Translate

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Série: As 7 Igrejas do Apocalipse (Esmirna)


Série: As 7 Igrejas do Apocalipse
(Esmirna)
Por
Pr. Isidro Moreira da S. Neto
“Ao anjo da igreja de Esmirna escreva o seguinte:
Esta é a mensagem daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver. Eu sei o que vocês estão sofrendo. Sei que são pobres, mas, de fato, são ricos. Sei como aqueles que afirmam que são judeus, mas não são, falam mal de vocês. Eles são um grupo que pertence a Satanás. Não tenham medo do que vocês vão sofrer. Escutem! O Diabo vai pôr na prisão alguns de vocês para que sejam provados e sofram durante dez dias. Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer; e, como prêmio da vitória, eu lhes darei a vida. “Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas. Aqueles que conseguirem a vitória não sofrerão o castigo da segunda morte .” (Apoc. 2:8-11)

 Para Repensar e Reagir:

ESMIRNA (que significa amargura). Era uma igreja PERSEGUIDA. A cidade litorânea de Esmirna (Izmir de hoje) também era conhecida como o porto perfumado por causa do comércio de mirra, donde vem seu nome. Mirra era um unguento muito usado para conservar os corpos dos mortos (João 19:39-40), e era obtido espremendo a madeira da qual provem, uma figura do sofrimento que a igreja perseguida tinha de suportar. Esta carta refere-se ao  período dos mártires da Igreja.

O Senhor Jesus recorda que Ele é eterno! Ressalta sua soberania! começa sua mensagem lembrando que Ele é “o primeiro e o último, o que morreu e ressuscitou”

Ele conhece a tribulação dos seus. Ele sabe da sua pobreza e privações quanto às questões materiais, mas olha e ver uma riqueza em suas almas e corações, eles tem fé. A fé que conduz o homem a agradar a Deus em sua vida.

Também conhece muito bem a blasfêmia dos falsos judeus, provavelmente uma referência aos que frequentavam a sinagoga, mas rejeitavam Jesus como o Messias (Romanos 2:28-29), (Há tantos na Igreja que ainda não aceitaram Jesus como seu Senhor e salvador!), caluniavam os crentes em Cristo e provocavam perseguições como aconteceu em Icônio (Atos 14:2), fazendo assim o trabalho de Satanás (adversário, o acusador). Infelizmente ainda hoje podemos encontrar um certo tido de blasfemadores e acusadores no seio da Igreja. Há! Como o Senhor ama o quebrantado e o contrito de espirito, a estes o Senhor não rejeita!!

O Senhor exorta seu povo  a não temer as coisas que tinham de sofrer: prisão, onde sua fé seria provada, e perseguição por dez dias (para que saiba que vai acabar - Ele tem o controle da situação, neste caso sabia-se o tempo da prova, em nosso caso a maioria das vezes não fazemos ideia do final de nossas dores e aflições. O que nos cabe é  continuar humilhados perante a potente mão de Deus, para que no seu tempo ele no ouça – 1pe. 5:7). Sua fidelidade e perseverança serão premiadas com a coroa da vida: a vida eterna.

Estas perseguições, como acontece geralmente, tiveram o efeito de purificar as igrejas, afastando delas aqueles que não tinham um comprometimento sincero com Cristo.

Também fez com que retornassem ao seu primeiro amor, que antes estava desaparecendo, no período de Éfeso.

Nesta carta o Senhor Jesus nos assegura que o vencedor (o crente em Cristo nascido de Deus) não sofrerá o dano da segunda morte: esta é a separação eterna de Deus ao ser lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:14). No contexto da carta, embora talvez tendo que suportar a morte por causa da sua fé, ele está livre do julgamento final e da punição eterna.

 Responda para Si mesmo (a): Como está a sua fé, e amor obediente ao Senhor? E seu tempo de prova, tens perseverado em tua fé confiando que o Senhor estar no controle de tua vida? Sua fé e seu amor pelo Senhor tem as bases, os comportamentos, os compromissos do amor fiel recebido pelo novo nascimento mediante arrependimento e conversão? Ore ao Pai, e expresse seu amor fiel a Ele e coloque diante do seu altar as provas que tens passado.



Imagens da Internet; youtube; Reflexões pessoais; https://www.bible.com/pt/bible/211/rev.2.ntlh;http://www.bible-facts.info/comentarios/nt/apocalipse/Esmirna.htm

Um comentário:

  1. Obrigado Isidro! Perseverar é preciso, principalmente em nossos dias onde a perseguição nos países livres é velada, porém tenta destruir os alicerces de nossa fé! (Adilson)

    ResponderExcluir