Translate

segunda-feira, 20 de março de 2017

A Alegria da Perseverança


A Alegria da Perseverança.
Por
Adilson
    G. Routh
“O Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera.
Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa.
Abraão deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera.
Quando seu filho Isaque tinha oito dias de vida, Abraão o circuncidou, conforme Deus lhe havia ordenado.
Estava ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isaque, seu filho.
E Sara disse: "Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo".
Gênesis 21:1-6
        
      Após uma jornada de vinte e cinco anos como peregrino, estando próximo aos cem anos,  confiando e perseverando na promessa de que Deus lhe daria um herdeiro por meio de Sara, finalmente Abraão vê o milagre materializado em forma de um bebê. Sua perseverança havia sido recompensada, finalmente o tempo certo havia chegado e ao bebê que nascera deu-lhe o nome de Isaque, que significa riso, mas não mais o riso incrédulo de Sara quando a um ano antes havia ouvido que seria mãe, mas agora o riso da alegria de glorificar a Deus por sua fidelidade.

Conforme a aliança feita com Deus Abraão circuncida Isaque no oitavo dia, costume que seria incorporado a lei posteriormente, assim a marca da aliança seria um lembrete a Isaque e suas gerações de que vale a pena perseverar em obedecer e servir a Deus, pois ele não falha.

Perseverar não é tarefa fácil, principalmente para uma geração habituada com o imediatismo, contudo uma vida cristã amadurecida requer perseverança na caminhada com Deus, nesse exercício de paciência e fé não só as virtudes espirituais são aperfeiçoadas, como nosso coração é preparado para festejar a fidelidade de Deus quando formos agraciados por suas bênçãos.

A perseverança é adquirida em pequenas doses, como disse o Senhor: “basta a cada dia seu próprio mal”, viver um dia por vez é parte da sabedoria para se perseverar. Visualizar como posso ultrapassar as barreiras de hoje, sem perder o foco do meu futuro com Deus me ajudará a manter minha fidelidade, meus princípios, minha fé, pois, ao final do dia perceberei que Deus foi fiel desde o amanhecer até o anoitecer e poderei dormir o sono restaurador dos cuidados de Deus me preparando para um novo dia.

A perseverança também é adquirida pela percepção do que me aguarda no final da jornada. Na medida em que entendo o futuro glorioso com o Senhor, passo a me desvencilhar das futilidades da vida, me apegando as coisas que de fato têm valor, e nesse apego não só aguardo meu futuro, mas vivo meu presente intensamente com meu Senhor, pois perseverar não é apenas esperar, mas principalmente viver os valores de Deus enquanto aguardamos. Por fim o perseverante receberá seu galardão ao final de sua jornada, como Abraão e Sara receberam a Isaque, cabe aos sábios crerem nisso, até que recebam com alegria a concretização da promessa.

         Considere:
1.                No que você pode estar vacilante em relação aos valores de Deus em sua vida. Retome sua jornada!
2.                Alistar o que de fato seu coração almeja para o futuro, ajuste isso aos princípios bíblicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário