelo Espírito a ajudar os que enfrentam problemas. Têm a capacidade de estar ao lado de um cristão em dificuldades para ajudá-lo com palavras de conforto e estímulo de modo que o ajuda a resolver os seus problemas.
5.    Contribuir (Dar): A pessoa que tem este dom demonstra sabedoria em relação a aplicação das ofertas. É dotada da capacidade de administrar os seus bens de tal forma que sempre pode contribuir para a obra do Senhor.

6.    Presidir (Governar, Liderar): A pessoa que tem este dom não só vê, prevê e distingue importantes objetivos como o torna claro para os outros, liderando-os em atividade para que o alvo seja alcançado de modo satisfatório.

7.    Misericórdia: Quem tem esse dom demonstra profunda empatia pelo infortúnio dos outros conseguindo penetrar nas necessidades emocionais alheias relacionando-se com a pessoa de modo a espelhar o amor de Cristo para com aqueles que sofrem trazendo cura ao abatido.
8.    Evangelista*: Este dom é a capacitação de trazer almas à fé pessoal em Cristo. É uma capacidade dada por Deus de expor o evangelho de tal forma que os descrentes são levados a se tornarem cristãos.

9.    Pastor*: É a capacidade especial para cuidar, guiar e promover o bem estar espiritual do rebanho do Senhor, a Sua igreja.
* Estes dons estão entre os listados em Efésios, os coloquei aqui por julgar que as duas listas se complementam.

OBS.: Evangelizar também é uma ordem, você não precisa ter o dom de evangelismo para evangelizar. Todo cristão verdadeiro tem a obrigação de compartilhar sua fé com os que o rodeiam.

Responda Para Si mesmo (a): Você já descobriu quais os dons que o Senhor confiou a você? Você tem praticado seus dons espirituais no sentido de abençoar seus irmãos em Cristo e salvar os perdidos? Pare agora e tire o foco de você mesmo(a), e pense que Deus lhe deu uma missão e que essa missão tem haver com os dons que ele já lhe deu e faça uma oração entregando sua vida ao Senhor, se dispondo a ser usado(a) por Ele no ministério da Igreja de Jesus.





http://www.jabesmar.com.br/index.php/doutrina/20-dons-espirituais;imagens da internet; youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário